Saiba como controlar a ansiedade no trabalho, hábitos que podem te ajudar, os sintomas e cuidados a serem tomados.
Você conhece alguém que já passou por algum episódio de crise de ansiedade? A impressão que temos é que o número de pessoas ansiosas aumentou, e isso não é coincidência. Precisamos falar sobre a a ansiedade no trabalho, como lidar com ela?
Ansiedade no Trabalho: Como lidar?
De acordo com o último Relatório Mundial de Saúde Mental de 2022 divulgado pela OMS, após dois anos de pandemia houve um aumento superior a 25% dos transtornos mentais em todo mundo. Sendo 53 milhões de pessoas desenvolveram depressão e outros 76 milhões tiveram transtornos de ansiedade.
Incertezas, vida moderna, um mundo cada vez mais globalizado e conectado, vidas corridas, jornadas duplas de trabalho, excesso de redes sociais, competitividade do mercado, crise financeira, polarização política, pressão por resultados… Esses são alguns de muitos fatores que geram ansiedade na nossa vida e a uma das formas para responder a esses fatores é através do nosso trabalho.
Quando não estamos lidando bem com a ansiedade no trabalho
Vamos descobrir juntos como lidar com essa emoção no nosso trabalho e aprender a ver a ansiedade como algo positivo para nossa vida profissional.
O que é Ansiedade?
A ansiedade é um sentimento natural e biológico útil a sobrevivência do ser humano. A ansiedade atua como um mecanismo de proteção que auxilia o nosso instinto de sobrevivência, funciona como uma sensação de alerta de perigo que nos impulsiona a uma reação.
Sendo uma reação natural e normal a um possível perigo ou ao estresse da nossa rotina. A ansiedade pode ser percebida como uma sensação de medo diante de uma situação específica ou uma preocupação de que algo poderá acontecer e tememos ser algo muito ruim.
É normal, por exemplo, as pessoas sentirem-se ansiosas antes de uma entrevista de emprego, antes de uma prova, no ambiente de trabalho antes da reunião, diante de uma situação de estresse, quando precisam decidir algo importante, mas quando esse momento acaba, a sensação de ansiedade se vai também.
Mas quando isso não acontece, a ansiedade se caracteriza por uma preocupação exagerada e contínua em situações do dia a dia. Situações assim podem aumentar o nível de ansiedade e se prolongar por mais tempo, pode gerar problemas mais graves a saúde e prejudicar o seu desempenho no trabalho. Neste caso o melhor a fazer é buscar ajuda para que o quadro não se agrave.
Como evitar os erros comuns em uma entrevista de emprego.
Qual a utilidade da ansiedade no trabalho?
Descobrir como lidar com essa emoção na nossa carreira ou no nosso negócio será uma vantagem competitiva.
A ansiedade é um mecanismo de proteção e uma das funcionalidades decorre da capacidade do nosso cérebro prever o futuro. Como assim?
Do ponto de vista coletivo, a ansiedade foi fundamental para a sobrevivência da nossa espécie, no plano individual também, pois considerando que precisamos nos preparar a certas circunstâncias e cenários para viver melhor.
Essa habilidade de prever cenários possibilita se antecipar e criar estratégias de precaução para possíveis “ameaças”, ou seja, uma “pré-ocupação”, quando nos ocupamos previamente para solução de algum problema.
Além de ser uma vantagem competitiva, a ansiedade no trabalho pode ser útil na medida que você direciona os seus esforços para resolver ou minimizar os impactos negativos de um problema ou uma ameaça.
- Quando você tem uma apresentação para fazer na empresa, você precisa se pré-ocupar em preparar a apresentação da melhor forma.
- Se você precisa fazer uma prova importante, precisa se pré-ocupar em ter um plano e uma rotina de estudo e ficar atento aos prazos da prova.
- Quando você percebe que existe um risco de demissão, precisa se pré-ocupar em atualizar o seu currículo e buscar novas vagas de emprego.
Nesse sentido se pré-ocupar vai fazer você entrar em ação e consequentemente ter um melhor desempenho em suas tarefas. Neste sentido a ansiedade nos faz entrar em um estado de alerta necessário para conseguir responder as situações desafiantes que a vida trouxer.
O que fazer quando bater o desânimo na vida ou no trabalho.
O que é Ansiedade Funcional?
É a Ansiedade Funcional é aquela sensação que faz com que você se sinta motivado a realizar uma tarefa para alcançar seus objetivos. É a que traz tempo de resposta para responder a uma pergunta, se preparar para o primeiro encontro, se adaptar a um novo contexto ou sinalizar que algo precisa mudar em alguma área da sua vida.
O que você sacrifica pelo seu sucesso profissional?
Mas quando a Ansiedade é Disfuncional?
A Ansiedade Disfuncional é aquela que transforma as tarefas do dia a dia em algo desesperador. A partir dessa pré-ocupação disfuncional, que você deve ficar atento aos sintomas que está causando um desconforto emocional e físicos.
No ambiente de trabalho a ansiedade disfuncional pode gerar momentos de tensão e angústia entre o momento presente e o futuro e começar a dificultar a nossa vida. Seus efeitos podem ser:
- Imaginar cenários catastróficos
- Tirar a atenção e o foco do que precisa ser feito
- Paralisar as ações diante de um desafio profissional
- Desperdiçar energia vital e tempo para as entregas
Se você se identificou com alguns desses pontos, talvez você seja uma pessoa mais sensível às adversidades e desafios, sempre acredita que algo pode dar muito errado. Esse padrão é muito comum e chamamos de “cérebro hiperviligante”. Mas viver e trabalhar todos os dias assim é cansativo e doloroso demais.
Por isso quando se sentir assim busque ajuda o mais rápido possível, existem determinados momentos da nossa vida que precisamos de ajuda, para alcançar o equilíbrio e uma forma melhor de estar nesse mundo.
Medo de fracassar: Eu não sou bom em nada! Será?
Quais as principais causas da Ansiedade no Trabalho?
O mundo do trabalho é dinâmico e competitivo, a nossa realidade atual mostra o quanto estamos vivendo num ritmo acelerado de exaustão. Não temos só a preocupação em fazer um bom trabalho, mas também em se deslocar até o local de trabalho, em atender a uma produtividade e cargas excessivas de trabalho.
A ansiedade no ambiente de trabalho pode ter diferentes origens. Cada profissional sente mais ou menos os efeitos da ansiedade a depender da situação em que se encontra. Capa pessoa tem o seu próprio termômetro interno, então o que pode deixar uma pessoa muito ansiosa pode não afetar o outro profissional e vice-versa.
O que pode acontecer é enquanto um profissional fica mais ansioso em momentos específicos, como uma reunião de resultados ou num processo de promoção, outros pode desenvolver transtornos de ansiedade. Nesses casos o profissional convive com os sintomas da ansiedade o tempo todo.
A ansiedade no trabalho pode estar relacionada por diferentes motivos, como falta de reconhecimento, excesso de tarefas e demandas que não geram satisfação. Essas causas podem gerar uma baixa autoestima.
Quando falamos de ansiedade no trabalho podemos encontrar diferentes profissionais com sobrecarga que desenvolvem transtornos porque possuem tarefas que não conseguem cumprir, então ficam angustiados e com medo de serem demitidos.
Esta tensão prolongada acaba gerando desmotivação e insatisfação com o próprio resultado, mas outros fatores também podem influenciar:
- Preocupação exagerada sem motivo aparente
- Sobrecarga de responsabilidades
- Excesso de tarefas com prazos apertados para entregas
- Insegurança
- Acumulo de funções
- Baixa estima / Falta de valorização
- Metas impossíveis de ser atingidas
- Falta de recursos para executar as tarefas do trabalho
- Falta de boas políticas e práticas organizacionais
- Ambiente de trabalho tóxico
- Relações tóxicas com líderes
Além desses fatores que pode ocorrer num ambiente corporativo, existes os fatores externos, crises econômicas, políticas, escalada da violência social, falta de perspectivas de crescimento podem gerar tensão constante e medo de perder a renda familiar.
O impacto da Pandemia do Covid-19 na saúde mental
Conforme o relatório da World Health Organization (OMS) o aumento da ansiedade teve como uma das principais causas o estresse causado pelo isolamento social decorrente da pandemia e todas as implicações que refletiram no mercado de trabalho onde muitos profissionais perderam os seus empregos.
Além disso, o medo, a solidão e o sofrimento diante de tantas mortes e processos de luto foram citados como fatores estressantes que levam a ansiedade e a depressão.
Ansiedade Empreendedora: Quais os riscos?
Como a ansiedade pode afetar a vida de um empreendedor? Quando uma pessoa escolhe empreender não fica imune aos desafios que esse modelo de negócio pode trazer.
Na maioria das vezes o movimento de empreender é feito quando não há oportunidades no mercado formal de trabalho ou quando o profissional não se adapta as regras do mundo corporativo e busca criar algo rentável para se reinventar.
Empreender também gera muitas preocupações e uma busca exagerada por fazer dar certo o negócio, o que pode gerar ansiedade na vida do empreendedor. Muitas vezes a rotina é uma solitária, ter que pensar no negócio, em toda a estrutura da empresa, em como gerar os resultados e como manter um negócio financeiramente sustentável.
Como superar o medo de recomeçar novos projetos.
As empreendedoras são as mais afetadas
De acordo com dados atualizados de março de 2023 do SEBRAE as mulheres donas dos seus negócios no Brasil chegou a 10.3 milhões, representando 34,8% do universo de donos de negócios no país.
A empreendedora ansiosa tende a se jogar no trabalho, os acúmulos de tarefas diárias sobrecarregam essas mulheres. A rotina multitarefas tem um alto preço: o cansaço físico e a sobrecarga emocional que resultam em problemas financeiros e conflitos emocionais.
Dessa pressão profissional a empreendedora não dorme direito, pois a cabeça está cheia de pensamentos acelerados e não consegue descansar. Tem pouco tem para cuidar dos filhos e seu trabalho ocupa a maior parte do seu tempo.
Os problemas de saúde vão se acumulando, tem dificuldades de tomar decisões, alteração de humor, tem dificuldades de se concentrar, se sente estagnada no negócio e desmotivação, esses são alguns sintomas da empreendedora workaholic.
As mulheres estão buscando cada vez mais sua independência financeira, mas estão extremamente sobrecarregadas, com a mente em frangalhos e emocionalmente fragilizadas.
As questões emocionais geram grandes limitações para o seu próprio negócio, pois sentem muitas dificuldades para executar as ações necessárias do dia a dia e pensar de forma estratégica no futuro do seu negócio, isso gera muita ansiedade.
Dia Internacional da Mulher: como dar conta de tudo?
Quais os principais sintomas da ansiedade no trabalho?
O mundo pós-Pandemia desencadeou uma crise de saúde mental sem precedentes na história da humanidade, tanto que a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) pediram uma ação concreta para lidar com questões de saúde mental na população economicamente ativa.
A estimativa é que cerca de 15% dos trabalhadores adultos no mundo apresentam algum tipo de transtorno mental, o Brasil tem aproximadamente 18,6 milhões de pessoas com algum transtorno de ansiedade.
O trabalho amplia muitas questões que afetam negativamente a saúde mental dos profissionais, passando por discriminação, desigualdades, assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, causando um grande impacto negativo na saúde desse profissional. Mesmo assim, falar sobre saúde mental continua a ser um tabu nos ambientes corporativos e no mercado de trabalho.
Por isso é necessário que cada profissional esteja atento aos sinais e sintomas que podem identificar que está sofrendo com algum tipo de transtorno de ansiedade e pedir ajuda o quanto antes.
Mesmo reconhecendo que existe um tabu, que talvez tenha medo de ser prejudicado no trabalho ou que tenha medo, procurar ajuda é o que vai prevenir qualquer problema maior no trabalho. Vale lembrar que você como qualquer trabalhador tem direitos garantidos por Lei.
Fique atento a alguns desses sintomas:
Sintomas Físicos da Ansiedade
- Dores no peito
- Tremores
- Taquicardia
- Cólicas abdominais
- Garganta seca
- Sudorese
- Dor de cabeça constantes
- Enjoos, náuseas ou vómitos
- Tonturas
- Falta de ar
- Dor de barriga
Sintomas Psicológicos da Ansiedade
- Medo excessivo
- Angústia
- Irritação com as tarefas e rotina do trabalho
- Comparação
- Apatia e falta de foco
- Dificuldades para dormir
- Pensamentos catastróficos recorrentes
- Medo do futuro
Lembrando que esses sintomas podem variar de pessoa para pessoa, somente uma avaliação médica e psicológica podemos ter um diagnóstico da ansiedade.
A ansiedade na vida profissional pode causar muita frustração e nem sempre é fácil lidar com esse sentimento diante de um mercado exigente e desleal muitas vezes. Pois ainda que esses profissionais queriam atingir esses níveis de exigências diárias com qualidade, não conseguem chegar no resultado desejado porque estão emaranhados de questões internas.
Com isso sentem dificuldades para encontrar motivação para trabalhar e fazer mudanças necessárias nas suas vidas e com isso afastam-se cada vez mais dos seus objetivos.
Coluna: como vai o seu relacionamento com a ansiedade?
E o que as empresas podem fazer com a ansiedade no ambiente de trabalho?
As empresas começaram a se preocupar com a saúde mental dos seus colaboradores com mais atenção durante a pandemia, pois muitas tiveram que se adaptar a uma emergência global.
Por isso, gestores e profissionais de RH, começaram a elaborar políticas e priorizar programas de saúde mental e física, além de estarem mais atentos aos próprios funcionários.
Para orientar melhor as empresas, a OMS em conjunto com a OIT, lanço um manual com novas diretrizes globais sobre saúde mental no trabalho, que são reforçadas por práticas e orientações que alertam para que cuidar da saúde mental dos profissionais será de vital importância para a sobrevivência das empresas no presente e no futuro.
Além disso, vamos trazer algumas orientações que podem ajudar as empresas a prevenir e tratar a ansiedade no trabalho, lembrando que a responsabilidade deve ser compartilhada entre empresa e profissionais.
- Ter horários de trabalho definidos: Independente do sistema de trabalho, ter uma carga horária justa é uma das principais razões para o profissional manter o controle e níveis de estresse e ter qualidade de vida fora do trabalho.
- Ter uma cultura Organizacional Humanizada: Diz respeito a um conjunto de medidas que valorizem a saúde mental, os valores e missão da empresa, que orientam como as pessoas devem agir na rotina de trabalho.
- Desenvolver as lideranças: A maioria dos profissionais pede demissão por problemas com a liderança. Um bom líder precisa coordenar a sua equipe, ter influência nas decisões e principalmente incentivar aos resultados, a gestão dele tem forte impacto na gestão da ansiedade no trabalho.
- Tenha uma política clara sobre saúde mental: Uma política que envolva o RH, os diretores o departamento médico da empresa numa única mensagem que desmistifique temas relacionados a saúde mental e emocional do trabalhador. Criar campanhas educacionais, ter um canal aberto para tratar com cuidado dos assuntos relacionados á ansiedade no trabalho ou algo que esteja atrapalhando o equilíbrio emocional no ambiente de trabalho.
O maior objetivo dessas estratégias serve para apoiar a prevenção de riscos e promover uma melhor saúde mental no ambiente de trabalho, assim como apoiar profissionais com problemas de ansiedade para que possam prosperar em suas carreiras.
Competências mais procuradas pelas empresas: como se preparar.
Como controlar a ansiedade no ambiente de trabalho?
O controle da ansiedade é fundamental para que qualquer pessoa tenha um bom desempenho profissional e também para coopera com um bom ambiente de trabalho.
As empresas que cuidam do bem-estar e saúde dos seus profissionais acabam por ser mais atrativas e competitivas no mercado de trabalho. Promover um ambiente laboral agradável pode favorecer ao controle de ansiedade, além de atrair talentos, elevando a qualidade produtiva e cultura organizacional.
Algumas empresas criam espaços de descontração, adotam horários flexíveis, jornadas em home office e estimulam hábitos saudáveis que melhoram a qualidade de vida.
Mães empreendedoras: como construir uma carreira depois da maternidade?
Como identificar a ansiedade no trabalho home office?
A maioria dos empreendedores trabalha a partir de casa. Como identificar sozinho se a ansiedade pode atrapalhar os seus negócios?
Identificar a ansiedade quando se é empreendedor pode ser ainda mais difícil, a dedicação ao negócio muitas vezes impõem uma certa solidão e isolamento, e isto pode ser um gatilho para uma crise de ansiedade.
Ou mesmo quando se trabalha para uma organização, home office pode significar uma falta de convívio com outros colegas de trabalho. Por isso é importante aproveitar a liberdade do home office para trabalhar em coworking, cafés ou lugares que possa interagir e conhecer novas pessoas.
Como lidar com o medo da mudança profissional em tempos de crise.
Hábitos que ajudam no controle da ansiedade no trabalho
A ansiedade está fortemente relacionada com o estilo de vida e com a forma você lida com as pressões diárias do trabalho, apesar de fatores externos terem influencia os sintomas físicos e emocionais são individuais.
Existem alguns hábitos que ajudam a prevenir o agravamento e a intensidade dos sintomas dos transtornos de ansiedade. Ter consciência de como o seu corpo reage às pressões e buscar estratégias para lidar com elas podem ajudar a gerir a sua rotina de trabalho melhor.
- A sua energia é limitada, o dia tem 24 horas, então tenha uma rotina alinhada aos seus objetivos com ações diárias
- Inclua atividade física diariamente, pois a ajuda na autorregulação emocional e no liberação dos hormônios do bem-estar e baixar a ansiedade.
- Faça pausas inteligentes entre as atividades e tarefas
- Pratique a respiração diafragmática, essa técnica visa o relaxamento, pois o individuo presta atenção na sua respiração e diminui a ansiedade.
- Inclua 5 minutos de meditação, pois é uma forma de se reduzir a ansiedade e aumentar a sensação de alegria.
- Ao invés de ficar pensando exageradamente sobre compromissos, tarefas e situações, escreva no caderno, converse com pessoas e tente planejar de forma confortável.
- Tenha um ritual de sono, diminua o tempo de telas e tecnologias perto da hora de dormir, cuide da alimentação para não descontar a ansiedade na comida.
A vida pede equilíbrio, todos nós podemos ser afetados por uma instabilidade emocional, e algumas situações podem gerar e agravar os quadros de ansiedade e gerar desconfortos e transtornos. Não podemos fechar os olhos a processos que podem nos adoecer.
Crise de ansiedade no trabalho: o que fazer?
Existem muitas situações que podem desencadear uma crise de ansiedade, independente do cargo, do setor, qualquer profissional pode viver uma experiência assim. Cada pessoa pode reagir diferente onde há de cobranças, pressão psicológica, sobrecarga, ambiente tóxicos que podem ser gatilhos para que a pessoa entre numa crise.
Quando uma pessoa tem uma crise de ansiedade, é importante que os seus colegas de equipe tenham empatia com ela, ou seja, precisa se sentir acolhida, pois não é culpa dela o que acontece.
Construir uma rede de apoio no trabalho é importante, o profissional não pode se sentir envergonhado por sofrer de ansiedade. Portanto se identificar que um colega de trabalho passa por isso, mostre-se disposto ajudar. O departamento médico e RH precisam ser acionados, para auxiliar o profissional da melhor forma possível.
Síndrome de Burnout: veja os sinais e o momento de mudar de carreira.
Conclusão
Como você pode ver neste artigo, a ansiedade é um problema muito complexo da vida moderna que pode desencadear muitos transtornos e sofrimento na vida de qualquer pessoa.
A ansiedade no trabalho pode ser gerada por diversos fatores,mas um padrão muito comum é quando acreditamos que os desafios que precisamos enfrentar é maior do que as nossas habilidades.
Quando, na verdade, precisamos fortalecer as nossas bases emocionais para nos sentimos capazes de lidar com as adversidades que a nossa carreira e os nossos negócios impõem todos os dias.
Quando não estamos satisfeitos com o que fazemos, as nossas queixas aumentam e o que fazíamos antes, passamos a questionar se faz sentido. O nosso nível de satisfação vira o nosso termómetro interno, e se você não se pré-ocupar em fazer algo para mudar, isso explode e você adoece com o estresse e a ansiedade.
Aprender a usar a ansiedade como impulso para que realize transformações na sua vida é muito importante. Quando você demora a agir, não dá ouvidos aquilo que te satisfaz e não busca ajuda para realizar o que precisa, você abre mão de viver algo melhor, se isenta de buscar o seu próprio crescimento e se condena a sofrer.
Saúde mental e sucesso profissional, podem andar juntos?
Procure ajuda de um psicólogo
Por isso, é fundamental que se você se identificou com alguma parte deste texto, que procure ajuda especializada, um médico, um psicólogo pode te ajudar na compreensão da ansiedade.
Cada pessoa possui o seu próprio contexto de vida e trabalho, assumir a responsabilidade pela nossa felicidade é um dever diário de cada um de nós, então peça ajuda se não consegue sozinho.
Invista em você na sua inteligência emocional, a psicoterapia é uma das formas de tratamento mais eficientes para a ansiedade e pode auxiliar você passar por uma fase mais desafiadora.
Um bom começo é a prática de hábitos saudáveis e buscar ajuda com especialistas na área, o acompanhamento pode ser realizado por várias técnicas especificas e a psicoterapia podem de ajudar tratar a ansiedade no trabalho de forma sistêmica.
Leia também: Morar fora: Deus, a laranja e o dinheiro.