Visitar o Reino Unido logo ficará mais burocrático para cidadãos da União Europeia que terão que solicitar permissão de viagem. Saiba mais!
*Texto de Amanda Corrêa e Monika Victor
O governo britânico planeja implementar um sistema de Autorização Eletrônica de Viagem (Electronic Travel Authorisation) e, desse modo, obrigar os visitantes a solicitar permissão para visitar o Reino Unido. A regra vai incluir os cidadãos da União Europeia que terão que pedir autorização prévia para viajar e entrar no Reino Unido como turistas. Saiba mais!
Autorização Para Visitar o Reino Unido
As novas regras propostas pelo governo do Reino Unido pretendem estabelecer uma passagem de fronteira ‘sem contato’ a partir de 2023 (ainda sem data definida). Na prática, isso significa que alguns passageiros poderão entrar no país isentos de usar um portão de passaporte eletrônico ou falar com o oficial de imigração e fronteira britânico. As informações foram publicadas pelo portal de notícias Schengen Visa Info.
A intenção do governo do Reino Unido é que as novas regras reduzam o tempo de espera para entrar no país. Quem for visitar o Reino Unido sendo um cidadão da União Europeia vai precisar, com a mudança, carregar uma foto sua e enviá-la ao Home Office (Ministério do Interior) antes da viagem para o Reino Unido.
Os viajantes estarão sujeitos a uma pré-triagem, como diz o governo, permitindo que sejam identificados na fronteira usando tecnologia de última geração para isso.
Piores aeroportos da Europa: taxas mais altas de atrasos e cancelamentos.
Tecnologia e Controle
O Reino Unido vai utilizar uma nova tecnologia com reconhecimento facial e, desse modo, identificar e possibilitar que os visitantes viajem para o Reino Unido sem precisar passar por check-ups físicos no portão.
As novas regras também exigirão que os viajantes internacionais forneçam detalhes biográficos e biométricos, como fotos de seus rostos, por meio do novo esquema de Autorização Eletrônica de Viagem (Electronic Travel Authorisation – ETA) antes de viajar e visitar o Reino Unido.
“Como Ministro do Interior, tenho me concentrado em retomar o controle do nosso sistema de imigração por meio do meu Novo Plano de Imigração. Isso inclui garantir que tenhamos uma fronteira adequada ao século 21, que permita que os viajantes obtenham um visto e passem pela fronteira com facilidade, mantendo a segurança nacional”, disse Priti Patel.
Você viu? Aeroporto de Heathrow limita número de passageiros.
Permissão de Viagem
Além disso, a partir de 2023, o Home Office (Ministério do Interior) do Reino Unido começará a introduzir um esquema de ‘permissão para viajar’ (Permission to Travel), com todos que desejam viajar sendo obrigados a apresentar essa permissão.
Os portadores de passaporte do Reino Unido e da Irlanda estão isentos de tais exigências, mas todos os demais precisarão solicitar um visto ou ‘Autorização de Viagem Eletrônica’ (ETA).
Todos os visitantes, incluindo europeus, terão que solicitar uma ETA que pode custar cerca de € 21 (vinte e um euros). Quem quiser visitar o Reino Unido também terá que enviar dados biográficos, biométricos e de contato, bem como responder a algumas perguntas, conforme consta no documento referente ao novo esquema.
Viajar de trem na Espanha: passagens gratuitas a partir de setembro.
Visitar o Reino Unido: Mesma Burocracia dos EUA
Embora essa permissão não seja um visto, ela terá autoridade para tornar um indivíduo elegível para embarcar em um voo para viajar para o Reino Unido. O ETA será semelhante ao Sistema Eletrônico de Autorização de Viagem dos EUA (ESTA), que foi introduzido após o 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos.
O esquema será testado a partir de março de 2023 com visitantes do Kuwait, Qatar, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Omã e Bahrein, antes de ser potencialmente apresentado a todos os visitantes do mundo até o final de 2023.
Reino Unido: Cultura e Curiosidades
O Reino Unido é formado por quatro países: a Inglaterra, a Escócia, o País de Gales e a Irlanda do Norte. A moeda dos quatro países é a libra esterlina, eles sempre tiveram uma moeda e uma economia forte.
A Inglaterra é um dos países mais importantes do mundo e é o berço de importantes universidades, como a Universidade de Oxford e a de Cambridge. A Universidade de Oxford é a segunda mais antiga universidade da Europa e possui 47 vencedores do Prêmio Nobel.
Londres é a principal cidade da Inglaterra e do Reino Unido e um dos centros financeiros mais importantes do mundo. Atualmente, os quatro países contam com uma população de 67 milhões de habitantes.
Importantes músicos, poetas, pintores e escritores nasceram no Reino Unido e o país é pioneiro na indústria cultural. Entre os principais nomes, estão: Os Beatles, William Shakespeare, Charles Darwin, Isaac Newton, Elton John, Rolling Stones, etc.
Melhores opções de vida noturna no Reino Unido
Visitar o Reino Unido significa conhecer muitos pubs e tomar muitas pints (canecas de cerveja). Cada cidade possui sua vida noturna, mas uma coisa é certa: os britânicos costumam começar a beber cedo. Normalmente, assim que saem do trabalho, logo às 17h00.
Alguns pubs fazem happy hour com drinks em dobro depois do trabalho e você também pode aproveitar para comer por lá. Em pubs, são servidos hambúrgueres, fish and chips e petiscos.
Mas, é claro que para quem gosta de dormir tarde, também existem baladas em Londres e nas grandes cidades britânicas. Entre as principais baladas de Londres, estão:
- The Star of King
- Corsica Tiger
- Tiger London
- XOYO
- Printworks
- Cirque Le Soir
Já entre os melhores pubs de Londres, estão:
- The Churchill Arms, Kensington
- Sherlock Holmes Pub
- Waxy O’Connor’s London
- The Victoria, Paddington
- Ye Olde Cheshire Cheese
- The Hemingford Arms
- Ye Olde Mitre, Holborn
Existem uma infinidade de pubs na Inglaterra e você pode escolher pelo TripAdvisor ou pelo Google e filtrar com as melhores classificações, ou pela localidade que você esteja.
Custo de vida para morar no Reino Unido
O custo de vida para morar no Reino Unido varia muito de cidade para cidade. Se você escolher morar em Londres, Edimburgo, Cardiff ou Belfast (as capitais), irá pagar um aluguel mais alto.
Morar em Londres pode ser bastante desafiador em questões de moradia, mas nada é impossível. É preciso pesquisar bastante para escolher um bom bairro ou então morar nas cidades do entorno de Londres.
Atualmente (2023), o salário mínimo no Reino Unido é de £ 10,42 por hora. Ou seja, £ 1.667,20 libras por mês, para quem trabalha 40 horas semanais e tem mais de 22 anos.
Já os custos mensais variam bastante de acordo com o tamanho da cidade. No interior, é possível encontrar casas por £ 600 libras por mês para alugar. Já em Londres, o valor médio de um apartamento básico de dois quartos para alugar é de £ 2.000 libras por mês (mas pode passar tranquilamente, dependendo do tamanho do imóvel). Para quem ganha um salário mínimo na Inglaterra, precisa dividir casa com mais pessoas.
Veja os valores de aluguel em Londres no site Right Move. Nele, você pode filtrar pelo bairro, número de quartos, preço máximo que deseja pagar, etc. O site possui muitas propriedades para escolher e você pode alterar a cidade que deseja morar no Reino Unido.
Apaixone-se pelo Big Ben em Londres: História, Reformas e Curiosidades.
As 10 melhores cidades para morar no Reino Unido
Se você está planejando morar no Reino Unido, conheça as 10 melhores cidades:
Aberdeen – Escócia
Aberdeen é uma cidade da Escócia, que fica a 204 quilômetros de Edimburgo. A cidade portuária fica na costa, local onde os rios Dee e Don se encontram com o Mar do Norte.
A cidade é considerada uma das mais ricas do Reino, com bons salários. A média salarial na cidade é de £ 2.278,66 e o custo de vida fica bem abaixo de cidades como Londres e Edimburgo, por exemplo. Atualmente, a população de Aberdeen é de 213 mil moradores.
Nova linha de metrô em Londres: Elizabeth Line ligará Heathrow ao centro.
Belfast – Irlanda do Norte
Belfast é a capital da Irlanda do Norte e tem uma população de 639 mil habitantes. É uma cidade segura, ampla e com muitas atividades para fazer.
A cidade da Irlanda do Norte ficou na 10ª posição na lista, liderada por Cambridge, Manchester e Oxford. Belfast foi nomeada entre as cidades de tecnologia com o crescimento mais rápido do Reino Unido, segundo um novo relatório do Conselho de Economia Digital do Reino Unido.
Belfast é uma cidade charmosa, que vale a pena conhecer e se candidatar para vagas de emprego no Reino Unido.
Brighton – Inglaterra
A cidade de Brighton fica no Sul da Inglaterra e conta com uma grande população estrangeira. Cerca de 8 milhões de turistas também visitam a cidade todos os anos.
Brighton tem uma população de 617 mil habitantes e é um destino bastante turístico dos ingleses, tanto para férias, quanto para conferências de negócios.
Londres – Inglaterra
A capital da Inglaterra é uma cidade enorme, cosmopolita e moderna, que mescla entre o histórico e o novo. Com 9,5 milhões de habitantes, tem mais do que o dobro do tamanho de Nova York.
Londres é uma cidade segura, com muitas opções de trabalho, lazer e atrações. Para quem gosta de cidades grandes, Londres é, sem dúvida, uma cidade sensacional para morar no Reino Unido.
Se você morar em Londres, nunca vai ficar com tédio, afinal, tudo acontece por lá: eventos, shows, teatros, espetáculos, jogos de futebol, eventos da monarquia britânica e muito mais.
O transporte público de Londres funciona muito bem: é limpo, pontual e seguro. Somos suspeitos para falar, mas Londres é uma das cidades mais incríveis do mundo, seja para morar ou visitar. O salário em Londres fica na média de £ 2.410,86 libras por mês e o custo de vida médio, em £ 2.149,89.
Bournemouth – Inglaterra
A cidade de Bournemouth também fica no Sul da Inglaterra e é um local de férias e diversão dos britânicos, além de contar com uma vida noturna agitada. A cidade é ideal para famílias, pois possui boas escolas e transporte público. Alguns rankings também apontam Bournemouth como uma das cidades mais caras do mundo para se viver.
Derby – Inglaterra
A cidade de Derby fica na região centro da Inglaterra, bem próxima de Nottingham. Derby é uma boa cidade para morar no Reino Unido e conta com uma população de 258 mil habitantes. Ela é uma cidade mais barata para se viver e possui boas atrações e ótimos lugares próximos para passear (como a Floresta do Robin Hood, por exemplo, chamada de Sherwood Forest).
Trabalhar no exterior: passo a passo para o seu planejamento em 2022.
Cambridge – Inglaterra
A cidade de Cambridge, na Inglaterra, é uma das cidades mais incríveis para quem quer estudar na Inglaterra. Com 145 mil habitantes, Cambridge fica a 98 quilômetros de distância de Londres.
Cambridge é conhecida pela sua famosa e importante Universidade de Cambridge e fica apenas a 40 minutos do Aeroporto de Stansted.
Birmingham – Inglaterra
Já a cidade de Birmingham é a segunda maior cidade do Reino Unido, depois de Londres. Se você pensa em morar no Reino Unido, saiba que Birmingham faz parte da Revolução Industrial e conta com indústrias e muitas boas empresas para trabalhar.
Com uma população de 1,4 milhões de habitantes, Birmingham é uma cidade grande e de imensa importância econômica para a Inglaterra. A cidade possui canais, muitas opções de restaurantes e de pubs, além de ter mais de 50 festivais de música ao longo do ano. Na cidade, nasceu a banda Black Sabbath, Duran Duran, UB4O, Judas Priest do Led Zeppelin, entre vários outros artistas.
Middlesbrough – Inglaterra
A cidade de Middlesbrough está localizada no nordeste da Inglaterra e é considerada uma boa cidade para morar no Reino Unido, para famílias jovens. Com cerca de 391 mil habitantes na sua área urbana, é uma cidade de porte médio e famosa pelas suas indústrias.
Uma das vantagens da cidade é a proximidade com a cidade de Newcastle upon Type e a charmosa Durham (uma das cidades mais lindas da Inglaterra para visitar).
Oxford – Inglaterra
A cidade de Oxford é famosa em todo o mundo por conta da sua Universidade de Oxford, uma das universidades mais prestigiadas e antigas do mundo. A cidade inglesa conta com 162 mil habitantes, sendo 24% estudantes (cerca de 30 mil estudantes).
Oxford também é considerada uma das cidades com os salários mais altos do Reino Unido, com boa qualidade de vida e também ótima para visitar. Aproveite para ler também: Roteiro de viagem Inglaterra, as melhores cidades para visitar.
Documentos necessário para ir ao Reino Unido
Muitos brasileiros buscam algum país do Reino Unido para conhecer, para morar ou para turistar. Para realizar a sua viagem de forma tranquila, você precisa separar alguns documentos necessários que serão exigidos pelo país para adentrar a região. E quais são os países que compõem o Reino Unido?
O Reino Unido ou “United Kingdom”, representado pela sigla UK, é composto por quatro países: Inglaterra (England), Escócia (Scotland), País de Gales (Wales) e Irlanda do Norte (Northern Ireland).
O Rei Charles III, que assumiu recentemente o trono, além de ser o Rei da Inglaterra, também é o Chefe de Estado do Reino Unido. Então, você pode se perguntar: qual a ligação da documentação sobre o que é o Reino Unido e quem o comanda? Simples, é porque a mesma documentação necessária para entrar na Inglaterra, também será necessária para você entrar na Escócia, no País de Gales e na Irlanda do Norte.
Documentos necessários:
- Passaporte válido e atualizado (com, pelo menos, uma folha em branco);
- Passagem aérea de volta;
- Comprovantes financeiros;
- Comprovante de hospedagem;
- Visto de turismo que será carimbado na hora (o visto de residência é carimbado com antecedência);
Documentos necessários para o visto (variam de acordo com o tipo de visto):
- Passaporte válido e atualizado;
- Extratos Bancários;
- Fotografia;
- Seguro viagem;
- Atestado médico;
- Motivo do visto: estudo, trabalho, voluntariado, etc;
Caso você tenha dúvidas sobre a necessidade de visto para entrada no Reino Unido, no site do Governo é possível saná-las.
Turismo
O Reino Unido possui história, cultura e paisagens para viajantes de todos os gostos. Da agitada capital Londres às tranquilas Terras Altas da Escócia, existem diversas possibilidades de conhecer lugares incríveis e encantar-se com as particularidades de cada região. Se você gosta de passeios ao ar livre e de paisagens naturais, você pode visitar as terras Altas da Escócia ou caminhar pelo Vale de “Snowdonia” do País de Gales. Já na Irlanda do Norte, você pode se encantar com a Calçada do Gigante e passear de bicicleta pelo “Lake District”, ao norte da Inglaterra.
Se você busca por passeios culturais, o Reino Unido também oferece inúmeras opções de museus, teatros e concertos. Em Londres, assista algum concerto no Royal Albert Hall ou veja artistas internacionais no Arena O2.
Em Edimburgo, aprecie belas obras de arte no “Scottish National Gallery”; em Belfast, conheça a história do Titanic, através do “The Experience Titanic”; e em Cardiff, conheça o Millennium Centre, com espetáculos de ballet, ópera, dança contemporânea e musicais. Por fim, se você prefere uma vida noturna agitada, é melhor buscar entretenimento nas principais cidades, como: Londres, Edimburgo, Cardiff e Belfast. Por outro lado, se quiser momentos para relaxar, reserve um cômodo em um castelo ou uma casa de campo afastada, à beira de um lago.
Residir
Morar fora é um desejo de muitos brasileiros e, se você pretende viver no Reino Unido, necessitará de um visto para isso (exceto se você tiver a cidadania europeia que, mesmo não necessitando do visto, precisará de uma autorização de permanência do governo britânico, para poder acessar o sistema de saúde e o ensino do país).
Principais tipos de visto para residir no Reino Unido:
- Visto de Investimento no país ou de abertura de empresa;
Visto de Estudante;
- Visto de Trabalho;
- Visto de investigação altamente qualificada;
- Visto de Casamento (com cidadão britânico).
Saiba como morar na Inglaterra: Melhores Cidades, Cultura e Documentação Necessária
Principais vantagens de morar no Reino Unido
Antes de mudar-se para o Reino Unido, é importante observar e considerar as vantagens e desvantagens de morar. Uma das principais vantagens em morar no Reino Unido é a utilização da língua inglesa, pois você irá se comunicar em inglês com as pessoas, o que é um benefício para a sua carreira profissional e/ou uma facilidade para a sua interação no novo país.
O ensino no Reino Unido é um ensino de qualidade, tanto para crianças e adolescentes, com boas escolas públicas, quanto para profissionais que desejam realizar uma especialização em uma instituição renomada, como a Universidade de Oxford ou a Universidade de Cambridge, por exemplo.
O sistema de saúde pública no Reino Unido também é bastante eficaz e possui medicamentos e assistência médica gratuita (ou com baixo custo), os quais são disponibilizados aos moradores, incluindo os expatriados. Além disso, é importante ressaltar que o sistema de saúde é financiado, principalmente, pelos impostos.
Agências de intercâmbio para o Reino Unido
Existem muitas agências de intercâmbio para estudar no Reino Unido e você deve pesquisar bastante sobre a empresa antes de fechar o seu intercâmbio, além de analisar o atendimento e o suporte prestados pela agência aos estudantes.
Oportunidades de trabalho no Reino Unido
O Reino Unido oferece oportunidades de trabalho para estrangeiros, sobretudo para profissionais especializados. Algumas áreas demandam profissionais com formação acadêmica e com experiência no mercado de trabalho, então essa pode ser uma boa oportunidade para você realizar o seu sonho de morar no Reino Unido e ampliar suas perspectivas profissionais.
Para acessar as oportunidades de emprego no Reino Unido, você pode acessar o site do governo e buscar por vagas na sua área de atuação. Além disso, outros sites podem ser acessados, como: LinkedIn e Reed.
Estude a empresa que oferece a vaga do seu interesse e prepare-se para a entrevista de emprego. Tenha um currículo bem elaborado em inglês e verifique se o seu nível de inglês é compatível ao nível exigido pela empresa. Aplique-se e boa sorte!
Salário Mínimo na Inglaterra, Aumento no Reino Unido e Poder de Compra
Áreas que mais contratam
De acordo com uma pesquisa realizada pela Grab Jobs, as áreas que mais necessitam de profissionais, no Reino Unido, em 2023, são:
- Project Manager (Gerente de Projetos);
- Store Manager (Gerente de Loja);
- Customer Assistance (Assistência ao cliente);
- Software Engineer (Engenheiro de Software);
- Operations Manager (Gerente de Operações);
- Business Analyst (Analista de Negócios);
- Nurse (Enfermeiro);
- Engineer (Engenheiro);
- Teacher (Professor);
- Veterinary Nurse (Enfermeiro Veterinário);
- Marketing Specialist (Especialista de Mercado);
- Graphic Designer (Designer Gráfico);
- Game Designer/Developer (Designer/ Desenvolvedores de Games)
- SEO (Searching Engine Optimization) Specialist (Especialista em SEO);
- UI/UX Designer (Designer de interface / Designer de Experiência do Usuário);
- Care Worker (Cuidador);
- Accountant (Contador);
- Sales Account Manager (Gerente de contas);
- Cybersecurity Specialist (Especialista em Cibersegurança);
- Social Worker (Assistente Social).
Vagas na Siemens na Irlanda: 100 empregos em centros de pesquisa e desenvolvimento
Profissões que melhor pagam
- Algumas profissões, no Reino Unido, pagam melhores salários. Confira:
- Chief Executive (Chefe Executivo) – a remuneração pode variar entre 50.000 £ e 250.000 £.
- Medical Practitioners (Médicos) – a remuneração pode variar entre 39.500 £ e 114.000 £.
- Judges (Juízes) – a remuneração pode variar entre 91.217 £ e 267.509 £.
- HR Director (Diretor de RH) – a remuneração pode variar entre 55.000 £ e 120.000 £.
Salário Mínimo na Irlanda: Atualizações, Melhores Áreas e Dicas de Mercado
Dicas para um estrangeiro no Reino Unido
Uma das principais dicas para um estrangeiro, além do planejamento, é pesquisar bastante sobre toda a cultura local.
Além disso, se você pretende morar no Reino Unido, também é importante ter uma reserva financeira, mesmo que você esteja indo empregado.Isso porque é muito importante que você tenha como se manter financeiramente por um período, caso algo não saia como o planejado (tenha uma reserva financeira para 6 meses, por exemplo).
Por fim, dominar o inglês para facilitar o processo de adaptação e criar oportunidades é essencial.
Respeite as regras do país
Cada país possui seus costumes e regras e algumas delas são muito simples, no entanto, para você que pretende morar no Reino Unido, deve prestar mais atenção ao mudar-se para a região.
Uma das principais características da população do Reino Unido é a pontualidade. Se você marcou um horário com um amigo ou precisa realizar um negócio que encontrará alguém, certifique-se de chegar no horário. Isso demonstrará respeito ao próximo e a você mesmo.
Os britânicos são muito educados, então, usar as expressões básicas como “por favor”, “obrigada”, “com licença” e “desculpe-me” farão toda a diferença na hora de se relacionar no Reino Unido.
Assuntos polêmicos como política, futebol e religião, não devem ser discutidos com qualquer pessoa no Reino Unido, para evitar constrangimentos, tanto para você, quanto para a pessoa, especialmente se você não a conhecer tão bem.
Por fim, respeite as filas, afinal, no Reino Unido, se você tentar furar uma fila, pode acabar tendo que voltar para o final dela.
Morar no Exterior: Para Cada Escolha uma Renúncia, os Desafios de Mudar de País
Faça amizades
Fazer novas amizades, assim que você mudar para o Reino Unido, é uma das melhores formas de integrar-se aos novos costumes e à nova cultura, de adaptar-se mais rapidamente ao ambiente e de sentir-se mais acolhido. Por isso, utilize seu inglês e a sua simpatia com as pessoas nas filas de mercado, no transporte público, no trabalho e quando reconhecer oportunidades de conhecer novas pessoas.
Estudar Fora: 7 dicas fundamentais para se dar bem no exterior
Mergulhe na nova cultura
Para mergulhar numa nova cultura, é necessário que você esteja disposto a conhecer e a interagir com as pessoas da região, a entender o que é importante nos costumes e na cultura local ( como datas comemorativas e expressões únicas do lugar) e a dedicar-se ao inglês para a comunicação: isso pode tornar a sua experiência no Reino Unido ainda melhor.
*Veja também quais os documentos necessários para morar no exterior: