Guia com as melhores rotas do Reino Unido para ciclistas e amantes de caminhadas

melhores rotas do Reino Unido para ciclistas
Foto: VisitBritain Trade Website.

Conheça as melhores rotas do Reino Unido para ciclistas e para quem curte caminhadas ao ar livre!

Com a pandemia e os longos meses de confinamento forçado, provavelmente as próximas férias serão repletas de movimento e busca pela natureza. Porém, como as regras de viagem ainda estão incertas, muitos britânicos planejam passar férias em seu país de origem este ano. Mas isso não significa que você não pode aproveitar para respirar ar fresco e puro. Conheça o guia com as melhores rotas do Reino Unido para ciclistas e amantes de caminhadas.


Melhores rotas do Reino Unido para ciclistas e amantes de caminhadas

O confinamento trouxe a certeza de que estar em contato com a natureza e poder fazer atividades ao ar livre são essenciais nas nossas vidas. Desse modo, sair em busca de aventuras, percorrer estradas sinuosas de bicicleta ou encarar rotas estreitas para boas caminhadas dão o tom para aproveitarmos nosso tempo livre. Confira abaixo um guia com as melhores rotas do Reino Unido para ciclistas e amantes de caminhadas:

Você viu? Europa vai dar 60 mil passagens de trem gratuitas para viagens.

Sudeste da Inglaterra — South Downs Way, Hampshire para East Sussex

south downs national park
Foto: South Downs National Park (Evening Standard).

Situado dentro do Parque Nacional de South Downs (South Downs National Park), esta caminhada é próxima de Londres, mas é tranquila o suficiente para parecer uma pequena ilha isolada. Correndo ao longo de falésias brancas pontilhadas com várias paradas de descanso para contemplar as vistas do Canal da Mancha, South Downs Way parece um guia britânico por excelência para sua região costeira mais famosa.

É possível dizer que existe uma trilha para cada tipo de pessoa. Além disso, o caminho inclui a passagem pelo museu de trabalho Amberley que possibilita uma visita ao passado industrial da região. Sem falar da Alfriston Clergy House, um local que permite aos visitantes vislumbrarem a arquitetura do século XIV.

Veja também: passaportes mais poderosos do mundo em 2021 (atualizado).

Sudoeste da Inglaterra — Caminho de ferro de Bristol e Bath, Somerset

Uma antiga ferrovia foi transformada em um caminho para bicicletas e rota de caminhadas. Este caminho oferece uma fatia pitoresca da paisagem campestre de Somerset, com alguns achados exclusivos ao longo do caminho. Muitas das antigas estações de trem permanecem intactas, com a sala de espera da estação Warmley agora transformada em um café, servindo chá e café na antiga plataforma.

Um deleite adicional é o rio Avon, que corre ao longo da ferrovia. Ele pode ser facilmente avistado ao longo do caminho à medida que as árvores se separam, permitindo que os viajantes desfrutem de sua beleza enquanto se dirigem para o final de sua jornada em Bath. Outra rota potencial em torno do Caminho de Ferro de Bristol e Bath é através do caminho de reboque do Canal Kennet e Avon, fazendo uma viagem circular e explorando ainda mais o Rio Avon. Acesse o site oficial da Bristol and Bath Railway Path.

Turismo em Malta: país europeu vai pagar turistas que visitem a ilha no verão.

Melhores rotas do Reino Unido para ciclistas — Norte da Inglaterra — Hadrian’s Wall Path, Northumberland e Cumbria

Uma rota repleta de história até a borda, o Caminho da Muralha de Adriano (Hadrian’s Wall Path) é a trilha dos sonhos de qualquer historiador. Construída em nome do imperador romano Adriano entre 122 e 128 D.C., seu propósito original era o de proteger a fronteira noroeste do Império Romano.

Hoje em dia, as áreas ao redor do Muro abrigam vários museus e povoados, repletos de artefatos e informações abundantes sobre a Grã-Bretanha romana. Percorrer todo o caminho leva em torno de 7 dias, mas o percurso é facilmente acessível se você preferir viajar um trecho de cada vez. Visite o site oficial da atração e veja como planejar sua viagem.

Saiba mais: Accor abrirá primeiro hotel digital na Europa.

Coast to Coast Path, Cumbria a Yorkshire

A rota Coast to Coast Path, Cumbria a Yorkshire de 192 milhas ganhou um status quase mítico entre os amantes de caminhadas e ciclistas, por suas origens encantadoras e os locais incríveis oferecidos em cada parte da trilha. Idealizado pelo escritor e escritor inglês Alfred Wainwright em 1973, ele colocou uma conta atrás do bar em Robin Hood’s Bay, Whitby para aqueles que completaram com sucesso sua caminhada nos anos vindouros.

Apesar de a guia ter se esgotado há muito tempo, a trilha ainda oferece várias recompensas e maravilhas ao longo do caminho, estendendo-se por três parques nacionais, tudo em um único trajeto. Para qualquer geólogo em formação, a rota permite que os viajantes acompanhem as mudanças nas paisagens e formações rochosas, desde ardósia verde em Honister até arenito vermelho em St. Bees.

O percurso geralmente leva 2 semanas para ser concluído a pé e requer treinamento para quem quer concluir a trilha. Para obter mais informações sobre como planejar sua rota com sucesso, você pode visitar o site oficial.

Quarentena obrigatória na Irlanda: viajantes precisam se isolar em hotéis a partir de hoje.

Gales — Trilha Ystwyth, Ceredigion

Uma homenagem à Great Western Railway, a trilha Ystwyth é uma das maneiras mais impressionantes de explorar as cidades e paisagens costeiras do País de Gales – consideradas algumas das mais bonitas do Reino Unido. Começando em Aberystwyth, este caminho segue as margens do Afon Ystwyth antes de descer para o sul ao longo do rio Teifi até Tregaron.

Ao longo do caminho, os viajantes podem apreciar a cena artística local por meio da trilha de arte Ceredigion. Em Tregaron, os aventureiros também têm a oportunidade de aprender sobre Twm Sion Cati, uma figura frequentemente descrita como semelhante a Robin Hood no folclore galês, cuja estátua reside na cidade. A trilha geralmente leva 6 horas para ser concluída, mas pode ser feita ao longo de um dia em um ritmo mais lento. Acesse o site oficial da região.

Leia também: União Europeia vai criar certificado de vacina para tentar retomar viagens no continente.

Escócia — West Highlands Way, Glasgow para as Highlands

West Highlands Way
Foto: West Highlands Way (Macs Adventure).

O West Highlands Way certamente não para os iniciantes. Mas o que falta em facilidade, mais do que compensa em seus locais sublimes. O pico mais alto do Reino Unido, Ben Nevis, domina o horizonte e você pode se perder nas águas escuras e misteriosas do Loch Lomond. Para os viajantes que desejam explorar e vagar pela área com mais liberdade, peculiaridades surpreendentes e áreas de interesse marcam a trilha.

Perto da vila de Balmaha, há acesso à ilha mágica de Inchcailloch, que abriga um rico habitat de plantas, árvores e vida animal, perfeito para um entusiasta do naturismo. O West Highlands Way é geralmente concluído de sul a norte, mas há várias seções menores que podem ser feitas separadamente. Para conhecer tudo sobre o caminho, você pode visitar o site do West Highlands Way.

Veja mais: Cervejaria Brewdog da Escócia vai abrir hotel temático em Edimburgo.

Melhores rotas do Reino Unido para ciclistas e amantes de caminhadas

Portanto, se você quer aproveitar as melhores rotas do Reino Unido para ciclistas e amantes de caminhadas, não deixe de acessar os sites oficiais dos locais. Além disso, aproveite e conheça a recém inaugurada ciclovia na Irlanda com 130 km. Boa viagem!

Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é uma jornalista brasileira que mora no exterior há 7 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua na área de Jornalismo, produção de conteúdos e mídias sociais. Com seu trabalho, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *