Você tem usado o seu próprio potencial para resolver seus problemas?

resolver seus problemas
Foto: Your Health.

Nossas habilidades e competências são muito poderosas para alcançarmos respostas e boas resoluções ao longo da vida. Como você quer resolver seus problemas?

Quando o assunto é morar fora não podemos esquecer que enfrentaremos vários desafios e possivelmente as condições não serão tão favoráveis como se estivéssemos “em casa”. Entender o que somos, para que viemos a terra e o que estamos fazendo, faz toda diferença no resultado final. Viver no exterior cobra de nós criatividade, flexibilidade e discernimento, conjunto de habilidades estes que podem nos tirar de boas enrascadas e nos transpor para onde desejamos chegar. 


Você tem usado o seu próprio potencial para resolver seus problemas?

Ao longo de toda a nossa existência já aprendemos que quanto mais flexível formos mais chances e oportunidades teremos. Isso serve para todas as áreas: profissional, pessoal, amorosa, espiritual e intelectual. A vida vai passando e vamos adquirindo medos bobos, inseguranças sem sentido, culpas desnecessárias, pesos que não são nossos e neuroses persistentes, não podemos estar imunes a isso.

Mas existem formas de lidarmos melhor com elas e encontrarmos a tão sonhada saúde mental. Morar fora nos coloca em uma posição de privilégio, podemos viver coisas novas e diferentes quase todos os dias, expandindo nossa mente e visão, realidade essa que nos permite viver de uma forma diferente, sempre que optamos por isso. 

Como se sentiria hoje se tivesse desistido lá trás?

Como você lida com os problemas?

Os problemas sempre aparecerão em nossas vidas, sempre! O segredo consiste em como lidamos com eles, algumas pessoas fogem, outras fingem que nada está acontecendo. Há também aqueles que se abraçam com os problemas e o fazem de estimação, mas também existem aquelas pessoas que são resolutas, assertivas e que conseguem resolver seus problemas e pendências.

Quando moramos fora podemos transitar sobre essas várias “personagens”, as variações climáticas, financeiras, políticas e emocionais podem definir o nosso dia e como vamos encará-lo. Cientes destas variações que acontecem precisamos tentar perceber como podemos ser resolutos e um caminho é ter a plena consciência do seu potencial. 

Quando sabemos do que somos capazes, quais são as nossas habilidades, competências e forças, qualquer problema pode ser facilmente resolvido, qualquer um! Morar fora nos revela o quanto podemos nos adaptar a situações adversas, mas isso só é possível quando nos conhecemos, afinal de contas não saber do que somos capazes nos coloca na posição de refém, pois precisaremos sempre da opinião e ajuda dos outros.

Mas talvez você esteja pensando “mas eu não sei no que sou bom, não conheço minhas habilidades e tampouco minhas competências, o que posso fazer?”. 

Aprenda a usar suas experiências a seu favor.

Você pode mais do que imagina

Vamos fazer um breve exercício, liste em uma folha de papel ou em um bloco de anotações digital tudo aquilo que você acha que sabe fazer: cozinhar, faxinar, organizar, administrar, gerir finanças, se comunicar…

Após isso comece a destrinchar, escreva em detalhes para cada tópico destes, coloque o máximo de informações que puder sobre cada habilidade/potencial que você tem.

Ao fim deste exercício vais perceber que você pode muito mais do que imagina. Mas talvez chegue a conclusão que podes não ter tantas habilidades assim e isso é um sinal que precisas estudar, buscar mais conhecimento e viver experiências mais ricas.

Quando moramos fora somos desafiados o tempo inteiro a sermos o melhor que pudermos, sem exceções e sem reservas, quando não acolhemos essa realidade temos muita dificuldade em chegarmos aonde desejamos. 

Sua história e seu potencial podem te ajudar a se livrar de muitos problemas e quando você se der conta disto, vai se alegrar por assumir as suas próprias responsabilidades e colher bons frutos das suas escolhas. Não há espaço para desespero ou desesperança, apenas pare, respire, recomece e acerte!

Leia também: Nenhuma experiência no exterior será saudável se você estiver fugindo.

*Caso você deseje me acompanhar pelas redes sociais, sugerir novos conteúdos e conferir mais dicas como essas, acesse o meu Instagram. Fale comigo também pelo WhatsApp.

Conheça também o canal do Youtube do Vagas pelo Mundo e inscreva-se!

Também pode te interessar: Como avaliar se chegou o momento de voltar para casa?

Vitor Luz

Vitor Luz possui formação em Jornalismo e Psicologia e ao longo da sua trajetória profissional pode se dedicar a busca de novos conhecimentos e fez uma formação em Inner Vision, Programação Neurolinguística – PNL e Certificação Internacional em Master Coaching Mentoring e Holomentoring – ISOR. Atualmente mora na cidade do Porto em Portugal para fazer um Mestrado em Psicologia, na área da Psicogerontologia. Enquanto Psicólogo Nômade Digital realiza atendimento online para brasileiros espalhados pelo mundo, os auxiliando a lidar com a saudade, medo, solidão, desilusões amorosas, relacionamentos afetivos e transição de carreira.

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *