Saiba como é possível trabalhar em Portugal e como fazer o visto para morar no país europeu.
*Texto de Amanda Corrêa e Cláudio Abdo.
São inúmeros os cidadãos brasileiros que têm pesquisado opções de trabalho no exterior e têm ido buscar um lugar mais seguro para viver. Sendo assim, além dos países mais desejados como os Estados Unidos, o Canadá e a Austrália, países europeus também entram na lista de destino mais desejados pelos brasileiros.
A proximidade cultural com Portugal faz do país europeu uma boa opção na hora de escolher um lugar para morar fora. Por isso, cada vez mais brasileiros escolhem Portugal para estudar (fazer intercâmbio, pós-graduação, Mestrado, Doutorado) e, outros brasileiros preferem oportunidades para trabalhar em Portugal.
Portugal é um país com pouco mais de 10 milhões de habitantes, localizado no Sul da Europa, que faz fronteira apenas com a Espanha. É um país bastante antigo, com muita história e muitos monumentos.
Afinal, trabalhar em Portugal vale a pena?
Vale sim. E a resposta positiva se dá justamente pelo fato de que ter uma oportunidade para trabalhar em Portugal trará uma experiência profissional excelente. É uma grande chance de atuar no mercado de trabalho europeu, mas também de se relacionar com profissionais de diversos países.
Além disso, trabalhar em Portugal vale a pena para quem ainda não domina um outro idioma, como o inglês, o espanhol ou o francês por exemplo. Então, quando você for trabalhar em Portugal, aproveite a oportunidade para aprender uma nova língua enquanto já atua profissionalmente na Europa.
Mercado de trabalho em Portugal: áreas com grandes demandas
A economia de Portugal se baseia, maioritariamente, no setor de serviços. Desse modo, este é o setor que conta com áreas de maior demanda na economia portuguesa. Portanto, encontrar uma oportunidade de emprego no turismo, na hotelaria e no setor de alimentação é mais fácil.
Todavia é importante olhar para os dados publicados pelo GEE (Gabinete de Estratégia e Estudos). O órgão apoia tecnicamente o governo português na área de governação econômica e possibilita uma melhor compreensão do mercado de trabalho em Portugal.
Algumas das áreas com maior demanda de trabalho em Portugal são: TI (Tecnologia da Informação), serviços financeiros, turismo, serviços (salão de beleza, lojas…) e construção civil. Este último setor está com muitas oportunidades de emprego em Portugal.
Incentivo para trabalhar no interior de Portugal vai até 2023 e inclui estrangeiros.
Como trabalhar em Portugal – Visto de trabalho
Primeiramente, é necessário saber que todos os pedidos de visto para morar em Portugal devem ser feitos ainda estando no Brasil. Posteriormente, se você pretende trabalhar em Portugal, precisará de uma carta convite de uma empresa com sede em Portugal que tenha intenção em te contratar e oferecer um contrato de trabalho.
Se uma empresa portuguesa ou multinacional com sede em Portugal pretende contratar um estrangeiro, a companhia inicialmente precisa anunciar a vaga em Portugal. Posteriormente, caso não consiga encontrar um candidato ideal para a vaga, pode convidar um profissional estrangeiro para trabalhar em Portugal.
Para esclarecer, os vistos são de responsabilidade dos candidatos ou daqueles profissionais que já foram selecionados para o trabalho e isso inclui a documentação e o pagamento do visto. Algumas empresas maiores ajudam o funcionário com as passagens aéreas, mas isso não é regra. Na maioria dos casos, o profissional contratado deve ir atrás do visto, comprar as passagens aéreas e organizar a sua mudança para Portugal.
Saiba como fazer o Reagrupamento familiar para Portugal.
Valor do visto para morar em Portugal
O valor do pedido de Visto de Residência para Portugal está atualmente em R$ 661,97 (valores atualizados em 2023). Além do seu passaporte brasileiro e da documentação necessária para o visto de trabalho Portugal. Veja como tirar o passaporte e o passo a passo.
Documentos necessários para o visto
Quando você for solicitar o visto de residência para morar em Portugal, documentos diferentes devem ser apresentados conforme o tipo de visto que será solicitado. Importante dizer que o serviço de emissão de vistos atualmente é feito por uma empresa terceirizada, chamada VSF.Global. No site da empresa você encontra a lista de documentos necessários para cada tipo de visto.
Também pode te interessar: Morar em Portugal, um guia completo.
Tempo de espera do visto
No site da VSF.Global, depois do processo chegar ao Consulado Geral de Portugal por correio, o processo será analisado e, se tudo estiver correto, ele é inserido no sistema de vistos. Em média o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) precisa de 60 dias para emitir uma decisão em relação a emissão do visto. Por isso, é preciso organizar tudo com tempo antes da sua mudança de país.
Quanto mais planejamento para morar em Portugal, melhor. Pesquise bastante sobre o país, o custo de vida atualizado, o mercado de trabalho, se é necessário validação do diploma na sua área, as cidades melhores cidades para morar, junte dinheiro para a mudança e faça tudo com tempo e muito planejamento.
Aproveite para ler: 12 cidades com qualidade de vida em Portugal.
As melhores agências de emprego em Portugal para brasileiros
Para encontrar uma oportunidade para trabalhar em Portugal, pode ser interessante recorrer a uma agência de emprego. Até por uma questão de segurança, existem muitas pessoas que não gostam de procurar e se candidatar a empregos diretamente pela internet.
Por isso, uma maneira mais convencional é procurar por uma agência de seleção de candidatos para emprego em Portugal. As famosas agências de emprego são, em sua maioria, empresas que prestam serviço de recrutamento e seleção para outras empresas.
Dessa maneira, se uma empresa (independentemente do tamanho) está com uma vaga em Portugal e quer encontrar a pessoa certa, ela contrata uma agência de emprego. A agência contratada é a que vai realizar todo o processo de seleção e recrutamento.
Para ajudar você, nós criamos uma lista com as principais agências de emprego em Portugal para que você possa pesquisar mais sobre elas. Sem contar que é uma excelente oportunidade para você já começar a pesquisar uma oferta de trabalho em Portugal. Confira:
Adecco
A Adecco faz parte do Grupo Adecco, uma multinacional da área de serviços de recrutamento e seleção com sede na Suíça. A companhia está presente em 60 países, incluindo Portugal e, no país europeu, conta com 18 agências e ao menos 1.500 clientes.
Randstad
Outra multinacional que atua em Portugal na área de recrutamento e seleção é a Randstad. Com sede nos Países Baixos, a empresa está em Portugal e conta com 24 agências espalhadas por todo o país.
ManPower
Com centenas de clientes em Portugal, a ManPower já recrutou milhares de pessoas para empresas no país europeu. Com uma atuação mundial, a ManPower é uma das melhores agências de emprego em Portugal.
Kelly Services
Fundada nos Estados Unidos, a Kelly Services também atua em Portugal. A empresa faz o recrutamento e seleção de pessoas para companhias em todo o país, tendo oportunidades de emprego em Portugal temporárias ou permanentes.
Hays
A Hays é uma agência de empregos internacional com sede no Reino Unido. Ela atua em Portugal, mas também mantém presença em 32 países, e se especializou na seleção de candidatos para empregos nas empresas que contratam seus serviços.
Michael Page
Outra grande empresa da área de recursos humanos é a Michael Page. A companhia britânica está em Portugal e se orgulha de prestar consultoria em recrutamento especializado.
Outras agências de emprego em Portugal
A lista que apresentamos foi resumida, porém você também encontra outras agências de emprego em Portugal. Veja abaixo outras opções:
- Grupo Multipessoal;
- Talenter;
- Synergie;
- EPSN;
- Ray Human Capital;
- Egor;
- Mercuri Urval.
É claro que uma outra opção para quem quer trabalhar em Portugal é buscar uma oportunidade de emprego com particulares. Porém, todo o cuidado é pouco. Especialmente se você ainda não está residindo no país europeu e não tem muitas informações.
Uma dica fundamental é: nunca informe dados pessoais ou realize pagamentos antecipados informando dados de transações financeiras para estranhos. Por isso, o ideal é procurar por empresas que atuam na área de recrutamento e seleção.
Confira também: um guia completo para estudar em Portugal.
*Se você pretende mudar de país, aproveite para ouvir também o Podcast Partiu Morar Fora:
Salário mínimo em Portugal
Antes de trabalhar em Portugal, é importante pesquisar sobre o custo de vida da cidade que você deseja morar, qual o salário inicial na sua área e se você vai conseguir se manter com esse valor. Atualmente (2023) o salário mínio em Portugal é de € 760,00 euros pagos em 14 parcelas anuais (12 salários + Subsídio de férias e Natal).
O valor do salário mínimo em Portugal infelizmente não tem acompanhado a inflação que a maioria dos países europeus está vivendo nos dias atuais.
Para conseguir de manter com um salário mínimo em Portugal é preciso fazer contas, ver se vale a pena e quanto você terá que pagar de aluguel. O poder de compra em Portugal é maior que no Brasil, mas é sempre bom ter reservas financeiras antes de mudar de país. Com os acontecimentos mundiais em 2022 e 2023, está mais difícil se manter no país com apenas um salário mínimo e alugando um imóvel sozinho.
Quem pretende imigrar sozinho, tem a opção de alugar apenas um quarto para morar em Portugal e dividir as contas básicas da casa (aluguel, internet, água, energia e gás). Já quem vai imigrar em família (e com filhos, animais de estimação), deve optar por uma moradia sozinho para ter mais liberdade, por isso, é preciso fazer contas e pesquisar bastante para conseguir um imóvel com preço dentro do seu orçamento. Muitas vezes, é preciso morar mais afastado do centro para encontrar aluguéis mais baixos.
Imobiliárias em Portugal, saiba onde procurar imóveis.
Dicas com os melhores sites de emprego em Portugal
Além das agências de emprego, você pode buscar uma oportunidade de trabalho em Portugal através de sites. Existem portais que podem ajudar você na busca por uma oferta para trabalhar em Portugal. Veja abaixo uma lista com os principais sites de emprego em Portugal:
Cada vez mais utilizado em Portugal, o LinkedIn é uma rede social profissional que traz ofertas de trabalho no país europeu. Ainda que seja, em sua maioria, utilizado por grandes companhias, é cada vez maior o número de pequenas e médias empresas que anunciam suas vagas por lá.
Por isso, faça o seu cadastro no LinkedIn. Além de ser gratuito, pode ser uma excelente oportunidade para que você encontre outros profissionais que já atuam em Portugal. Sem contar que o seu currículo pode ser visto por algum contratante e ser uma porta de entrada no mercado de trabalho português.
Net Empregos
É o maior site de empregos em Portugal. Por isso, todos os dias centenas de vagas são anunciadas no Net Empregos e, mesmo que a apresentação visual do portal deixe muito a desejar, nele pode estar uma oportunidade de trabalho para você.
O Net Empregos possibilita que você filtre as informações que deseja (horas de trabalho e região do país, por exemplo). Então pesquise pelas ofertas de trabalho que tem interesse e não esqueça de ativar o filtro que mostra os resultados conforme a categoria determinada.
Sapo Emprego
Outro portal que entra nos melhores sites de emprego em Portugal é o Sapo Emprego. Muito popular no país, nele são publicadas muitas oportunidades de trabalho todos os dias e você ainda pode procurar emprego fora de Portugal.
Existem milhares de vagas cadastradas e você pode fazer o upload do seu currículo e outros documentos como carta de motivação, por exemplo. A partir daí, basta selecionar a vaga que interessa e submeter sua candidatura.
Carga de Trabalhos
Caso você seja da área de comunicação e marketing, o site Carga de Trabalhos é o mais recomendado. Nele você encontra vagas em Portugal em áreas específicas como comunicação, fotografia, ilustração, marketing, jornalismo e publicidade.
Contudo, por ser um site mais de nicho, ele não traz tantas ofertas de trabalho. Porém, pode ser uma excelente opção para você que está em busca de emprego em uma das áreas abrangidas pelo portal.
BEP
O Bolsa de Emprego Público (BEP) é um dos melhores sites para procurar emprego em Portugal, porém nele são anunciadas as oportunidades de trabalho no setor público. Sendo assim, ele é mais indicado para quem quer atuar como servidor público.
No BEP estão anunciados os concursos e procedimentos de seleção do Estado português. Você encontra oportunidades para professor em universidades públicas ou institutos politécnicos, investigador de ciência, técnicos e outros profissionais do setor público.
Outros sites de emprego em Portugal
Além dos sites referidos, existem outros para quem quer trabalhar em Portugal e busca por oportunidades. Você pode pesquisar pelo Expresso Emprego, Jooble, Alerta Emprego, TuriJobs, IT Jobs, CarrerJet e Emprego Saúde.
Outros que você pode buscar são o Indeed, Emprego XL, Jobtide, Indústria Criativa, OLX e Neuvoo. Como você pode perceber, existem diversos sites para encontrar emprego em Portugal, porém sempre faça uma avaliação e procure informações mais aprofundadas sobre a oferta que encontrar.
As 5 Melhores Empresas para Trabalhar em Portugal
E como trabalhar em Portugal e encontrar um emprego no país europeu exige dedicação, fizemos uma lista para ajudar. Nela estão as 5 melhores empresas do país para que você encontre uma vaga. Confira!
1 – Capgemini Portugal
A Capgemini é uma multinacional da área de consultoria. A companhia também presta serviços de tecnologia e atua fortemente com a transformação digital. Em Portugal a empresa conta com 1.012 colaboradores e ficou na primeira posição em 2022 de acordo com o Great Place to Work.
2 – ERA Imobiliária
Empregando mais de 2.500 pessoas, a ERA Imobiliária é uma das melhores empresas para trabalhar em Portugal. Ela faz parte do maior operador mundial de franquias imobiliárias e está em Portugal há quase 25 anos.
3 – Casais
A Casais é hoje uma das maiores construtoras de Portugal e emprega mais de 1.600 pessoas. A empresa, fundada em 1958, mantém obras em 17 países e já foi agraciada quatro vezes com o prêmio de melhor construtora de Portugal.
4 – Talkdesk
Empresa da área de TI, a Talkdesk é basicamente um contact center baseado em nuvem e provedor de software de inteligência artificial. Em Portugal a companhia norte-americana emprega mais de 1.100 colaboradores.
5 – Teleperformance
A Teleperformance é a maior empresa de Portugal na área de atendimento ao cliente e contact center. São mais de 13 mil empregados de mais de 110 nacionalidades que atendem os “clientes de seus clientes” em 35 línguas.
Fonte: Great Place To Work: Melhores lugares para trabalhar.
Profissões que mais contratam em Portugal em 2023
Ainda que Portugal não tenha o fôlego e as oportunidades de mercado que outros países europeus têm (como a Alemanha, a Inglaterra e a Irlanda, por exemplo), existem profissões que encontram caminho livre no país. Confira quais são as profissões que mais contratam em Portugal em 2023:
Operação e Logística
É fato que Portugal está evoluindo e entrando em uma nova era de aplicação da tecnologia no dia a dia dos portugueses. Com isso, profissionais da área de operação e logística encontram cada vez mais oportunidades de empregos em Portugal. O mercado de consumo online está trazendo mais e mais ofertas de trabalho nessa área no país europeu.
Aeroportos de Portugal: Os Principais do País, Voos Baratos, Cidades com Aeroporto.
Automação
Outra área que está conquistando cada vez mais espaço em Portugal é a de automação. Se durante muito tempo as indústrias estiveram obsoletas, atualmente a situação se alterou. Portugal corre contra o tempo e a automação ganha forma no país, o qual busca maneiras de competir com gigantes da Europa, como a Alemanha, a Espanha e a França. É uma área em crescimento e com boas oportunidades de empregos em Portugal.
Morar em Portugal: Vantagens, Documentação e Incentivo para Trabalhar em 2023.
Gestores de risco
Com a Europa e o mundo entrando em uma crise, os gestores de risco estão com boas oportunidades de carreira em Portugal. Seja no mercado bancário ou, até mesmo, em ramos como a habitação, os gestores de risco conquistam espaço em uma sociedade que, quase que de década em década, experimenta sucessivas crises financeiras.
Viver e Trabalhar em Portugal: novo visto atrai milhares de interessados.
Analista de sistemas
Aqui entram os profissionais de tecnologia e sim, eles estão em alta em Portugal! Nos últimos anos, o país entrou na rota dos investimentos estrangeiros e se tornou um hub europeu. Por isso, a profissão de analista de sistemas está em alta e continua com grandes oportunidades de empregos em Portugal.
Tecnologia da Informação
Empregos de TI em Portugal crescem a cada dia. Com mais e mais empresas de olho no país e no trabalho do governo em atrair talentos dessa área, os profissionais de tecnologia da informação são disputados no mercado português. De norte a sul e de leste a oeste, empresas lutam para atrair, para Portugal, mão de obra especializada.
Parque aquático coberto em Portugal: nova atração para curtir o ano todo.
Engenheiros de informática
Os engenheiros de informática são, dentro da área de TI, os que contam com excelentes oportunidades de carreira em Portugal. A alta demanda está fazendo com que as empresas remunerem cada vez melhor seus funcionários, fazendo com que os engenheiros de informática, em Portugal, sejam bem valorizados.
Oportunidades de empregos em Portugal de home office
Se a pandemia trouxe algo de bom para Portugal foi a necessidade do país em se modernizar rapidamente. Até 2020, a tecnologia era um tabu no país e muitas empresas e pessoas relutavam em incluir os computadores em suas vidas. Os portugueses eram, de certo modo, mais offline até o começo da pandemia.
Isso sem contar os serviços públicos. É que a grande maioria dos órgãos do governo simplesmente ignoravam a tecnologia e não faziam uso de sistemas informáticos. Por exemplo: para solicitar um cartão de cidadão (equivalente ao RG no Brasil), o processo era totalmente analógico e feito de maneira presencial.
O mesmo ocorria na solicitação de passaporte e de tantos outros serviços prestados por órgãos públicos. Como disse antes, foi na pandemia (e na obrigatoriedade do trabalho à distância) que tudo isso parece ter ficado no passado. Atualmente, o país passa por uma transformação tecnológica rápida e que impressiona.
Com isso, é cada vez mais comum que mais empresas contratem pessoas para trabalhar em regime de home office em Portugal. Aliás, muitos profissionais estão sendo contratados para atuar até em outros países, mesmo residindo em Portugal e fazendo isso de maneira remota.
Melhores empresas para trabalhar em Portugal
Saiba como montar o currículo perfeito para os empregos em Portugal
O currículo perfeito para empregos em Portugal varia conforme a sua área de atuação. Em alguns setores, o layout pode ser mais descontraído, em outros, existe uma exigência mais formal. De qualquer maneira, montar o currículo ideal em Portugal passa por compreender mais sobre a cultura e sobre o mercado de trabalho do país europeu.
Nas áreas de tecnologia, os currículos costumam ser menos formais do que em áreas como o direto, por exemplo. Por isso, antes de tudo, o currículo perfeito para empregos em Portugal começa por você saber o que a sua área profissional espera de você. Se for sobriedade e seriedade, capriche nisso. Caso a descontração seja permitida, torne tudo mais leve.
Idealmente, um currículo perfeito tem duas páginas (frente e verso). É que os recrutadores estão com cada vez menos tempo e levam, em média, oito segundos para ‘bater o olho’ e verificar se o candidato é adequado ou não. Sendo assim, a máxima do ‘menos é mais’ faz toda a diferença.
Foque em organização e em colocar as informações de maneira cronológica. Também, não esqueça de sempre incluir as experiências que façam sentido para a vaga que você está se candidatando. Dessa maneira, tente ser sucinto e não perder tempo com informações irrelevantes para o recrutador.
Em Portugal, um currículo pode ter foto, diferente de outros países, como a Irlanda. Então, pense em uma foto com boa iluminação, mas também com roupas sóbrias e um fundo liso (branco, de preferência) e com uma pose profissional. O ideal é fazer o trabalho de empatia, se colocar no lugar do recrutador e se perguntar: será que eu me contrataria?
Como fazer um Currículo Perfeito: Vagas Internacionais e Informais [Guia].
Trabalhar em Portugal: Tire todas as suas dúvidas
Agora você já sabe bastante sobre trabalhar em Portugal, porém se ainda está com dúvidas nós vamos responder algumas questões. É porque, por experiência própria, sabemos que mudar de país e encontrar um emprego não é tarefa simples.
Exige planejamento, dedicação, perseverança e muita coragem. Mas, quando encontramos informação de qualidade, nosso percurso tende a ser muito menos complicado.
É fácil arrumar emprego em Portugal?
Não, não é. Claro que isso varia de área para área e de qualificação para qualificação. Contudo, o mercado de trabalho português costuma ser bastante criticado. Seja por conta dos salários não muito atraentes, como pela falta de profissionalismo por parte de gestores e ambientes de trabalho um pouco defasados.
Porém, acreditamos que é essencial você saber que em algumas áreas sobram empregos. Assim como também não podemos deixar de mencionar que em outras, a dificuldade para encontrar uma oportunidade é maior.
Por isso, tenha em mente que, talvez, seja necessário abraçar uma oportunidade que nem sempre foi a mais desejada. Mas que no momento (e na condição de recém-chegado) pode ajudar a pagar as contas. Contudo, nunca desista.
Se você possui especialização em alguma área, busque validar o seu diploma (se for necessário) e construir o caminho para atuar naquilo que você estudou. Fácil não é, mas é possível encontrar emprego em Portugal e viver dignamente.
O que um brasileiro precisa para trabalhar em Portugal?
Se você é do Brasil e quer trabalhar em Portugal, saiba que será exigido pelas autoridades de imigração uma oferta de emprego. Um novo visto para procurar emprego em Portugal foi aprovado, mas tenha atenção aos detalhes.
Depois de receber uma oferta de emprego em Portugal, passar pelas entrevistas e ser contratado, você precisa solicitar um visto de trabalho. Para pedir o documento você deve apresentar no consulado de Portugal no seu país de origem um contrato ou promessa de trabalho e o seu passaporte.
Posteriormente, e somente depois de ter o pedido e o visto aprovado pelo governo português, você deve comprar as passagens aéreas e mudar de país. Tenha atenção para os outros documentos como NIF, NISS… que precisa solicitar depois de chegar em Portugal.
Qual é o valor do aluguel em Portugal?
Nos últimos anos os valores dos aluguéis em Portugal estão muito elevados. Ano após ano o país tem registrado aumentos nas rendas, e hoje, a questão de alugar um apartamento em Portugal, é mais preocupante do que encontrar um emprego.
Por isso sempre insistimos no PLANEJAMENTO. Faça um plano A, B e C e guarde dinheiro. Para morar em Portugal é necessário dedicar tempo para se planejar e ter uma boa reserva financeira para conseguir iniciar a vida do outro lado do Atlântico.
Dependendo da cidade que você for morar em Portugal, o aluguel de um apartamento de dois quartos pode iniciar em € 750 (setecentos e cinquenta euros) e chegar aos € 1.000 (mil euros). Em Lisboa, capital do país, os preços costumam ser mais elevados.
Claro que, em termos profissionais, na capital portuguesa você encontra mais possibilidades. Mas tenha sempre em conta que o custo de vida é muito mais elevado do que em outras cidades do país. Pesquise muito e invista em planejamento, isso vai fazer toda a diferença no seu percurso!
Qual a média salarial de um brasileiro em Portugal?
O salário mínimo em Portugal em 2023 é de € 760 euros e entrou em vigor no dia 1º de janeiro. Até então, um trabalhador recebia um salário mínimo de € 705 euros, porém, é praticamente impossível sobreviver em Portugal com apenas um salário mínimo. Por isso, muitos imigrantes têm mais de um emprego.
Isso porque o custo de vida aumentou muito nos últimos meses, afinal, para esse aumento, motivos não faltam. Desde o conflito na Europa, passando pela inflação por conta do fechamento de países durante a pandemia, até os aluguéis que estão ridiculamente altos. Sendo assim, um casal em Portugal precisa, hoje, garantir os € 1.520 euros/mês (dois salários), mas, idealmente, deve tentar ter uma renda de € 2.000 euros mensais.
Salário Mínimo em Portugal em 2023: veja o aumento e a evolução.
Quanto um motorista de Uber ganha em Portugal?
Um motorista de Uber, em Portugal, ganha, em média, entre € 900 e € 1.500 euros por mês. Contudo, é claro que o valor vai variar conforme a quantidade de horas trabalhadas, mas também, conforme o tamanho da cidade, da oferta e da demanda.
Embaixada de Portugal: Onde fica, Atendimentos e Atualização em 2023.
A profissão de diarista é valorizada em Portugal?
Sim, é valorizada. Uma diária em Portugal varia entre € 5 a € 12 euros por hora de trabalho e isso é um excelente valor no país europeu. Para você ter uma ideia, uma pessoa que recebe um salário mínimo mensal (€ 760 euros) ganha, em média, € 4,75 euros por hora.
Portanto, uma diarista, em Portugal, pode receber quase três vezes mais no valor médio por hora. Além disso, existe uma demanda crescente por profissionais de limpeza, para atuarem tanto em residências familiares, quanto em empresas que prestam serviços de manutenção de edifícios e de prédios comerciais. Esse é um dos empregos em Portugal que, se a pessoa fizer um bom trabalho, terá sempre clientes.
Melhores Universidades de Portugal: vagas e cursos mais concorridos.
Qual o salário de um motoboy em Portugal?
De acordo com o portal Glassdoor, um entregador, em Portugal, recebe em média € 888 euros por mês. Todavia, um motoboy, em Portugal, que faça Uber Eats, pode chegar a ganhar € 1.335 euros por mês e, no Glovo, aproximadamente € 1.000 euros mensais. É importante dizer que a média é para a capital do país: Lisboa. O valor varia de acordo com as horas trabalhadas e é preciso bastante dedicação para conseguir esses salários em Portugal.
Profissões mais bem pagas em Portugal: Mercado, Cursos e Salários em 2023.
*Veja também tudo que você precisa organizar antes de morar em Portugal e aproveite para se inscrever no nosso canal do Youtube. Lá você encontra muitas dicas e informações para trabalhar em Portugal:
17 Comentários
Boa matéria. Bem telhado. Parabéns.
Eu trabalho no Portugal como homem off já tenho sertificado de telemarketing, já tenho sertificado de Ergonomia de Participação, já assistir três reunião de Administradores, já assistir três aulas de empreendedorismo estou atrás de um emprego obrigado.
bom dia sou soldador e gostaria muito de trabalhar em portugas alguém sabe me dizer c tem alguma agencia no brasil que esta contratando para enviar para la a trabalho c alguem puder me ajudar com esta informação agradeço.
Sou januario lima
Procuro vaga de emprego entre Portugal espanha Luxemburgo, suiça. Tenho carta de conducao categorías D.pesados de passageiros.
Obrigado pelo vosso apoio
Como faço pra participar dessas vagas me enteresa muito
Deivid Araújo / Amanda Corrêa,
Sou Analista de infraestrutura com experiência de 19 anos em TI no setor Privado e Público participei de vários projetos, gostaria de me candidatar a vagas de emprego em Portugal ou na Irlanda, vocês conhecem alguma empresa que não exige fluência no inglês para me indicar? [email protected]
Olá sou Robson, sou formado em Gestão da Tecnologia da Informação, como faço para conseguir um emprego em Portugal?
Yola sou técnica de enfermagem
Tenho experiência em trabalhar nos hospitais e clínicas de estética.
Gostaria de saber sobre vagas empregos.
Grata
Olá Pamela! Para quem tem cidadania é mais fácil sim. Não é necessário carta-convite. Apenas precisa ter meios financeiros para se manter no país. Um abraço!
Para quem possui a cidadania portuguesa, trabalhar em Portugal fica mais fácil, ou ainda assim é preciso ter uma carta convite?
Olá …. Meu nome é Isabel
Sou designer de Laços e Tiaras para as meninas no setor infantil, gostaria de saber como é este campo de trabalho informal?
Desde já, agradeço!!!
Quero ir tentar uma vida melhor para minha família….
Olá Amanda!
Como vai?
Quero trabalhar em Portugal, mas, estou enfrentando dificuldade.
Enviei meu currículo através do site com oportunidades de empregos e recebi retorno de algumas empresas que demonstraram interesse.
O que ocorre: As empresas exigem o visto de trabalho para contratarem e, por outro lado, o consulado português exige o contrato ou a carta convite para emitir o visto. E assim, não sei como resolver isso.
O que vc me orienta?
Grata,
Rosane
eu quero trabalhar . me ajude
vim trabalhar para Portugal faz mais di 2 anos e foi através do site https://www.emprego.pt pois a recrutadora da Remax me ajudou com tudo, e passado uns meses mudei de novo agora para outro ramo e foi através do mesmo site
Amanda, vc pode informar quais seriam as dificuldades que eu iria encontrar ir para Portugal com objetivo de morar sem visto e principalmente conseguir trabalho?
Estou precisando arrumar um trabalho e está muito difícil. Já mandei MUITOS currículos, tenho boa formação e, mesmo assim, só consigo sub empregos.
Olá,
Como solicitante do visto de trabalho acho importante citar alguns pontos em que eu mesmo passei indo ao consulado Portugues mesmo que na Irlanda.
* Contrato tem que ser á termo certo com duração de no mínimo 1 ano.
* A vaga PRECISA sem acessão estar no site do IEFP (instituto do emprego e formação profissional).
Se a vaga estiver em qualquer outro site não vai ser aceito no consulado, fui ao mesmo com um email enviado pela empresa para o IEFP provando que a vaga estava em diversos sites nacionais por 2 meses fizeram 25 entrevistas somente eu internacional e mesmo assim o responsável do consulado não aceitou.
* Solicitam a comprovação de que você realmente entende do processo (No meu caso 5 anos na área de Suporte de TI, formado e com 18 certificados na area). Tenho que mostrar todos os certificados e currículo.
ADICIONAL
* Comprovante de acomodação precisa de no mínimo 4 meses de acomodação via carta convite registrada em cartório Portugues ou airbnb.
* Seguro viagem de 1 ano cobrindo despesas de translado de corpo e emergências. O pb4 funciona porem quem está fora do Brasil não consegue solicitar.
* valor de 2 mil euros foi aceito como suficiente para comprovar renda.
Estas informações foram passadas pelo responsável do consulado Portugues em Dublin na Irlanda porém algumas informações acredito que se aplicam para Brasil.
Desculpem o texto é que infelizmente antes de ir ao consulado solicitar o visto não vi nenhuma informação do tipo nos sites principais então acho interessante compartilhar.
Att