Vistos para caminhoneiro no Reino Unido: urgência para diminuir a escassez

vistos para caminhoneiro no Reino Unido
Foto: Financial Times.

Os vistos para caminhoneiro no Reino Unido serão oferecidos pelo governo para até 10.500 motoristas e avicultores. Saiba tudo sobre a medida!

Em outubro de 2021, até 4 mil pessoas poderão aproveitar os cursos de treinamento para se tornarem motoristas de veículos pesados no Reino Unido. O pacote de medidas foi anunciado no sábado, 25 de setembro de 2021, pelo governo britânico na tentativa de aliviar as pressões temporárias da cadeia de abastecimento nas indústrias de transporte de alimentos, provocadas pela a pandemia e a recuperação da economia global em todo o mundo.


Vistos para caminhoneiro no Reino Unido: medidas urgentes

Segundo um comunicado publicado no site do Governo do Reino Unido, o Departamento de Educação está investindo até £ 10 milhões para criar novos bootcamps de habilidades para treinar até mais 3 mil pessoas para se tornarem motoristas de caminhão. Os cursos serão gratuitos, curtos e intensivos e servem para treinar os motoristas para estarem prontos para a estrada e obterem uma licença da categoria C ou C&E, ajudando a enfrentar a atual escassez de motoristas de veículos pesados.

O governo espera que mais mil pessoas sejam treinadas por meio de cursos acessados ​​localmente e financiados pelo orçamento do governo para a educação de adultos. Os motoristas de caminhões-tanque, por exemplo, precisam de qualificações de segurança adicionais. Dessa maneira, o governo britânico vai trabalhar com a indústria para garantir que os motoristas tenham acesso o mais rápido possível.

Motorista de caminhão na Europa: faltam milhares de profissionais.

Recrutamento de motoristas inicia em outubro

Para ajudar a garantir que novos motoristas possam estar prontos para a estrada o mais rápido possível, o Departamento de Transporte (Department for Transport — DfT) também concordou em trabalhar com a Agência de Normas de Motoristas e Veículos (Driver and Vehicles Standards Agency — DVSA) para garantir que os testes estarão disponíveis para os participantes que concluíram os cursos de treinamento o mais breve possível.

O Ministério da Defesa (Ministry of Defence — MOD) também anunciou no sábado a implantação imediata de seus Examinadores de Direção de Defesa (Defence Driving Examiners — DDEs) para aumentar a capacidade de teste do país. Os examinadores do MOD trabalharão junto com os examinadores do DVSA, fornecendo milhares de testes extras nas próximas 12 semanas.

O pacote do Departamento de Transporte, criado e pensado juntamente com organizações de logística líderes que trabalharam com a DVLA para enviar quase 1 milhão de cartas para agradecer aos motoristas de veículos pesados ​​por seu papel vital no apoio da economia britânica e para encorajar aqueles que deixaram a indústria a retornar. A carta, que chegará nos próximos dias, expõe os passos que o setor de transporte rodoviário está dando para melhorar o setor, incluindo aumento de salários, flexibilidade de trabalho e horários fixos.

Veja também: 10 empregos em alta no Reino Unido e com escassez de trabalhadores.

Tentativa de salvar o Natal

Além disso, 5 mil motoristas de caminhão poderão ir para o Reino Unido por 3 meses antes do Natal, proporcionando alívio de curto prazo para a indústria de transporte. Outros 5.500 vistos para avicultores também serão disponibilizados para o mesmo curto período, para evitar potenciais pressões adicionais sobre a indústria de alimentos durante este período excepcional. O recrutamento de motoristas de veículos pesados ​​de curto prazo e trabalhadores avícolas começará em outubro de 2021.

Os vistos para trabalhar no Reino Unido serão válidos até 24 de dezembro de 2021. Os vistos e oficiais de imigração do Reino Unido (UK Visas and Immigration — UKVI) estão se preparando para processar os pedidos de visto necessários, uma vez feitos, em tempo recorde. No entanto, o governo britânico reforça a ideia de que as empresas e empregadores devem investir no longo prazo e angariar uma força de trabalho local. Com isso, não mais depender de mão de obra estrangeira para construir uma economia com altos salários e alta qualificação.

Os vistos não serão a solução a longo prazo e a reforma no setor é vital. É por isso que o governo promete continuar apoiando o setor na solução desse problema em longo prazo, por meio de melhores testes e contratações, com melhores salários e, condições de trabalho.

Vagas na Pret a Manger: rede vai abrir 100 novas lojas e criar 2 mil postos de trabalho no Reino Unido.

Vistos para caminhoneiro no Reino Unido para amenizar danos

O Secretário de Transporte, Grant Shapps, disse que o pacote de medidas baseia-se no importante trabalho que o governo faz para aliviar a crise no Reino Unido. O político disse ainda que o governo continua fazendo tudo o que pode para ajudar as indústrias de transporte e alimentos a lidar com a escassez de motoristas de veículos pesados. Shapps reforçou que as indústrias também devem fazer a sua parte, para que as condições de trabalho continuem melhorando e os aumentos salariais merecidos continuem sendo mantidos para que as empresas possam reter novos motoristas.

Grant Shapps disse ainda que depois de 18 meses muito difíceis, entende a importância do Natal e como a data faz parte da vida dos britânicos. Por isso, ao tomar medidas quer garantir que os preparativos continuem nos trilhos.

Separadamente, o governo também está trabalhando na legislação para permitir que examinadores delegados nos três serviços de emergência e no MOD possam realizar exames de direção uns para os outros. Isso dará aos serviços de emergência maior flexibilidade e ajudará a aumentar o número de exames que os examinadores da DVSA podem fornecer aos examinadores de motoristas de caminhão.

O governo também fornecerá recursos para as licenças médicas e de motorista de caminhão para qualquer adulto que conclua uma qualificação para dirigir caminhão cessada por meio do Orçamento para Educação de Adultos no ano letivo de 2021/22. Anteriormente, os adultos que obtiveram essas qualificações tiveram que pagar pelas licenças. Essa alteração será retroativa e aplicada a todos que iniciaram uma dessas qualificações em ou após 1º de agosto de 2021.

Não deixe de ler: Aldi vai abrir mais de 2 mil vagas de trabalho no Reino Unido.

Importância dos caminhoneiros

O Secretário de Educação, Nadhim Zahawi, disse que os motoristas de caminhção são os responsáveis por manter o Reino Unido em pleno funcionamento. Por isso que o governo está tomando medidas para enfrentar a escassez de motoristas removendo barreiras para ajudar mais pessoas a iniciarem novas carreiras bem remuneradas no setor, apoiando milhares de pessoas para obter o treinamento de que precisam para estarem prontos para rodar.

À medida que o Reino Unido se recupera da pandemia, o governo diz estar comprometido em apoiar as pessoas, independentemente de sua formação, para obter as habilidades e o treinamento de que precisam para conseguir bons empregos em qualquer fase de suas vidas, ao mesmo tempo em que criamos o fluxo de talentos de que as empresas precisam para o futuro.

Veja mais: trem de baixo custo no Reino Unido ligará Londres a Edimburgo por £14,90.

Menos burocracia e mais eficiência

O governo teve que ouvir as preocupações do setor e agir para amenizar um mercado de trabalho muito apertado. Dessa maneira, o governo do Reino Unido conseguiu apresentar essas soluções em resposta a um problema global agravado pela pandemia e diz já ter tomado uma série de medidas para apoiar a indústria, incluindo a simplificação do processo para novos motoristas de caminhão e o aumento do número de testes de direção. As alterações permitirão a realização de 50 mil testes extras por ano.

Já houve avanços em testes e contratações, com melhoria de remuneração e condições de trabalho. O governo diz continuar monitorando de perto a oferta de mão de obra e trabalhando com líderes do setor para entender como pode aliviar da melhor forma determinados pontos de aperto. Por meio do Plano de Emprego (Plan for Jobs), líderes políticos querem ajudar pessoas em todo o Reino Unido a retreinar, desenvolver novas habilidades e voltar ao trabalho.

Leia: existem mais de 1 milhão de vagas disponíveis no Reino Unido e país sofre com escassez de talentos.

Vistos para caminhoneiro no Reino Unido: um grande passo

Executivos de associações comerciais saudaram a decisão pragmática do governo de adicionar temporariamente motoristas de veículos pesados ​​e trabalhadores avícolas ao sistema de visto existente. Isso é algo que os fabricantes de alimentos e bebidas do Reino Unido vinham pedindo nos últimos meses. A intenção era aliviar parte da pressão que a escassez de mão de obra tem colocado na cadeia de abastecimento de alimentos.

Para Elizabeth de Jong, Diretora de Política de Logística do Reino Unido, a Logistics UK dá as boas-vindas ao pacote governamental de medidas destinadas a melhorar a atual crise dos motoristas. A decisão do governo de conceder 5 mil vistos temporários para motoristas de veículos pesados ​​para ajudar no curto prazo é um grande passo. Elizabeth diz estar muito satisfeita que o governo tenha ouvido os apelos do setor e feito a “ousada decisão” de apoiar a economia do Reino Unido.

Saiba mais no site do governo britânico.

*Aproveite para conhecer nosso canal do Youtube e se inscrever:

Cláudio Abdo

Cláudio é brasileiro e mora em Portugal desde 2014. Mestre em Ciências da Comunicação e Doutor em Estudos de Comunicação, é apaixonado por rock and roll e conheceu o beatle Paul McCartney pessoalmente. Sempre com uma boa história na ponta da língua, escrever é uma de suas paixões. Cláudio é autor do livro “Morar fora: sentimentos de quem decidiu partir”.

blank

31 thoughts on “Vistos para caminhoneiro no Reino Unido: urgência para diminuir a escassez

  • blank
    18 de outubro de 2021 em 1:39 pm
    Permalink

    O pessoal nem lê a matéria… Eles (governo) não querem vcs trabalhando lá, querem incentivar q as empresas contratem o povo local esses vistos são apenas ate dia 24/12 pra aliviar a incompetência governamental ou seja mal vai valer a pena o transtorno para chegar até lá… ao invés de liberarem pelo menos por um periodo a imigração legal onde quem fosse recebesse o direito de lá morar até seria bom mas ir lá pra nada de q adianta

  • blank
    17 de outubro de 2021 em 9:27 pm
    Permalink

    Já estou pronto pra partir.

  • blank
    17 de outubro de 2021 em 10:16 am
    Permalink

    Tenho interesse sou motorista profissional categoria AE

  • blank
    8 de outubro de 2021 em 9:24 pm
    Permalink

    Sou motorista de carreta aqui no Brasil tenho interesse e disposição para viajar imediatamente gostaria muito de uma oportunidade de trabalhar no Reino Unido desde já agradeço e fico no aguardo

  • blank
    8 de outubro de 2021 em 7:20 am
    Permalink

    Tenho interesse, como devo proceder?

  • blank
    7 de outubro de 2021 em 8:32 pm
    Permalink

    Só propaganda na internet e nos canais d informação mas ninguém da o caminho das pedras só enche linguiça e nada, onde devemos se informar melhor na embaixada?

  • blank
    7 de outubro de 2021 em 7:03 pm
    Permalink

    Boa tarde sou motorista de caminhão pesado a 29 anos gostaria de fazer minha inscrição pra ir trabalhar no reino unido como fazer

  • blank
    6 de outubro de 2021 em 4:39 pm
    Permalink

    Sou motorista de transporte públicos estou a disposição ajudarei a Europa se for preciso tenho passaport em mãos só precisa do visto para apoiar o país, conte comigo deixa o link para se candidatar.tank

  • blank
    5 de outubro de 2021 em 5:12 pm
    Permalink

    Sou caminhonista tenho a PID sou instrutor de condução e gostaria muito de ter a oportunidade de fazer parte desta equipa que vai contribuir para o desenvolvimento deste país e trazer a normalidade neste setor. Moro em Lisboa e tenha a minha manifestação de interesse aceita mas sem sucesso devido a pandemia não consigo me regularizar cidadão e nem consigo trocar minha carta para portuguesa pelo mesmo motivo. +351 933815455

  • blank
    4 de outubro de 2021 em 10:58 am
    Permalink

    Gostaria de me candidatar a uma vaga
    Trabalho com o meu caminhão mesmo aqui no Brasil… como faço para concorrer essa possível vaga.

  • blank
    3 de outubro de 2021 em 1:00 pm
    Permalink

    Sou motorista carreteiro com experiência e disponibilidade .

  • blank
    3 de outubro de 2021 em 12:52 pm
    Permalink

    Sou motorista carreteiro com experiência e disponibilidade para viajar e passar o tempo necessário exercendo a função, como se inscrever .? Aguardo resposta

  • blank
    3 de outubro de 2021 em 12:10 pm
    Permalink

    ola meu nome nom e Eigman e falo inglês e tenho minha licença para dirigir na inglaterra. me da as dicas parâmetros inscrever.

  • blank
    1 de outubro de 2021 em 4:38 pm
    Permalink

    Tenho interesse como faço categoria AD

  • blank
    1 de outubro de 2021 em 1:53 pm
    Permalink

    Sou caminhoneiro tenho drive lise meu visto venceu como faço

  • blank
    1 de outubro de 2021 em 1:51 pm
    Permalink

    Qual endereço,para me escrever na vaga de motorista carreteiro, experiência,e inglês fluente, disponibilidade imediata,

  • blank
    1 de outubro de 2021 em 10:15 am
    Permalink

    Boas,

    Só vejo reportagens a dizer desses vistos, mas nunca há indicação de onde estão as empresas ou como conseguir o visto.

    Poderia ajudar e divulgar o caminho para até chegar esses vistos.

    Obrigado.

  • blank
    30 de setembro de 2021 em 9:11 pm
    Permalink

    Sou caminhoneiro a 22 anos tenho interesse

  • blank
    30 de setembro de 2021 em 6:58 pm
    Permalink

    Boa noite. Só motorista. Como faço pra trabalhar. No Reino Unido. Tenho despolibidade pra viajar.

  • blank
    29 de setembro de 2021 em 9:13 pm
    Permalink

    Sou motorista carreteiro tenho mais de 10 anos de experiência e gostaria muito de ir para o Reino Unido tenho disponibilidade imediata como faço

  • blank
    29 de setembro de 2021 em 6:12 pm
    Permalink

    Sou camionista em Moçambique e quero me candidatar para vaga de motorista no Reino unido.como faço para me candidatar?

  • blank
    29 de setembro de 2021 em 12:34 pm
    Permalink

    Boa tarde,gostaria muito de ir trabalhar na Europa com caminhão,sou caminhoneiro e trabalho Aki com um bitrem de combustível

  • blank
    29 de setembro de 2021 em 11:08 am
    Permalink

    Como faz para se inscrever, tenho C+E, CQM e cartão tacografo, com experiência..

  • blank
    27 de setembro de 2021 em 8:25 pm
    Permalink

    Como faz para se inscrever e qual valores de salário?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *