SEF Portugal abre vagas para agendamento: mais de 31 mil marcações

SEF Portugal abre vagas
Foto: Reprodução RTP Notícias

O tempo de espera é elevado e o SEF Portugal abre vagas para agendamento e concessão de Autorização de Residência. Saiba mais!

Na passada quinta-feira, 23 de setembro de 2021, o SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, órgão do governo de Portugal que trata dos imigrantes anunciou mais de 31 mil vagas para marcações. As reclamações dos imigrantes são constantes e o agendamento, que deve ser feito por telefone, é muito difícil.


SEF Portugal abre vagas para agendamento: mais de 31 mil marcações 

Os cidadãos estrangeiros que vivem em Portugal precisam, além de um visto prévio, de uma Autorização de Residência (AR). O documento é emitido pelo SEF mediante um agendamento via telefone, processo implementado durante a pandemia de COVID-19.

Porém, para que os imigrantes consigam agendar está bastante difícil. As linhas telefônicas disponibilizadas estão sempre ocupadas e o SEF Portugal não consegue dar conta da alta demanda. E o problema é antigo, pois é pelo menos desde 2019 que os imigrantes sofrem para conseguir um horário com o SEF.

Veja também: certificado de vacinação COVID brasileiro não é aceito para entrada em Portugal.

Mais marcações à caminho

Em nota que foi enviada para a agência Lusa, uma agência de notícias portuguesa, o SEF informa que disponibilizou, a partir do dia 23 de setembro, mais de 31.300 vagas para agendamento e posterior concessão de AR (Autorização de Residência).

Contudo, na mesma nota lê-se que os cidadãos estrangeiros que vivem em Portugal precisam solicitar o atendimento via telefone. E aqui surge a dúvida: será que as linhas telefônicas estarão sempre ocupadas como ocorre há alguns anos?

Fronteiras de Portugal estão abertas: brasileiros já podem entrar no país europeu.

Número de atendimentos do SEF

Na nota emitida pelo SEF, o órgão afirma que as novas vagas para agendamento são para “a otimização do serviço face ao crescente número de atendimentos registados”. Ainda de acordo com o SEF, foram abertas 5.699 vagas para concessão de Título de residência em Portugal.

Além disso, o SEF Portugal abre vagas para marcações e 6.335 para Título de residência com Visto de residência, 1.230 para prorrogação de permanência, 8.241 para renovação do Título de residência, 5.535 para concessão do título de residência da União Europeia. 902 de segunda via ou alteração e Dados/Declaração Entrada/Certidões, 410 para alteração de Credenciais/Cessação Duplicados/Ativação Serviços Online e 2.952 para Autorização de Residência para atividade de investimento.

Viagem internacional com animais: Azul começa a aceitar pets.

SEF Portugal abre vagas: são meses de espera e muita reclamação

O SEF diz no documento que fez a última abertura de vagas há três meses. Somente em 2021, o órgão refere que realizou 124 mil agendamentos para emissão de AR (Autorização de Residência). Porém, é sabido que o SEF está sobrecarregado e não consegue escoar a demanda há muito tempo.

A cada anúncio de novas vagas para agendamento no SEF os imigrantes correm para agendar. Porém, parece um ciclo sem fim e as linhas telefônicas congestionadas são um balde de água gelada em quem quer viver em Portugal legalmente.

Veja mais: como fazer o Certificado Nacional de Vacinação COVID-19.

*Ouça o Podcast Partiu Morar Fora, disponível no Spotify:

Sugestão para os problemas

Além de criticar o SEF por prestar um serviço para os estrangeiros de qualidade duvidosa, uma sugestão seria criar outras maneiras de agendamento, via e-mail ou site por exemplo, e reforçar a equipe de atendimento. Por ser um órgão público, uma possibilidade é terceirizar o processo de agendamento.

Atualmente o que resta para os imigrantes é passar horas e horas ao telefone para, como um milagre, conseguir um agendamento. Aliás, muitas pessoas perdem o dia de serviço para tentar resolver os documentos e seguir a vida em Portugal.

Vacinas na União Europeia: conheça as marcas aceitas pelos países europeus.

Reclamações e resposta do SEF

Em relação as reclamações, o SEF disse para a agência Lusa que o centro de atendimento do órgão funciona em dias úteis, das 08h às 20h. Além disso, informou que foram atendidas nas três primeiras semanas de setembro de 2021 (de 1º a 22), 52.821 chamadas e o tempo médio de espera foi de seis minutos.

No dia em que o SEF Portugal abre vagas para as novas marcações, o Centro de Contato do órgão atendeu 3.620 ligações. O tempo médio de espera foi de cinco minutos. O SEF informou ainda que sua central de atendimento comporta, em média, 60 chamadas telefônicas em espera.

Contatos do SEF para atendimento em Portugal:

  • 808 202 653 (para rede fixa)
  • 808 962 690 (para rede móvel)
  • E-mail: gricrp.cc@sef.pt
  • Horário de Atendimento: das 8h às 20h em dias úteis
  • Site do SEF Portugal

*Conheça também o nosso canal do Youtube e inscreva-se:

Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é uma jornalista brasileira que mora no exterior há 7 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua na área de Jornalismo, produção de conteúdos e mídias sociais. Com seu trabalho, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos!

blank

2 thoughts on “SEF Portugal abre vagas para agendamento: mais de 31 mil marcações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *