O trem noturno do Porto para Paris fará parte de uma nova rede europeia que está sendo planejada com vagões-leito. Saiba mais!
Uma startup da França informou que vai criar e administrar verdadeiros ‘hotéis sobre trilhos’. A empresa promete ligar a capital francesa Paris para pelo menos 12 cidades em toda a Europa. Dessa maneira, a cidade portuguesa do Porto foi incluída na lista inicial e deve começar a receber trens a partir de 2024. Outras cidades que estão no projeto são: Madri e Barcelona (Espanha), Roma, Florença, Veneza e Milão (Itália), Bruxelas (Bélgica), Hamburgo e Berlim (Alemanha), Copenhagen (Dinamarca) e Edimburgo (Escócia).
Nova rota de trem noturno do Porto para Paris
Não faz 10 anos que os trens noturnos na Europa pareciam fadados ao esquecimento. Contudo, a Midnight Trains, uma startup nova da França disse que está planejando uma rede de trens que partirão de Paris para 12 cidades europeias. Os trens entram nos trilhos a partir de 2024 fazendo os trajetos a noite. A companhia acredita que quando a pandemia acabar, haverá um aumento no interesse das pessoas em realizar viagens de trem. Sendo assim, propõe aos seus futuros clientes a oportunidade de viajar em “hotéis sobre trilhos”.
Todavia, os responsáveis pela empresa já descartaram a ideia de que o plano seja fazer renascer o famoso (e caro) trem de luxo Expresso do Oriente. No fundo, o plano é que a empresa se torne uma alternativa no mercado, geralmente dominado pela SNCF, a empresa pública francesa de trens, e aos voos de curta distância que são operados por companhias aéreas de baixo custo.
A porta para o sucesso, acreditam os proprietários da Midnight Trains, serão os quartos “estilo hotel” nos trens que oferecem conforto, segurança e privacidade para os passageiros, além de restaurante e um bar a bordo.
Leia mais: conheça os erros mais comuns de brasileiros na primeira viagem de trem pela Europa.
Mercado em mudança
Se em 2018 os trens na Europa estavam praticamente esquecidos e uma rota de trem noturno do Porto para Paris era impensável, tudo parece estar mudando. Os discursos em torno do meio ambiente parecem ter aderência ao público e, com isso, os voos low-cost e as viagens poluentes de longa distância de ônibus estão na mira do mercado. Desse modo, os investidores da startup acreditam que já há um maior interesse em fazer renascer as rotas de trens noturnos em todo o continente europeu.
A Midnight Trains que atender e ofertar para os seus clientes 12 destinos que ficam entre 500 e 900 milhas de Paris. Por isso, inicialmente vai ligar Paris ao Porto (Portugal), Madri e Barcelona na Espanha, as italianas Roma, Florença, Veneza e Milão, Bruxelas (Bélgica), Hamburgo e Berlim na Alemanha, Copenhagen (Dinamarca) e Edimburgo (Escócia – Reino Unido).
Contudo, a lista de destinos europeus pode aumentar e somente será finalizada depois de a empresa firmar alguns acordos importantes na França e nos países em que pretende atuar.
Veja também: como é viajar de trem em Portugal.
Sobre a Midnight Trains
A Midnight Trains é uma empresa francesa é financiada por empresários. Entre os principais acionistas está o bilionário das telecomunicações Xavier Niel, co-proprietário do jornal Le Monde. Adrien Aumont, cofundador da Midnight Trains, é também um dos fundadores da plataforma de financiamento coletivo KissKissBankBank e será um dos comandantes da nova startup. A Midnight Trains é apenas mais uma empresa nova que está focada nas viagens de trem na Europa, já que o mercado está cada vez mais competitivo.
Você viu? Depois de 30 anos, será retomada a conexão de trem de passageiros entre Suécia e Finlândia.
Renascimento das ferrovias na Europa e o trem noturno do Porto para Paris
Por toda a Europa, as ferrovias operadas por empresas estatais estão sendo assediadas por empresas privadas que querem ofertar novos serviços. Os passageiros e pessoas que gostam de viajar de trem, especialmente a noite, aguardam há tempos pelo surgimento de novas rotas de trem noturno.
Além disso, a Estratégia de Mobilidade Sustentável e Inteligente, que foi publicada pela Comissão Europeia em dezembro de 2020, está exigindo uma grande mudança nas empresas e trazendo mais passageiros para o transporte ferroviário. A nova rota de trem noturno do Porto para Paris coloca Portugal no mapa e serve como uma alternativa para as viagens no continente.
Em 2016, a Austrian Federal Railways (ÖBB) criou seis rotas noturnas com a marca Nightjet. Nós do site Vagas pelo Mundo noticiamos que outras empresas na República Tcheca, Holanda e Bélgica estavam anunciando novos serviços de viagens de trem noturnos. Em dezembro de 2020 a ÖBB, a Deutsche Bahn, a SNCF e a Swiss Federal Railways (SBB) anunciaram a assinatura de um acordo para o lançamento de novos serviços de trem noturno. Os acordos e fusões são passos dados em direção ao desenvolvimento da rede Trans-Europe Express (TEE) 2.0 e vai lançar quatro novos serviços para 13 das maiores cidades da Europa nos próximos anos.
Veja também: a reabertura da Disneyland Paris com novos brinquedos e um novo hotel.
*Aproveite para conhecer também o nosso canal do Youtube: