Cidade de Braga eleita como melhor destino europeu em 2021

melhor destino europeu em 2021
Foto: Amanda Corrêa (Braga, Portugal).

Cidade portuguesa acaba de ser eleita o melhor destino europeu em 2021. Saiba mais!

Todos os anos, pessoas de 190 países votam para eleger o melhor destino europeu. E com tantas cidades da Europa preparadas para o turismo, a competição é acirrada. Paris, Roma e outras tantas cidades europeias competem voto a voto para receber o selo de melhor destino. Porém, para a surpresa de muitos, a cidade de Braga em Portugal acaba de ser eleita como melhor destino europeu em 2021.


Cidade de Braga eleita como melhor destino europeu em 2021

Ainda que 2021 esteja sendo extremamente desafiador para o setor de viagens e turismo em todo o mundo por conta da pandemia, você já parou para pensar onde quer passar as férias na Europa assim que for seguro para viajar? Por isso, a lista com os melhores destinos na Europa e tão importante, pois ela ajuda as pessoas a descobrirem as melhores cidades para conhecer no continente.

Sem contar que receber uma distinção tão importante ajuda a impulsionar o turismo, mas também o comércio local. Portanto, é muito importante para Portugal ter a cidade de Braga eleita como melhor destino europeu em 2021 e o prêmio pode servir de alento para o setor de turismo, viagens, restaurantes, hospedagens e de eventos que foram (e continuam sendo) tão castigados com a pandemia.

Nova ponte pedonal entre Portugal e Espanha: saiba onde fica.

Sobre o prêmio

O prêmio de melhor destino europeu (European Best Destination) é organizado pela European Consumers Choice (ECC). A organização, sem fins lucrativos, reúne consumidores e especialistas que se unem com o intuito de avaliar produtos e serviços. Porém, atualmente a organização se tornou um guia que ajuda a promover o turismo em todo o continente.

Outras cidades portuguesas já receberam a distinção. Em 2010, a capital Lisboa foi a campeã da primeira edição do European Best Destination e a cidade do Porto foi nomeada três vezes e venceu as três. Em 2020, Cascais alcançou o quinto lugar, mas foi a cidade francesa de Colmar que ganhou a votação.

Trem noturno de Paris para Nice: serviço começa a funcionar em março.

5 cidades mais votadas no prêmio de melhor destino europeu em 2021

A disputa foi acirrada e contou com grandes concorrentes. Veja abaixo as 5 cidades mais votadas no prêmio de melhor destino europeu em 2021:

1º lugar – Braga, Portugal

Braga destino europeu
Foto: Amanda Corrêa (Braga, Portugal).

Também conhecida como Roma portuguesa, cidade de Braga eleita como melhor destino europeu em 2021. Braga fica no norte de Portugal e é a capital do distrito com o mesmo nome. Porém, a cidade consegue agradar os amantes da história e da arquitetura, mas também para quem viaja em busca de novos sabores.

Além disso, Braga tem se mostrado também como um bom destino para quem gosta de fazer compras, isso porque é considerada um dos maiores centros comerciais de Portugal e conta com uma grande oferta de lojas independentes no centro da cidade. Sem contar que Braga é um destino imperdível para quem busca espiritualidade, pois as suntuosas igrejas, mosteiros e santuários encantam.

Considerada por muitos como sendo romântica, Braga foi eleita como uma das cidades mais felizes da Europa e uma das que contam com melhor qualidade de vida no mundo. E se você não consegue esquecer da pandemia, saiba que Braga foi reconhecido pela OCDE por conta da resposta rápida e inovadora das autoridades para conter a epidemia protegendo os mais vulneráveis.

Portanto se você gosta de viajar ou está em busca de um lugar para investir e até morar, é bom saber que Braga foi eleita o melhor destino para investir na Europa . A cidade também está comprometida com o turismo sustentável e faz parte da rede de cidades com emissão zero de CO².

Leia também: trem de alta velocidade entre Lisboa e Madri deve ser inaugurado no fim de 2023.

2º lugar – Roma, Itália

Durante décadas, foi uma das cidades europeias favoritas para viajantes de todo o mundo. “Roma Caput Mundi” (Roma é a capital do mundo). Isso é verdade de várias maneiras. Os romanos moldaram as fronteiras da Europa e a enriqueceram culturalmente como nenhuma outra civilização.

A província de Roma é a moldura correspondente aos muitos tesouros da capital, e a área circundante experimentou, mais ou menos diretamente, a influência da história da Cidade Eterna. Roma é, ainda mais do que Paris ou Atenas, um museu ao ar livre. A capital italiana é um destino ideal para uma viagem em família para descobrir o Coliseu ou para uma escapadela romântica para declarar seu amor na escadaria da Piazza di Spagna.

Metrô do Porto: 7 novas linhas e 36 estações serão construídas.

3º lugar – Cavtat, Croácia

Cavtat Croacia
Foto: European Best Destinations (Cavtat, Croácia).

Em 2021 a cidade de Cavtat, na Croácia, aparece na terceira posição da lista dos melhores destinos na Europa. A região costeira, mistura sol, mar, gastronomia, natureza, cultura e descanso. A Croácia tem se mostrado um importante destino de viagens, muito por conta de suas belezas naturais e possibilidade de vida menos intensa.

No caso de Cavtat, uma cidade que fica bem próxima de Dubrovnik (18 quilômetros), ela está na chamada Toscana Croata. Entre os sinônimos mais apropriados estão pitoresca e encantadora, pois a cidadezinha é possivelmente o lugar mais famoso da região de Konavle. Tem uma costa deslumbrante com palmeiras e foi descrita como muito semelhante a Saint Tropez (França).

Saiba mais: como é viajar de trem em Portugal.

4º lugar – Florença, Itália

É provavelmente uma das cidades mais bonitas do mundo e certamente um dos melhores destinos da Europa. Florença teve uma influência em todo o mundo e ainda atrai os amantes da arte. O Renascimento florentino realmente mudou a maneira de pensar sobre o homem e o mundo ao seu redor.

O humanismo tem suas raízes em Florença e para você ter uma ideia, Dante, Maquiavel, Galileu são de lá. Assim como Botticelli, Leonardo da Vinci e Michelangelo.

Quando você visitar Florença, não deixe de conhecer e visitar a “Cattedrale di Santa Maria del Fiore”, um dos símbolos icônicos da paisagem florentina. Aproveite para ir na Galeria Uffizi e admirar “O Nascimento de Vênus”, bem como a Galleria dell’Accademia e a estátua mais famosa de Michelangelo, o “David”.

Florença também é considerada excelente para quem gosta de comida. Se esse for o seu caso, visite o Mercato Centrale para saborear massas frescas ou uma deliciosa pizza e degustar um autêntico sorvete italiano. Um passeio romântico nos jardins do “Giardino Bardini” também são uma boa pedida.

Veja também: Avenida Champs-Elysées em Paris será transformada em um jardim extraordinário.

5º lugar – Sibiu, Romênia

Sibiu é provavelmente uma das cidades mais bonitas da Romênia e um dos melhores destinos da Europa. Localizada no coração da famosa e bela província histórica da Transilvânia, é uma combinação maravilhosa entre a história e o espírito vibrante de uma cidade europeia moderna.

A cidade tem raízes profundas em seus mais de 800 anos de história, mas está fortemente ligada ao presente e aos valores europeus e tudo isso resulta em um caráter único. Sibiu é uma combinação de sucesso entre sua valiosa herança cultural e uma vida urbana europeia, cosmopolita, jovem e dinâmica.

Capital europeia da cultura há alguns anos, Sibiu é também um destino de primeira escolha para os amantes da gastronomia, uma vez que Sibiu é a única cidade da Roménia que recebeu 3 estrelas Michelin. Ideal para uma viagem em família, também se mostra como um excelente destino para quem curte história, arquitetura e até compras.

Leia também: conheça as viagens de trem mais bonitas do mundo.

Conheça todas as cidades que participaram da eleição para melhor destino europeu em 2021

Agora que você já conhece as cinco cidades que foram eleita como melhor destino europeu em 2021, acesse o site do European Best Destination e confira todas as 20 cidades mais votadas.

Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é jornalista brasileira e mora no exterior há 6 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua há 15 anos na área de Jornalismo, produção de conteúdos, mídias sociais. Com seus textos, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *