As cidades do Canadá são perfeitas para quem deseja viver em uma localidade com uma excelente estrutura econômica, clima agradável e cultura riquíssima.
*Texto de Amanda Corrêa e Cláudio Abdo.
Conhecer as cidades do Canadá é essencial para você, que quer morar nesse país da América do Norte. É fato que o Canadá atrai, todos os anos, milhares de imigrantes que partem de seus países de origem em busca de qualidade de vida e segurança. Por isso, saiba mais sobre: imigração, economia, turismo e outras informações relevantes para você, que sonha em morar e trabalhar em alguma das cidades do Canadá.
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Aluguel de carros: Alugue um carro e se sinta livre no Canadá. Conte com a Rentalcars, para encontrar o melhor preço.
Passagens aéreas: preços e condições para você voar para o Canadá com alegria é na Passagens Promo.
Hospedagem: desfrute da liberdade de uma estadia prolongada com a Booking
Chip internacional: a melhor conexão 4G do mercado está na America Chip
Transferências de Dinheiro: com a Wise você transfere para 80 países com segurança e praticidade.
Seguro viagem: os melhores planos de seguro viagem e preços do mercado é na Seguros Promo.
Curiosidades sobre a Cultura do Canadá
O Canadá é um país culturalmente muito rico. Entre as curiosidades do país que mais chamam a atenção é que o Canadá tem, como sistema de governo, a monarquia. Pois é, o Charles III é o rei do Canadá, já que o país é membro da Comunidade Britânica e já foi uma colônia do Império Britânico.
Outras curiosidades é que existem dois idiomas oficiais no Canadá, o país é o segundo maior país do mundo, em território, e tem, também, o litoral mais longo do mundo. Além disso, o Canadá também tem a maior fronteira internacional. Outra curiosidade interessante, é que o animal símbolo do país é o castor. E se o frio é uma das primeiras coisas que você lembra quando pensa no Canadá, saiba que a temperatura mais baixa já registrada no país foi -63°C.
Apesar de confundirmos os artistas canadenses com americanos, na verdade, o país conta com muitos famosos. Entre eles, estão: Mike Myers, Justin Bieber, Michael Buble, Alanis Morissette, Keanu Reeves, Jim Carey, Celine Dion, Neil Young e Drake. Outro fato interessante é que as cidades do Canadá têm uma das maiores taxas de imigração do mundo.
Uma curiosidade em relação aos canadenses é que eles adoram macarrão com queijo. Sobre esporte, o lacrosse é o esporte nacional do Canadá. Já em relação à estrutura, uma das rodovias mais longas do mundo fica no país. Para finalizar, você sabia que a cidade de Toronto tem o maior complexo comercial subterrâneo do mundo?
Trabalhar no Canadá: Mercado de Trabalho e Melhores Agências de Emprego.
Cidades mais desenvolvidas do Canadá
O Canadá é um país grande e diverso. Com 10 províncias e três territórios, pode-se dizer que existe uma, entre as várias cidades do Canadá, para cada pessoa e para cada estilo de vida. Porém, vamos trazer uma lista das maiores e mais desenvolvidas cidades do Canadá. Confira:
- Toronto, Ontario;
- Quebec City, Quebec;
- Vancouver, British Columbia;
- Calgary, Alberta;
- Ottawa, Ontario;
- Montreal, Quebec.
Leia também: como imigrar para o Canadá como engenheiro.
Morar no Canadá: maiores taxas de imigração
O Canadá, de maneira geral, é um país muito receptivo para imigrantes. Aliás, o governo canadense conta com mais de 100 caminhos e programas migratórios para quem pretende viver e trabalhar lá. Toronto tem uma das maiores taxas de imigração do Canadá, 163 por 10.000 residentes. Vancouver também tem um número impressionante, 128 por 10.000 residentes, mas como os cidades menores do Canadá realizam a pesquisa?
A taxa de imigração era de mais de 100 por 10.000 residentes em um total de 14 centros urbanos menores. Regina e Saskatoon em Saskatchewan tiveram taxas de imigração de 193 e 178 por 10.000 residentes, respectivamente, ambas mais altas do que Toronto. Além destas, os 12 centros urbanos com altas taxas de imigração no Canadá foram:
- Halifax,
- Charlottetown,
- Fredericton,
- Moncton,
- Swift Current,
- Winkler,
- Steinbach,
- Brandon,
- Thompson,
- Brooks,
- High River e
- Wood Buffalo.
Essas cidades menores viram no influxo de imigrantes uma resposta direta aos desafios enfrentados devido ao envelhecimento da população e da sua força de trabalho.
Muitas dessas cidades canadenses têm uma população natural em declínio. Isso significa que há mais mortes do que nascimentos. Eles dependem da migração entre as províncias para se manterem competitivos na economia, por isso começaram a atrair mais imigrantes para continuar o seu crescimento.
Porém, a pandemia do COVID-19, desempenhou um grande papel na redução do número de imigrantes que entraram nas cidades menores do Canadá. Isso se deve às atuais restrições de viagens para conter a disseminação do vírus.
Custo de vida no Canadá
Se a sua dúvida é se o Canadá é um país caro para se viver, a resposta é sim. É fato que o custo de vida nas cidades do Canadá é semelhante ao dos Estados Unidos e alguns produtos são, até mesmo, mais caros. A gasolina, por exemplo, custa mais caro no Canadá do que nos EUA, porém, o aluguel tende a ser mais baixo, especialmente quando se comparam grandes cidades.
Todavia, é claro que estamos falando de um país gigantesco, em termos de território, e, por isso, o custo de vida pode variar muito. Por exemplo, cada província (estado) é diferente, tem seu próprio governo e suas próprias taxas de impostos, tanto para o imposto de renda, quanto para o imposto sobre vendas, segundo o portal International Citizens.
Motorista de caminhão no Canadá: como imigrar para o país.
Cidades mais baratas do Canadá
Ainda de acordo com o site International Citizens, os lugares mais baratos para morar no Canadá não são as grandes cidades. Veja, abaixo, as cinco mais baratas cidades do Canadá para se viver:
Longueuil, Quebec
No segundo maior subúrbio de Montreal, ao lado de Laval, Longueuil combina o charme do velho mundo com as conveniências modernas. Morar na margem oposta do St. Lawrence facilita o acesso a Montreal por um preço muito mais baixo.
Lèvis, Quebec
Do outro lado do rio St. Lawrence, em um grande centro urbano, Lèvis abriga o lado mais industrial da cidade de Quebec. No entanto, ainda está perto o suficiente da beleza e do charme da capital da província, mas por um custo bastante reduzido.
Brockville, Ontário
A pequena cidade acolhedora e voltada para a família fica às margens do St. Lawrence, na linda região de Thousand Islands. Brockville fica a cerca de uma hora e meia de Ottawa e aproximadamente equidistante de Toronto e Montreal.
Weyburn, Saskatchewan
Provavelmente, a cidade mais remota desta lista. Weyburn está localizada a mais de uma hora da maior cidade da província, Regina. Se você deseja morar em um lugar tranquilo, acessível e que ainda seja vibrante, Weyburn foi eleita o melhor lugar para se viver nas pradarias, nos últimos anos.
Prince George, Colúmbia Britânica
Longe da costa e mais perto do território de Yukon, Prince George é a maior cidade da metade norte da província mais ocidental. O baixo custo de vida, o estilo de vida rural descontraído e o rico ambiente natural são grandes atrativos.
Universidades mais baratas do Canadá para estudantes internacionais.
Cidades mais caras do Canadá
As principais cidades do Canadá são as mais caras para se viver, mas também oferecem muitos benefícios. As cinco cidades mais caras para se viver no Canadá, de acordo com o site International Citizens, que utilizou o ranking Mercer Cost of Living, são:
Toronto, Ontário
O maior centro de negócios do Canadá, recentemente ultrapassou sua irmã da Costa Oeste, Vancouver, como a cidade mais cara do Canadá. Toronto também é a maior cidade do Canadá e tem um pouco da variedade de bairros, ritmo acelerado e sabor multicultural de sua equivalente nos Estados Unidos, Nova York. Mas, embora seja a cidade mais cara do Canadá, ocupa apenas a 89ª posição no mundo. Nova York é o número 7.
Vancouver, Colúmbia Britânica:
A cidade é portuária e situada em meio a uma beleza natural impressionante, na costa oeste do Canadá. Seu clima é mais ameno (semelhante ao de Seattle), possui montanhas deslumbrantes, florestas, oceano e uma cena artística próspera, que o tornam um lugar popular para se estabelecer.
Montréal, Québec
A cidade bilíngue do Canadá é amada por sua sofisticação, multiculturalismo e cultura distinta. É uma das cidades mais antigas do Canadá e parece mais uma cidade europeia. A comida também não pode faltar. Esteja ciente, porém, que, se você decidir morar em Quebec, precisará aprender francês.
Ottawa, Ontário
A capital federal do Canadá tem a reputação de ser um pouco sóbria. A região da Capital, como os canadenses chamam Ottawa, e a vizinha Gatineau, Québec, também são conhecidos por museus vibrantes, festivais de música e muitas reservas naturais próximas.
Calgary, Alberta
Calgary, Alberta é conhecida como o Texas do Canadá, por causa de suas planícies, gado, reservas de petróleo e conservadorismo político. Localizada próxima ao sopé das Montanhas Rochosas canadenses, a cidade, que já foi conhecida como “Cowtown”, ainda é um dos lugares mais conhecidos do Canadá.
Saiba como é o clima nas cidades do Canadá
A parte norte do Canadá é extremamente fria, com o verão durando menos de dois meses. Mas, quase todos os canadenses vivem perto da fronteira sul, onde o clima é mais quente. O clima ao redor de Vancouver, na costa oeste do Canadá, é chuvoso e temperado. Raramente neva, exceto nas montanhas.
Os dois terços do norte do país têm um clima semelhante ao do norte da Escandinávia, com invernos muito frios e verões curtos e frescos. A área centro-sul das planícies interiores tem um clima continental típico – invernos muito frios, verões quentes e chuvas relativamente esparsas.
Estudar e morar no Canadá: os melhores lugares do país para estudantes.
Cidades do Canadá que mais recebem turistas
As cidades do Canadá que mais recebem turistas são, respectivamente, de acordo com o portal Geo Guess Sr:
- Toronto: 4.520.000 visitantes por ano;
- Vancouver: 3.900.000 visitantes por ano;
- Montreal: 2.240.000 visitantes por ano.
Empresas que patrocinam visto no Canadá: veja a lista.
Dicas de turismo no Canadá
Por ser um país muito grande, quando você for visitar o Canadá, você terá que fazer escolhas, para conseguir dar conta de tudo. Por isso, criamos uma lista com algumas dicas de atrações turísticas que você precisa visitar quando estiver no Canadá:
Capilano Suspension Bridge
Se um dia você estiver em Vancouver, não deixe de visitar a Capilano Suspension Bridge. Ela é uma ponte suspensa simples, que cruza o rio Capilano, no distrito de North Vancouver, British Columbia, no Canadá. A ponte atual tem 140 metros de comprimento e fica 70 metros acima do rio. Ou seja, é para quem gosta de aventura e não tem medo de altura!
Banff National Park
O Parque Nacional de Banff é o primeiro parque nacional do Canadá e foi fundado em 1885. O Parque tem 6.641 quilômetros quadrados de paisagens montanhosas impressionantes e fica a apenas 150 km de Calgary. Se você gosta de trilha e muita natureza, com certeza, visitar o Banff National Park será inesquecível.
CN Tower
A CN Tower aparece em todas as fotos de Toronto. A torre de transmissão e de telecomunicações da maior cidade canadense é um ícone e conta com 553 metros de altura. Até 2007, ela foi a estrutura independente mais alta do mundo, porém, foi superada pelo Burj Dubai (Dubai), nos Emirados Árabes Unidos.
Parliament Hill
O Parliament Hill é onde fica o governo federal do Canadá. No prédio, os representantes políticos do Canadá se reúnem para criar leis que afetam a vida de todos os canadenses. O lugar ficou famoso por receber grandes protestos e é considerado o coração simbólico do Canadá.
Niagara Falls
Muita gente confunde e acha que as cataratas do Niágara ficam nos Estados Unidos. Porém, a verdade é que Niagara Falls fica na fronteira entre os dois países, mais precisamente entre Toronto (Ontário – Canadá) e Buffalo (Nova York – Estados Unidos). São cataratas dentro da cidade e que impressionam pelo grande volume de água e por estarem em um grande centro urbano.
Documentação necessária para morar no Canadá
O Canadá é um país muito procurado por imigrantes, por isso, é importante que você acesse o site do governo do país. Isso porque o país conta com mais de 100 caminhos migratórios e, com certeza, existe um adequado para o seu perfil pessoal e profissional.
Leia também: Imigração no Canadá: país quer receber um número recorde de imigrantes nos próximos anos.
Recuperação econômica no Canadá pós-pandemia
O Canadá precisará de novos imigrantes agora mais do que nunca para liderar a recuperação econômica pós-pandemia. A força de trabalho do país aumentou em 1,95 milhão entre 2009 e 2019 – quase todos vieram dos imigrantes.
É possível ver na tabela abaixo que apresenta a taxa de crescimento da força de trabalho por imigrantes rurais e por aqueles que nasceram no Canadá.
Também é possível perceber, que as províncias com o maior crescimento de trabalhadores imigrantes também tiveram as economias de crescimento mais rápido.
O encolhimento da força de trabalho não é o único desafio que surge com o envelhecimento da população canadense. O Canadá está enfrentando uma demanda crescente por serviços de saúde, bem como por programas de apoio à renda.
A pesquisa de Campbell também concluiu que as taxas de desemprego acima da média e o número crescente de casos COVID-19 poderiam diminuir o apoio de algumas pessoas à imigração. No entanto, a longo prazo, a imigração no Canadá desempenhará um papel crucial no crescimento econômico dos principais centros urbanos, bem como nas cidades menores do Canadá.
Trabalhar no Canadá, executivo brasileiro dá dicas para morar e trabalhar em Montreal.
Os principais fatores da imigração regional no Canadá
Os programas regionais de imigração no Canadá também tem sido benéficos para os imigrantes e para a economia local. Os governos identificaram lacunas no mercado de trabalho que precisam ser preenchidas pelos imigrantes, por sua vez, os imigrantes começam a trabalhar nas suas áreas.
O Provincial Nominee Program (PNP) permite que as províncias indiquem candidatos à imigração que elas acham que serão adequados para o seu mercado de trabalho. Esses programas beneficiam províncias menos populosas, porque têm necessidades mais rápidas de imigrantes para sustentar as suas economias.
A província da pradaria de Manitoba foi a primeira a se inscrever no PNP em 1996 e foi uma das primeiras a iniciar seu programa em 1999, junto com New Brunswick e Newfoundland and Labrador.
Já o lançamento do sistema Express Entry do Canadá em 2015 trouxe consigo os primeiros PNPs aprimorados. O governo estaduais podem pesquisar o conjunto de candidatos do Express Entry para encontrar pessoas cujas habilidades profissionais beneficiariam o mercado de trabalho.
O número de imigrantes admitidos por meio dos PNPs passou de cerca de 47.600 em 2014 para 68.600 no ano de 2019. Além disso, o Atlantic Immigration Pilot (AIP) foi lançado em março de 2017. O projeto piloto permite que os empregadores de quatro províncias do Canadá agilizem o processo de contratação de profissionais internacionais.
A província mais popular para novos imigrantes foi New Brunswick, seguida por Nova Scotia, Newfoundland e Prince Edward Island. Uma análise recente do governo concluiu que o AIP estava ajudando a melhorar a retenção de imigrantes na região.
Conheça os empregos no Canadá home office que pagam até $35 por hora.
*Ouça também o nosso Podcast Partiu Morar Fora, disponível no Spotify e em diversas plataformas de streaming: