Morar e estudar no Canadá: veja como obter uma permissão de estudo no país

morar e estudar no Canadá
Foto: Times Higher Education.

Se você sonha em morar e estudar no Canadá, confira como conseguir uma permissão no país da América do Norte. Saiba mais!

Somente em 2021 o Canadá recebeu 450.000 novos estudantes internacionais. Foi um recorde histórico e entre as razões pelas quais o Canadá é tão atraente para os estudantes internacionais estão a alta qualidade da educação, segurança e multiculturalismo do país. O Canadá permite que estudantes internacionais trabalhem durante seus estudos e sejam elegíveis para um Post-Graduation Work Permit (PGWP) após a conclusão do programa. Se você quer morar e estudar no Canadá, veja como obter uma permissão de estudo no país.


Morar e estudar no Canadá

O Post-Graduation Work Permit (PGWP) oferece aos estudantes internacionais a oportunidade de obter experiência de trabalho no Canadá adicional, o que pode melhorar as chances de obter uma residência permanente no Canadá. De acordo com o portal de notícias CIC News, muitos dos mais de 100 programas de imigração de classe econômica do Canadá atendem a estudantes internacionais.

Ainda de acordo com o CIC News, pesquisas do governo canadense mostram que ex-estudantes internacionais tendem a ter um bom desempenho no mercado de trabalho quando obtêm residência permanente no país. Isso ocorre porque eles são jovens, bem educados, falam inglês e/ou francês fluentemente e têm experiência de trabalho no Canadá. Então, como você pode estudar no Canadá?

Imigrar para o Canadá: novos valores das taxas para residência.

Faça uma pesquisa sobre onde você quer estudar no Canadá

O Canadá conta com excelentes faculdades, universidades e outras instituições pós-secundárias de alta qualidade para estudantes internacionais. O ideal é realizar pesquisas sobre programas educacionais que se alinham com seus interesses e objetivos de carreira. Você também deve realizar pesquisas no site da Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC) antes de se inscrever em um programa.

É importante garantir que a instituição universitária de sua escolha esteja na lista de instituições de ensino designadas (DLI) do IRCC. A DLI é uma instituição autorizada pelo governo do Canadá a receber estudantes internacionais. Se você deseja obter um PGWP após seus estudos, também deve se inscrever em um programa e DLI que possa permitir que você seja elegível. Esta informação também está disponível no site do IRCC e depois de conhecer a lista curta, siga em frente e inscreva-se nas instituições de ensino de interesse.

Vagas no Canadá na LG: 2.500 novos empregos até 2024.

Obter uma carta de aceitação (LOA)

Você receberá uma Carta de Aceitação (Letter of Acceptance – LOA) assim que for aprovado para um DLI canadense. Você precisa da LOA para enviar seu pedido de permissão de estudo ao IRCC. A sua LOA precisa contar com detalhes como:

  • O nome do DLI e as informações de contato do DLI;
  • Seu nome, data de nascimento e endereço de correspondência;
  • O programa de estudo, nível do programa, duração do programa, data de início e data estimada de conclusão;
  • Data de vencimento da LOA.

Você viu? Governo do Canadá muda Programa de Trabalhador Estrangeiro Temporário.

Solicitar uma permissão de estudo

Você pode enviar seu pedido de permissão de estudo diretamente ao Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC). Também pode ser uma boa contratar um advogado ou empresa de imigração canadense experiente para enviar o pedido de permissão de estudo em seu nome, pois eles podem usar seu conhecimento significativo para garantir que você envie o pedido mais forte e preciso possível.

O IRCC exigirá uma lista de documentos ao revisar seu pedido de permissão de estudo, como:

  • Sua LOA;
  • Comprovante de apoio financeiro para cobrir suas mensalidades e despesas de moradia no Canadá;
  • Certificados de antecedentes criminais emitidos pela polícia;
  • Exames médicos, se for o caso;
  • Carta de explicação detalhando seus objetivos de carreira e vínculos com seu país de origem.

Vagas na Meta no Canadá: novo centro vai criar 2.500 empregos.

Estudar em Quebec

Caso você queira estudar na província de Quebec, é necessário solicitar e obter um Certificat d’Acceptation du Quebec (CAQ) do governo de Quebec antes de enviar seu pedido de permissão de estudo ao IRCC.

Validação de diploma no Canadá: como certificar sua formação estrangeira no país.

Student Direct Stream

O Canadá também oferece uma opção de permissão de estudo rápida chamada Student Direct Stream (SDS). A SDS está disponível para aqueles que vivem em qualquer um destes países:

  • Brasil;
  • Índia;
  • China;
  • Filipinas;
  • Paquistão;
  • Vietnã;
  • Marrocos;
  • Senegal;
  • Colômbia;
  • Peru;
  • Antígua e Barbuda;
  • Costa Rica;
  • Trindade e Tobago;
  • São Vicente e Granadinas.

O padrão de processamento do IRCC para a maioria das solicitações de SDS é de 20 dias e você precisa fazer e enviar sua solicitação de SDS online. Os critérios de elegibilidade para o SDS são semelhantes a um pedido de permissão de estudo normal, mas também incluem requisitos adicionais importantes.

Entre eles estão a necessidade de obter um mínimo de 6.0 em cada habilidade no IELTS ou, se você estiver fazendo um teste de francês, precisará do equivalente a uma pontuação do Canadian Language Benchmark (CLB) de pelo menos 7 em cada habilidade no TEF. Você também precisa obter um Certificado de Investimento Garantido (GIC) com um banco canadense participante de CAD $ 10.000 (dez mil dólares canadenses).

Você viu? Canadá quer atrair mais de 1 milhão de imigrantes até 2024.

Morar e estudar no Canadá

O Canadá pode ser um mundo de oportunidades para os estudantes internacionais. O país da América do Norte oferece ótima educação, padrões de vida e oportunidades de trabalho durante e após seus estudos. Também possui mais de 100 vias de imigração de classe econômica diferentes, incluindo aquelas que incentivam a inscrição de graduados internacionais. O Canadá suspendeu muitas de suas restrições em relação à pandemia, por isso agora pode ser um bom momento para prosseguir sua educação por lá! Comece seu planejamento e pesquise os cursos de seu interesse.

E você, já pensou em estudar no Canadá? Conta pra gente!

*Ouça também o Podcast Partiu Morar, disponível no Spotify e em diversas plataformas de streaming:

Cláudio Abdo

Cláudio é brasileiro e mora em Portugal desde 2014. Mestre em Ciências da Comunicação e Doutor em Estudos de Comunicação, é apaixonado por rock and roll e conheceu o beatle Paul McCartney pessoalmente. Sempre com uma boa história na ponta da língua, escrever é uma de suas paixões. Cláudio é autor do livro “Morar fora: sentimentos de quem decidiu partir”.

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *