Quebec anuncia acordos para contratar trabalhadores estrangeiros no Canadá

trabalhadores estrangeiros no Canadá
Foto: Stuff.

Trabalhadores estrangeiros no Canadá podem olhar para Quebec com outros olhos, pois se torna a primeira província canadense a assinar um acordo com o governo federal para ajudar a resolver a falta de mão de obra. Saiba mais!

O governo do Canadá está implementando medidas para facilitar a contratação de trabalhadores temporários em Quebec. Após meses de negociações, Quebec chegou a um acordo com o governo federal canadense para implementar três novas medidas para ajudar empregadores e empresas que enfrentam escassez de mão de obra.


Acordos para ajudar a contratar trabalhadores estrangeiros no Canadá

Informações divulgadas pelo portal CIC News do Canadá mostram que Quebec se torna a primeira província a chegar a um acordo com o governo federal com sede em Ottawa para resolver sua atual crise de força de trabalho no país. A escassez de mão de obra, que existia em Quebec antes da pandemia, piorou nos últimos meses com a recuperação da economia. As três novas medidas que serão implementadas nas próximas semanas são as seguintes:

  • Programa de Trabalhadores temporários estrangeiros (Temporary Foreign Worker Program — TFWP) mais flexível para facilitar a contratação;
  • fornecer acesso a uma autorização de trabalho em aberto para alguns titulares de um Certificat de sélection du Québec (CSQ) que aguardam residência permanente em Quebec;
  • emissão de autorização de trabalho a titulares de CSQ do estrangeiro e que aguardam residência permanente.

Leia também: bolsas de estudo na Universidade de Montreal no Canadá.

Programa de Trabalhador Estrangeiro Temporário — Temporary Foreign Worker Program

Atualmente, as empresas que desejam contratar trabalhadores estrangeiros podem fazê-lo a uma taxa de 10% de sua força de trabalho. Essa porcentagem agora será aumentada para 20% e o aumento do limite de trabalhadores estrangeiros temporários por local de trabalho será implementado para certos setores de atividade e incluirá certas ocupações pouco qualificadas e de alta demanda na lista de ocupações elegíveis para processamento facilitado.

O governo de Quebec irá trabalhar com a Commission des partenaires du marché du travail (um órgão de consulta provincial reunir todos os agentes do mercado de trabalho) para identificar os sectores de actividade que vai beneficiar desta medida. A informação foi divulgada pelo governo através de um comunicado de imprensa.

Veja mais: Canadá reabre fronteiras para brasileiros em setembro.

Autorização de Trabalho Aberto para Candidatos a Residência Permanente

Outro pedido feito pela província de Quebec era para implementar uma medida que permitirá a certos trabalhadores temporários estrangeiros a oportunidade de trabalhar em Quebec em um emprego de sua escolha, enquanto aguardam para obter a residência permanente no Canadá. O pedido também foi aprovado pelo governo federal.

Os trabalhadores estrangeiros temporários podem obter uma autorização de trabalho provisório para continuar a trabalhar enquanto aguardam uma decisão sobre o seu pedido de residência permanente. Mas os trabalhadores que se inscreveram através da província de Quebec não se qualificaram para essa permissão.

Entrada no Canadá: país vai flexibilizar a entrada.

Trabalhadores estrangeiros no Canadá com mudanças já no fim de agosto de 2021

A partir de 31 de agosto de 2021, os trabalhadores que possuírem um Certificat de Sélection du Québec (CSQ) na categoria de trabalhador qualificado e um recibo confirmando que seu pedido de residência permanente foi recebido pelo governo federal poderão se beneficiar de uma autorização de trabalho em aberto.

A duração da autorização de trabalho será por um período inicial de 24 meses e pode ser renovada por mais 12 meses. Isso incluirá uma restrição de que o local de trabalho permaneça em Quebec. O parceiro ou cônjuge do requerente principal também poderá obter uma autorização de trabalho em aberto, independentemente do nível de emprego do requerente principal.

Não deixe de ler: conheça o guia do governo do Canadá para aplicação nos novos programas de imigração do país.

Programa de Mobilidade Internacional Plus — International Mobility Program Plus

Quebec e o governo federal do Canadá concordaram ainda em implementar uma nova via no âmbito do Programa de Mobilidade Internacional (International Mobility Program Plus — IMP). Agora, o programa passa a se chamar de IMP + e isso aumenta a capacidade de emissão anual de 7 mil autorizações de trabalho isentas de Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho (Labour Market Impact Assessment — LMIA) para alguns titulares de CSQ que ainda estão no exterior.

O IMP + permite ainda que esses indivíduos acelerem sua chegada a Quebec para conseguir um emprego e atender às necessidades de trabalho em certos setores-chave da economia de Quebec.

*Ouça também o Podcast Partiu Morar Fora, disponível no Spotify:

Cláudio Abdo

Cláudio é brasileiro e mora em Portugal desde 2014. Mestre em Ciências da Comunicação e Doutor em Estudos de Comunicação, é apaixonado por rock and roll e conheceu o beatle Paul McCartney pessoalmente. Sempre com uma boa história na ponta da língua, escrever é uma de suas paixões. Cláudio é autor do livro “Morar fora: sentimentos de quem decidiu partir”.

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *