Nove locais da série O Gambito da Rainha para conhecer e até se hospedar

serie O Gambito da Rainha
Foto: autor Charlie Gray (Netflix)

Se você assistiu e também se encantou pela série O Gambito da Rainha, veja nove locais para conhecer e até se hospedar. Confira!

A série O Gambito da Rainha, do Netflix, está ganhando o mundo. A produção conta a história de uma menina órfã que começa a jogar xadrez aos nove anos e se torna campeã mundial. Porém, se você assistiu a série (se não assistiu corre que vale a pena) deve ter se impressionado com a fotografia, figurino e os locais onde tudo acontece. Por isso hoje vamos mostrar nove locais da série O Gambito da Rainha para conhecer e até se hospedar. Confira!


Nove locais da série O Gambito da Rainha para conhecer e se hospedar

A vida da personagem Beth Harmon se passa na cidade de Lexington, no estado americano do Kentucky. Porém, Lexington é muito conhecida pelo esporte dos reis, a corrida de cavalos e ela é conhecida como a Capital Mundial dos Cavalos. Entretanto, graças a um romance de 1983 do autor local Walter Tevis, e uma grande ajuda da Netflix, a cidade está se tornando conhecida como a casa do esporte das rainhas: o xadrez.

Quem viu a série O Gambito da Rainha (tradução de The Queen’s Gambit), percebeu que grande parte da história acontece em Lexington. Embora as captações e filmagens não tenham sido feitas por lá, muitas das cenas da série foram inspiradas nas experiências do autor, Walter Tevis, que residiu em Lexington e apresentou muitos lugares da cidade.

Portanto, se você assistiu e se encantou pela série O Gambito da Rainha, saiba que uma visita a Lexington leva você ao coração da história e por lá você consegue visitar (e até se hospedar) nos lugares que parecerão familiares e que aparecem na história.

Leia mais: nova rota de trem panorâmico nos Estados Unidos fará viagens pelas Montanhas Rochosas.

Loja de departamentos Ben Snyder

Beth e sua mãe procuram esta loja de departamentos no centro da cidade para comprar de tudo, desde roupas até tabuleiros de xadrez. Ben Snyder era uma verdadeira loja de Lexington e foi fundada em 1913 na Main Street. O prédio não existe mais e no local agora é Robert F. Stephens Courthouse Plaza, um ótimo lugar para brincar nas fontes no verão.

Você pode aproveitar para visitar outras lojas como a Scout Antique & Modern, Street Scene Vintage, POPS Resale e The Domestic para tudo, desde móveis modernos a roupas vintage. Além disso, poderá visitar a Black Swan Books enquanto você está no centro para caçar alguns guias de xadrez antigos ou sua própria primeira edição do romance de Walter Tevis.

Veja também: conheça os jardins botânicos mais bonitos do mundo.

The Phoenix Hotel

O amigo de Beth e mentor de xadrez, Harry, fica no Phoenix Hotel enquanto espera para se mudar para seu apartamento. O Phoenix Hotel foi um dos marcos mais importantes do centro de Lexington desde a época em que foi inaugurado, ainda na década de 1820, até o seu fechamento em 1977.

Localizado do outro lado da rua da loja Ben Snyder, o Phoenix Hotel foi demolido na década de 1980 e agora é o local de Phoenix Parque. Se você estiver em Lexington, dê uma olhada na parte central da Biblioteca Pública da cidade para ver o maior relógio de teto do mundo, um pêndulo de Foucault de cinco andares e um friso que descreve a história do cavalo no Bluegrass.

Leia: Portugal na lista dos destinos seguros para visitar em 2021.

É possível se hospedar em um quarto inspirado na série O Gambito da Rainha

Quer reproduzir a sensação de hotel em um ponto de acesso no centro da cidade? Siga um quarteirão a noroeste na Main Street e reserve o Harmon Room inspirado no Queen ‘s Gambit na 21c. O imóvel foi completamente decorado com mobiliário vintage, livros de xadrez antigos e, é claro, um jogo de xadrez no teto.

O Harmon Room 21c está localizado no histórico First National Bank Building: o primeiro arranha-céu de Lexington e que é visível em quase todas as fotos históricas do centro da cidade dos dias do Phoenix Hotel e Ben Snyder.

quarto o Gambito da Rainha
Foto: Visit Lex.

O Lexington Herald-Leader

Pegue um jornal enquanto se acomoda no Harmon Room e se a publicação for local, provavelmente será uma edição do Lexington Herald-Leader. Aliás, para quem assistiu a série O Gambito da Rainha soa como um nome familiar.

É claro que o jornal não era conhecido por esse nome até os anos 1980 – antes disso, foram duas publicações, o Lexington Herald e o Lexington Leader, que cobriram as notícias de Lexington de uma forma ou de outra desde os anos 1870.

Henry Clay High School

O Gambito da Rainha
Foto: Visit Lex.

Se você seguir para sudeste e sair do centro da cidade na Main Street, você passará pelo local original da Henry Clay High School, a casa de vários torneios de xadrez da série. Henry Clay ainda está lá, mas não neste local. A escola mudou para sua localização atual na Fontaine Road em 1970.

Atualmente o prédio original é a casa do Conselho Escolar do Condado de Fayette. Aproveite para dar uma paradinha na histórica Magee’s Bakery do outro lado da rua e prove um donut com uma xícara de café. Faça isso e já comece por pensar e ponderar os motivos que fizeram a Netflix escolheu mudar o mascote de Henry Clay de Blue Devil para Fighting Owls.

Farmácia e loja de esquina de Bradley

A série, ainda que inspirada em uma história real, é ficcional. Sendo assim, desculpe contar mas a Bradley’s, a farmácia que também vende revistas de xadrez na série, não é uma localização real e nem existe em Lexington. Mas você pode obter a mesma sensação vintage na Wheeler Pharmacy, um ícone de Lexington por mais de 50 anos, localizada no coração do bairro histórico de Chevy Chase.

Você poderá escolher uma uma mesa ou um banquinho no balcão da lanchonete e desfrutar de uma refeição preparada na hora a qualquer hora do dia. Porém, os atendentes esperam que você deixe um espaço no estômago para um milkshake ou um malte e claro, que não roube revistas na saída.

New Circle Road

Uma das primeiras menções a Lexington na série O Gambito da Rainha vem logo nos primeiros minutos do primeiro episódio: New Circle Road. Embora não seja considerado como um local turístico, pois a estrada cresceu consideravelmente desde o início da construção em 1950, ela apresenta vários ícones de meados do século 20, como o Parkette Drive-In.

Você verá um sinal de néon gigante, então pode ir e pedir um frango frito ou um Hot Brown Burger. Não importa onde você esteja na New Circle Road, você está sempre a poucos passos da bela bluegrass de Horse Country. Portanto, sinta-se à vontade para fazer a rota panorâmica e ver como é a verdadeira parte central do estado do Kentucky.

Austrália: companhia aérea Qantas planeja retomar voos internacionais em julho.

Lex Liquors

Oficialmente a Lex Liquors nunca existiu, porém a região central do estado do Kentucky sempre foi um local privilegiado para bebidas destiladas. Existem quatorze destilarias exclusivas num raio de 72 km do centro de Lexington. Se você preferir ficar pelo centro, existem dezenas de bares e cervejarias locais.

Chevy Chase

Chevy Chase
Foto: Visit Lex.

O bairro histórico fica no sudeste de Lexington é como uma comunidade dentro da comunidade com seu próprio caráter distinto. Antes de escrever The Hustler, Walter Tevis aprendeu a jogar bilhar na casa de um amigo no bairro e as ruas calmas e arborizadas da área foram, sem dúvida, uma inspiração para a residência de Beth Harmon na série O Gambito da Rainha.

Rotas de trem noturno na Europa: conheça as mais fantásticas.

University of Kentucky

University of Kentucky
Foto: Plexuss.

Foi a matrícula de Walter Tevis no Reino Unido que o levou de volta a Lexington depois de uma temporada na Marinha que alimentou seu amor pela literatura. Ele recebeu os diplomas de bacharel (1949) e Mestre (1954) em inglês e estudou com o romancista vencedor do Prêmio Pulitzer AB Guthrie Jr.

O campus da Universidade de Kentucky é amplo e atraente e pode ser considerado o lugar perfeito para um passeio tranquilo e reflexivo enquanto você pondera essa ideia para o grande romance americano ou a estratégia vencedora para sua próxima partida de xadrez.

Uma viagem para o coração da série O Gambito da Rainha

Quer você seja entusiasta do vintage, especialista em xadrez ou apenas alguém que assistiu e adorou a série da Netflix e está procurando um lugar novo para visitar e explorar, pode ser um bom momento para começar a planejar sua visita a Lexington, Kentucky. A cidade no centro leste dos Estados Unidos parece ser muito interessante e um convite para uma uma viagem para o coração da série O Gambito da Rainha.

Também pode te interessar: Turismo rural em Portugal: como se hospedar nas casinhas do Hobbit.

Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é jornalista brasileira e mora no exterior há 6 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua há 15 anos na área de Jornalismo, produção de conteúdos, mídias sociais. Com seus textos, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *