Empreendedorismo feminino: 4 modalidades tem crescido no Brasil

empreendedorismo feminino
Foto: Standard Bank Top Women Awards.

Descubra onde empreendedorismo feminino tem ganhado força no Brasil.

O empreendedorismo feminino tem ganhado força no Brasil, a cada dia muitas mulheres encontram neste modelo de negócio uma fonte de renda para colocar os seus projetos no mundo. Por isso, hoje vamos apresentar quatro tipos de empreendedorismo feminino tem crescido no Brasil.


Empreendedorismo feminino: 4 modalidades tem crescido no Brasil

De acordo com dados do IBGE existe uma grande diferença na taxa de desocupação entre homens e mulheres durante a pandemia. O percentual foi de 12,8% para os homens e 16,8% para as mulheres que perderam os seus empregos no Brasil durante a pandemia. Muitas dessas mulheres são responsáveis pelo sustento da sua família, e não podiam esperar que a solução viesse de outro lugar que não a sua própria capacidade de transformar a sua realidade.

O mercado de trabalho formal ainda é desigual para as mulheres e isso ficou explícito na pandemia, os motivos para as demissões foram voltados para as responsabilidades que as mulheres têm fora do ambiente de trabalho. 

Desse modo, as mulheres começaram a abrir os seus próprios negócios para garantir a sua independência financeira e continuar a desenvolver as suas carreiras em outro modelo de negócio.

O empreendedorismo pode permitir que mulheres abram negócios alinhados ao seu estilo de vida, respeitando a diversidade dos negócios, a economia colaborativa e ideias inovadoras que contribuem para a formação de uma nova forma de consumo.

Como mudar de carreira durante a crise.

O que mudou com o abrandar da pandemia?

Hoje o mundo respira mais aliviado os impactos negativos que a pandemia causou. Mas as mulheres que tiveram que empreender durante a pandemia e perceberem ser possível viver as suas carreiras fora do mercado formal como a CLT, essas mulheres não querem mais voltar para esse modelo.

Muitas pessoas investiram em conhecimento, desenvolveram produtos e criaram soluções para trabalhar a partir de casa. As mulheres empreendedoras conseguiram identificar oportunidades inovadoras a partir das suas próprias experiências.

Essas mulheres conseguiram alavancar os seus negócios com esforço, dedicação e estudo sem abdicar do que era importante para elas. Trazendo assim, a tão sonhada independência financeira.

Saiba como empreender em tempos de crise.

Habilidades que se destacam nas empreendedoras de sucesso

Conheça as habilidades fundamentais para se dar bem administrando seu próprio negócio:

Identificar e desenvolver os seus talentos: é muito importante que você conheça a si mesma, o que faz muito bem. Reconhecer o que motiva você a fazer trabalhos com excelência se destacando por isso.

Faça networking: nada mais é do que você ter uma rede de contatos e pessoas que sejam referência pra você e depois para o seu negócio. Networking é construção de relacionamentos saudáveis para você interagir e contribuir com outras pessoas, primeiro as pessoas querem te conhecer, depois vão passar a comprar os seus serviços ou produtos.

Conheça o mercado digital: atualmente é impossível começar um negócio sem pensar na possibilidade de estar no mercado que cresce a cada dia. Como estratégia de negócio, o mercado digital amplia a sua capacidade de atrair clientes do mundo todo, não existe barreiras geográficas e tem um baixo custo para expandir a sua marca.

Medo do novo? Como superar o medo de começar algo novo.

4 tipos de Empreendedorismo Feminino que ganham força no Brasil 

  1. Mercado da Beleza e bem estar: Um dos mercados que mais cresce no Brasil. A indústria da beleza é a que mais emprega mulheres. O povo brasileiro é um dos mais vaidosos do mundo. Muito ligados aos procedimentos estéticos e cuidado da imagem pessoal.
  2. Mercado de Alimentação: Este mercado é um dos mais explorados pelo empreendedorismo feminino, desde confeitaria até alimentação saudável, é um mercado que sempre tem demanda. O cuidado aqui são em relação às normas na área alimentar e nas exigências sanitárias.
  3. Mercado de agência de limpeza: Enquanto muitas famílias tiveram que dispensar as suas auxiliares domésticas, outras oportunidades de serviços pontuais foram criados. Serviços de limpezas e serviços especializados de passadeiras, babás, faxineiras, ganharam um novo formato.
  4. Mercado Digital: Um mercado que cresce a cada dia. Mulheres encontraram a possibilidade de fazer uma renda extra através da internet. Desde serviços freelancers como venda de produtos físicos e infoprodutos.

Muitas mulheres encontraram no mercado digital uma forma de criar um serviço ou uma prestação de serviço que pode trazer a solução para o problema de alguém. Transformaram o seu conhecimento, a sua ideia numa pequena empresa, com o modelo de negócio que mais se adequa as suas necessidades.

Dicas práticas para mulheres que querem empreender no digital.

Conclusões

Empreender nem sempre é um processo fácil, exige muita dedicação, estudo e resiliência, mas é possível para quem deseja construir uma carreira com mais liberdade e flexibilidade, diferente do mercado formal.

O que faz a diferença é colocar a mão na massa, fazer acontecer, desenvolver habilidades e processos que facilitem e façam você perceber que está alcançando os seus objetivos. 

Entre erros e acertos, empreender é perceber o que você precisa alinhado as necessidades do mercado, avaliando as possibilidades e como pode aproveitar para gerar negócios. E em cada etapa, você deve aprendendo, melhorando e aperfeiçoando. 

Reconheça as suas forças e fraquezas para impulsionar sua carreira.

No processo de coaching temos a oportunidade conhecer melhor os  recursos internos para desenvolver novas habilidades e potencializar nossos resultados. Tenho certeza que você só precisa de uma orientação clara e uma metodologia eficaz para seu negócio decolar.

*Sou Vanessa Ferreira, psicóloga, treinadora comportamental e Coach de Carreira. Com formação Coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. A minha missão é te ajudar a escolher, decidir e realizar uma mudança de carreira de forma estratégica.

Vanessa Ferreira

Psicóloga e coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. Possui uma trajetória profissional de 16 anos no mundo corporativo na área Recursos Humanos. Atualmente mora em Portugal e trabalha com recolocação profissional.

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *