Veja dicas para conseguir uma renda extra nas férias e onde encontrar trabalhos.
*Atualizada em 05 de outubro de 2022.
Não importa em qual momento econômico ou período do ano você esteja, sempre existem pessoas precisando garantir uma renda extra. Geralmente a ideia surge da necessidade de complementar a renda familiar, honrar alguns compromissos financeiros ou até mesmo para realização de um objetivo específico como uma viagem ou abrir o próprio negócio.
Na maioria dos casos a pessoa tem uma fonte de renda e busca um trabalho com carga horário flexível para desempenhar algumas tarefas remuneradas que aumentem a renda familiar.
Há também quem prefira usar o tempo livre das férias para garantir uma renda extra. O período de férias é sempre uma boa oportunidade para conseguir faturar uma renda extra. Mas, como conseguir uma renda extra nas férias?
Em muitos países da Europa é comum os jovens a partir dos 16 anos de idade terem permissão para trabalhar. Muitos pais também incentivam essa prática porque gera maior independência, estimula o crescimento emocional e cultural dos filhos. Além de ser uma excelente oportunidade para os jovens adquirirem competências essenciais para o desenvolvimento das suas vidas e carreiras.
Como conseguir uma renda extra nas férias
Muitos jovens se empenham em conseguir uma renda extra nas férias de verão, porque essa renda já tem um destino certo. Aproveitam para ajudar a pagar as despesas da universidade ao longo do ano, para tirar a carteira de motorista, para começar a pagar um carro e outros já pensam em investir nas suas carreiras.
Além disso, as férias podem ser uma oportunidade única e enriquecedora, em muitos aspetos, aproveitar as férias para conhecer um novo país trabalhando. Durante o verão europeu, há muitas opções de emprego que ajudam os jovens a conseguir uma renda extra nas férias de verão e, muitos países costumam aceitar trabalhadores estrangeiros.
Dicas para te ajudar a trabalhar como freelancer.
Como procurar as vagas?
O primeiro passo é saber quais empregos você gostaria para conseguir uma renda extra nas férias. A segunda etapa é ter acesso às vagas de empregos nas férias de verão ou datas comemorativas (como a temporada de Natal). Uma das fontes mais eficazes são sites especializados em contratação desse perfil. Além de disponibilizar as vagas temporárias, podem esclarecer quanto aos diferentes vistos disponíveis de acordo com cada país.
Conheça alguns sites para busca de emprego no exterior:
Outras opções são os grupos das redes sociais como Facebook, LinkedIn, onde é possível encontrar diversas vagas temporárias para o verão.
Os modelos de contrato são definidos ainda durante o processo seletivo assim como a proposta financeira. Geralmente são oportunidades part-time (meio período) com pagamentos por hora de trabalho, porém, cada país tem suas regras específicas.
Geralmente além do horário flexível o modelo part-time, permite ser prestado apenas alguns dias por semana e ainda tem todos os direitos por lei garantidos.
Novidade: TikTok permite currículos em vídeo para que usuários se candidatem a empregos.
Quais as áreas que geram mais oportunidades?
Confira as melhores áreas para trabalhar nas férias:
- A indústria do turismo: foi uma das áreas mais afetadas por conta da pandemia. Entretanto, cada país segue as regras sanitárias para garantir uma agenda de desenvolvimento do setor. A área de restaurantes e hotelaria trazem vagas como: camareiro, recepcionista, garçom, atendente, cozinheiro, salva-vidas, cuidadores de crianças, etc.
- Colônia de férias e Camping: Essa é uma boa oportunidade para a maioria dos jovens. Trabalhar nas colônias de férias pode proporcionar aos jovens uma formação necessária, que inclui treinamentos de cuidado com crianças, jogos e dinâmicas de grupo ou até mesmo primeiros socorros.
- Empresas: Programas de estágio em empresas é mais uma oportunidade para gerar uma renda extra nas férias de verão. Além de conhecer uma cultura organizacional e começar uma rede de networking.
- Entidades públicas: Alguns países aproveitam os seus estudantes para promover a cultural e o turismo local. Através de exposições guiadas pelos estudantes, eles apresentam as tradições e culturas locais.
Para aqueles que ainda estão em busca de oportunidades, ainda existem muitas vagas em aberto, ainda dá tempo de você conseguir uma renda extra nas férias de verão.
Atualização do perfil do LinkedIn: veja cinco alterações simples de fazer.
Requisitos importantes para trabalhos temporários e renda extra nas férias
Os empregadores estão disponíveis para receber pessoas sem experiências e dispostas a trabalhar. Alguns requisitos são importantes para concorrer as vagas como:
- ter uma boa comunicação;
- falar inglês ou a língua local do país ;
- ter disponibilidade de horário;
- ser responsável;
- estar comprometido com o negócio do empregador.
Conseguir uma renda extra nas férias de verão, pode mais fácil do que você imagina. Você precisa de uma boa estratégia e de conhecer o mercado de trabalho com as suas peculiaridades atuais.
As férias de verão podem ser uma grande oportunidade para você iniciar a sua trajetória profissional, com uma rotina organizada e planejada pode ser muito divertido e rentável. Afinal em breve iniciaremos um novo ano letivo, e nada melhor do que estar com uma renda extra no bolso. Não é mesmo?
Confira também: os trabalhos remotos que mais estão contratando.
Trabalho home office para conseguir uma renda extra nas férias
Mesmo com a volta as aulas, é possível trabalhar a partir de casa, a internet pode ser um campo a ser explorado por quem busca trabalhos específicos que podem ajudar a fazer um rendimento a mais e trazer um fôlego financeiro no final do mês.
Como se organizar para fazer uma renda extra?
Escolha uma atividade que goste de fazer
Essa orientação não é toa, lembra que você vai administrando uma jornada dupla de trabalho, alguns dias podem ser mais difíceis com o cansaço. Se você faz alguma tarefa que você gosta, fica mais fácil se dedicar aquela atividade e não se prejudicar tanto com a sua tarefa principal.
Planejamento e organização
Como a intenção é conciliar uma nova atividade com a sua atividade principal, é importante organizar muito bem para não perder uma em detrimento da outra. Fazer renda extra é trabalhar horas a mais, fazer alguns sacrifícios e renunciar muitas coisas e eventos sociais, você vai precisar fazer escolhas.
Controle financeiro
Se você precisa fazer renda extra para se equilibrar financeiramente, vai precisar olhar para esse controle bem de perto. Avaliar o seu atual cenário e perceber quais as ações que precisa tomar antes de gastar a renda extra de qualquer forma. Você também pode procurar a ajuda de um especialista em gestão financeira para te ajudar a controlar os gastos.
Países europeus que oferecem visto para freelancers na Europa.
Sites para buscar trabalhos freelancers
Conheça alguns sites para encontrar trabalho freelancer:
Conheça os melhores sites para encontrar trabalho freelancer.
Conseguir fazer uma renda extra nas férias é entrar em ação, observar as necessidades e fazer ofertas de produtos e serviços mais comuns. Fazer uma breve pesquisa de mercado para verificar qual a solução que você pode entregar, quais são as necessidades que você pode atender com o seu serviço.
Os trabalhos extras podem variar desde serviços simples, como uma boa limpeza de jardim até o desenvolvimento de programas, aplicativos, gestão de redes sociais, fazer pesquisas online, fazer traduções, etc.
Nunca é tarde para agir e trazer soluções práticas e ao alcance de pessoas que estão precisando da sua ajuda. Fazer renda extra em tempos de incertezas é uma forma de se preparar para ter mais qualidade de vida nesse momento que a crise está na porta de todos.
*Sou Vanessa Ferreira, psicóloga, treinadora comportamental e Coach de Carreira. Com formação Coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. A minha missão é te ajudar a escolher, decidir e realizar uma mudança de carreira de forma estratégica.