Conheça os 6 novos programas de imigração no Canadá que facilitarão a residência permanente no país. Saiba mais!
O IRCC (Immigration, Refugees and Citizenship Canada) está abrindo caminho para que 90 mil estudantes internacionais graduados e trabalhadores essenciais no Canadá se tornem residentes permanentes. Sem contar que pretende facilitar a vida de um número ilimitado de candidatos que falem francês para a residência permanente no país. Conheça os novos programas de imigração no Canadá.
Novos programas de imigração no Canadá
Trabalhadores essenciais, estudantes internacionais graduados e falantes de francês no Canadá terão seis novos caminhos para a residência permanente a partir de maio de 2021. O ministro da imigração do Canadá, Marco Mendicino, anunciou os novos programas no dia 14 de abril de 2021.
Três dos novos programas abrirão o caminho para que 90 mil novos imigrantes obtenham o status de residentes permanentes ainda em 2021. Os outros três fluxos de imigrantes de língua francesa não terão limite de admissão.
Leia mais: nova ponte suspensa no Canadá será inaugurada em maio.
Mais sobre os novos programas de imigração no Canadá
Os novos programas de imigração no Canadá serão voltados para trabalhadores temporários empregados em hospitais e lares de longa permanência, e para aqueles que estão na linha de frente de outros setores essenciais, bem como para estudantes internacionais graduados de instituições educacionais canadenses.
A partir de 6 de maio de 2021, o Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC) começará a aceitar inscrições nos seguintes programas:
- 20.000 inscrições para trabalhadores temporários na Área de Saúde;
- 30.000 inscrições para trabalhadores temporários em outras ocupações essenciais selecionadas;
- 40.000 inscrições para estudantes internacionais que se formaram em uma instituição educacional canadense.
Os novos programas de imigração no Canadá permanecerão abertos até 5 de novembro de 2021 ou até atingirem seu limite. Essas novas políticas públicas se aplicam a trabalhadores em 40 ocupações de saúde, bem como a 95 outros empregos essenciais em uma variedade de campos, como assistência, produção e distribuição de alimentos.
Pesquisa: Canadá supera os Estados Unidos como melhor destino para trabalhar no exterior.
Como se candidatar
Para serem elegíveis, os trabalhadores precisam de pelo menos um ano de experiência de trabalho no Canadá em uma profissão de saúde ou outra ocupação essencial pré-aprovada. Os estudantes internacionais graduados devem ter concluído um programa pós-secundário canadense elegível nos últimos quatro anos, e não antes de janeiro de 2017.
Os graduados e funcionários devem ter proficiência em um dos idiomas oficiais do Canadá (inglês ou francês), atender aos requisitos gerais de admissibilidade e estar presente, autorizado a trabalhar e morar no Canadá no momento de sua inscrição para se qualificar. Eles também devem residir em qualquer província canadense que não seja Quebec.
Essas novas políticas ajudarão aqueles com status temporário a planejar seu futuro no Canadá, desempenhar um papel fundamental em nossa recuperação econômica e nos ajudar a reconstruir melhor. Nossa mensagem para eles é simples: seu status pode ser temporário, mas suas contribuições são duradouras – e queremos que você fique.
Marco Mendicino — Ministro da imigração do Canadá em comunicado para a imprensa
Veja mais: nova ferramenta promete ajudar imigrantes na escolha de onde morar no Canadá.
Canadá já estava planejando facilitar a imigração
O ministro da imigração, Marco Mendicino, vinha sugerindo a ideia de facilitar a imigração para residentes temporários desde outubro de 2020. Inclusive foram anunciadas as maiores metas de imigração que o Canadá já viu e nós escrevemos sobre isso.
Mendicino disse ainda que a mudança seria necessária para que o país consiga se recuperar de um ano de redução da imigração. O Canadá não admitiu imigrantes suficientes em 2020 e, como resultado, o crescimento populacional caiu para os níveis da Primeira Guerra Mundial.
Leia também: cidades menores do Canadá estão atraindo mais imigrantes.
Novos programas de imigração no Canadá miram no futuro
Nos próximos três anos, o Canadá pretende receber cerca de 1,2 milhão de novos imigrantes. Cerca de 401.000 devem se tornar residentes permanentes somente em 2021, mas as restrições de viagens relacionadas ao coronavírus ainda estão em vigor, impedindo muitos de imigrar para o Canadá.
O sistema de imigração do Canadá já está buscando facilitar a transição para a residência permanente para aqueles que já residem no país. Muitos dos mais de 100 diferentes programas de classe econômica do Canadá concedem pontos extras para aqueles com experiência canadense ou existem especificamente para facilitar essas transições.
Isso é em grande parte uma função da pesquisa da Statistics Canada que mostra que a experiência canadense pré-desembarque apóia a integração no mercado de trabalho do país. Além disso, facilitar essas transições tem sido a chave para o Canadá promover uma distribuição mais ampla da imigração em todo o Canadá. Essa abordagem ajuda as cidades e comunidades menores a reter os trabalhadores estrangeiros temporários e os estudantes internacionais que estabeleceram raízes localmente.
Leia também: Quebec lança novos programas de imigração no Canadá.
Sorteios de inscrição expressa (Express Entry) visando candidatos que já estão no Canadá
Uma das maneiras pelas quais o Canadá tem trabalhado para atingir a meta de imigração em 2021 é convidando um grande número de candidatos à imigração que estão vivendo no Canadá durante uma pandemia a se inscreverem para residência permanente.
Aproximadamente a cada duas semanas desde o início de 2021, o Canadá realizou sorteios de inscrição expressa (Express Entry) que visam apenas candidatos que são elegíveis para o Canadian Experience Class (CEC), ou que foram anteriormente indicados por meio do Provincial Nominee Program (PNP).
Mudança de país: como conseguir emprego no Canadá sendo um recém-chegado.
Sobre o Express Entry
O Express Entry é a principal forma de o Canadá receber imigrantes da classe econômica, pois compreende mais de um quarto das admissões anuais de recém-chegados no Canadá. Em 13 de fevereiro de 2021, o Canadá convidou todos os candidatos qualificados para o CEC (Canadian Experience Class) do Express Entry, um total de 27.332 candidatos.
Este foi de longe o maior e mais histórico sorteio desde o lançamento do Express Entry, lançado em janeiro de 2015. Antes deste sorteio, o maior número de candidatos ao Express Entry que o IRCC convidou ao mesmo tempo foi de 5.000.
O departamento de imigração disse que o motivo do sorteio foi parte de um esforço para ajudar mais candidatos à imigração que estavam trabalhando no Canadá a permanecer no país. Cerca de 90% dos candidatos do CEC já estão no Canadá, o que significa que não serão afetados por restrições de viagem e podem não ter as mesmas dificuldades para reunir todos os seus documentos em comparação com os candidatos estrangeiros.
Você viu? Retomado teste de cidadania online no Canadá.
Outras maneiras pelas quais o Canadá pretende alcançar a meta de 401.000 novos imigrantes
Para alcançar a meta audaciosa de 401 mil novos imigrantes, o Canadá também está contando com outras correntes de classe econômica para fazer a transição dos que estão no país para residência permanente em 2021. Além do sistema de entrada expresso (Express Entry) e do PNP (Provincial Nominee Program), programas como o Atlantic Immigration Pilot e outros permitirão que mais pessoas consigam a residência permanente em 2021.
O IRCC e a província de Quebec já mostraram que não são contrários a criar novas maneiras de ajudar os imigrantes a continuarem no Canadá de maneira permanente. Os chamados “Anjos da Guarda” (Guardian Angels) conquistaram os corações dos canadenses no ano passado. Esses são requerentes de asilo que têm trabalhado na linha de frente do sistema de saúde do Canadá, ajudando a combater a pandemia.
A partir de dezembro de 2020, tanto o IRCC quanto o Quebec começaram a aceitar pedidos de residência permanente de tais indivíduos como forma de agradecimento por suas contribuições ao Canadá durante a pandemia.
Quebec: conheça o novo portal de recrutamento direto de empregador-imigrante no Canadá.
Imigração familiar para o Canadá
A imigração de classe familiar também está contribuindo para a meta de 401 mil novos imigrantes no Canadá. Os imigrantes de classe familiar estão isentos das restrições de viagem no Canadá e podem entrar no país para concluir seu desembarque de residência permanente. Eles representam mais de um quarto das admissões de recém-chegados que o país está buscando de acordo com seu projeto de imigração.
Leia também: como trabalhar no Canadá, formas de visto e salários.
Novos programas de imigração no Canadá fundamentais para a recuperação econômica
Muito antes da pandemia, os canadenses buscaram a imigração para ajudar a mitigar seus desafios demográficos, causados pelo envelhecimento da população e baixa taxa de fertilidade. Desde 1971, a taxa de fertilidade do Canadá está abaixo do nível de reposição de 2,1 bebês por mulher. Esse período de baixa fertilidade veio depois da geração baby boomer, quando a taxa de natalidade era de mais de três filhos por mulher entre 1946 e 1965.
Os nove milhões de baby boomers do Canadá estão chegando à idade de aposentadoria nesta década. Sem novos trabalhadores suficientes para preencher as lacunas no mercado de trabalho, o Canadá não será capaz de sustentar uma economia competitiva. Além disso, a geração mais jovem suportará as pressões de cuidar de uma geração mais velha que a supera e, por sua vez, a geração mais velha pode não receber os cuidados adequados.
Como tal, o Canadá tem buscado uma maior imigração para apoiar o crescimento da população e da força de trabalho de que precisa para manter seus altos padrões de vida. Embora ainda seja cedo, o Canadá já parece pronto para atingir a ambiciosa meta de 401 mil recém-chegados em 2021. Isso se dá, em grande parte, graças ao esforço do governo em facilitar a transição de residência permanente no Canadá para aqueles que já estão no país.
Dados publicados pelo IRCC mostram que o Canadá acolheu quase 50.000 novos residentes permanentes durante os primeiros dois meses de 2021.
3 Comentários
Gostaria de viver e trabalhar em canadá.
Gostaria viver e trabalhar em Canadá
Muito legal!
Obrigado pela iniciativa!
Qual é o blog deles, não encontrei pelo google.
obrigado