Vagas de trabalho no Canadá: país registra mais de 1 milhão de empregos

vagas de trabalho no Canadá
Foto: TAP Air Portugal.

As vagas de trabalho no Canadá estão atingindo níveis recordes segundo um relatório da Statistics Canada. Veja os setores que mais contratam!

Empresas e empregadores canadenses buscavam ativamente no mês de março de 2022 preencher mais de um milhão de vagas de trabalho no Canadá. As ofertas de emprego no país da América do Norte estão em níveis recordes segundo dados do Statistic Canada, órgão do departamento do governo federal do Canadá que é responsável por coletar dados e publicar estatísticas sobre a população canadense, tais como sua economia, sociedade e cultura.


Vagas de trabalho no Canadá: país registra mais de 1 milhão de empregos

As vagas totais de emprego no Canadá atingiram recorde histórico. A informação, publicada no portal do Statistic Canada (StatCan), mostra que em todos os setores do país, os empregadores canadenses buscavam ativamente preencher mais de um milhão (1.012.900) de cargos vagos no início de março de 2022, um verdadeiro recorde. As vagas aumentaram 22,6% (+186,4 mil) no mês e 60,5% (+382 mil) em relação a março de 2021 (sem ajuste sazonal).

A taxa de vacância, que mede o número de vagas como proporção de todas as vagas (vagas e ocupadas), foi de 5,9% em março de 2022, igualando o recorde observado em setembro de 2021 (sem ajuste sazonal). As vagas e oportunidades de emprego no Canadá aumentam em mais de um terço tanto em hospedagem e serviços de alimentação e comércio varejista.

Mudanças no Express Entry: Canadá planeja grandes alterações no sistema.

Sobram vagas no setor de serviços

No setor de hotelaria, alojamento e de restaurantes, o número de vagas no Canadá aumentou 37,2% (+42.900) em março de 2022. Na sequência deste aumento, os empregadores do país da América do Norte procuravam preencher um total de 158.100 vagas. A taxa de vacância foi de 12,8%, a maior em todos os setores pelo 11º mês consecutivo (sem ajuste sazonal).

Foram 109,2 mil vagas no comércio varejista em março, alta de 37,2% (+29,6 mil) em relação a fevereiro. Com esse aumento, as vagas no setor foram 40,7% (+31,6 mil) maiores do que em março de 2021 (sem ajuste sazonal).

Morar e estudar no Canadá: veja como obter uma permissão de estudo no país.

Outros setores com recorde de vagas de emprego no Canadá

Tanto a área da saúde e assistência social e da construção são outros setores onde existem ofertas de emprego no Canadá sobrando. Os empregadores de saúde e assistência social buscavam preencher um recorde de 154.500 vagas em março de 2022, um aumento de 16,0% (+21.300) em relação a fevereiro. A taxa de vacância de emprego subiu para uma nova alta de 6,6% em março, após ter se estabilizado em 5,8% nos três meses anteriores.

O número de vagas de trabalho no Canadá também subiu para um recorde sem precedentes (81,9 mil) no setor de construção em março. O aumento no mês (+26,6%; +17,2 mil) seguiu cinco quedas mensais consecutivas e a taxa de vacância de empregos atingiu o recorde de 7,3%, alta de 1,3 ponto percentual em relação a fevereiro.

Imigrar para o Canadá: novos valores das taxas para residência.

Aumento de ofertas de trabalho no Canadá em todas as províncias

Em uma base mensal, as vagas de emprego aumentaram em todas as províncias canadenses no mês de março. Proporcionalmente, os maiores aumentos foram em Saskatchewan (+49,4% para 26.600), Nova Scotia (+45,6% para 23.000) e Newfoundland and Labrador (+43,1% para 8.300). O número de vagas atingiu um recorde na Nova Scotia (23.000), Manitoba (30.000), Saskatchewan (26.600) e British Columbia (178.300).

Houve uma média de 1,2 desempregados para cada vaga de emprego no Canadá em março, ante 1,4 em fevereiro e 2,6 um ano antes (sem ajuste sazonal). Essa queda coincide com uma série de indicadores da Pesquisa de Força de Trabalho que apontaram para um mercado de trabalho cada vez mais apertado em março, incluindo uma taxa de desemprego recorde de 5,3% e um recorde de participação na força de trabalho na faixa etária de 25 a 54 anos. taxa de 88,6% (dados da Labour Force Survey – Pesquisa de Força de Trabalho – são ajustados sazonalmente).

As taxas de desemprego para vagas de emprego variaram em todo o Canadá, com as taxas mais baixas em Quebec (0,8) e British Columbia (0,8), e as mais altas em Newfoundland and Labrador (4,3). Uma proporção mais baixa indica um mercado de trabalho mais apertado e possível escassez de mão de obra.

Você viu? Governo do Canadá muda Programa de Trabalhador Estrangeiro Temporário.

Empregadores canadenses enfrentam escassez de mão de obra

Antes de aumentar para mais de um milhão (1.012.900) em março de 2022, as vagas de emprego no Canadá caíram por cinco meses consecutivos em relação a uma alta anterior de 988.300 em setembro de 2021. A demanda por mão de obra varia ao longo do ano influenciada por padrões sazonais, com o aumento da atividade econômica normalmente impulsionando maior demanda de mão de obra na primavera e verão e menor demanda no inverno.

Esses efeitos sazonais se refletem nos cinco meses de queda consecutiva nas vagas de emprego de outubro de 2021 a fevereiro de 2022. Para esclarecer as tendências recentes nas vagas de emprego e levar em conta a sazonalidade, o Statistics Canada desenvolveu novos dados experimentais com o objetivo de remover o efeito dos padrões sazonais.

Com base nesses dados, o total de vagas de emprego aumentou de setembro a dezembro de 2021, consistente com vários indicadores econômicos e do mercado de trabalho que sugeriram que os empregadores continuaram enfrentando desafios significativos para preencher vagas no final do outono e início do inverno de 2021.

Usando esses mesmos dados experimentais, as vagas diminuíram em janeiro e fevereiro de 2022, coincidindo com restrições mais rígidas de saúde pública, antes de retomar seu aumento em março. O Statistics Canada continua a desenvolver uma série temporal completa de indicadores de vagas de emprego ajustados sazonalmente.

Validação de diploma no Canadá: como certificar sua formação estrangeira no país.

Aumento do emprego com carteira assinada na maioria das províncias

Em março de 2022, sete províncias canadenses registraram aumentos no emprego com carteira assinada, enquanto houve pouca mudança em Manitoba, Nova Scotia e Saskatchewan. Todas as províncias, com exceção de Alberta (-1 2.700; -0,6 %) e Newfoundland and Labrador ( -1.700 ; -0,8 %), haviam, em março, superado seu nível de emprego com carteira assinada em fevereiro de 2020, antes da pandemia.

Quebec (+57.100; +1,5%) registrou o maior aumento de emprego com carteira assinada em março, impulsionado por ganhos no setor de hospedagem e serviços de alimentação (+20.400; +9,1%), estimulado em grande parte pela reabertura provincial de bares, tabernas e cassinos em 28 de fevereiro de 2022.

Você viu? Canadá quer atrair mais de 1 milhão de imigrantes até 2024.

Vagas de trabalho no Canadá: ganhos médios semanais também aumentaram

Os ganhos semanais médios, derivados da divisão dos ganhos semanais totais pelo número total de funcionários da folha de pagamento, foram de $ 1.170 em março, um aumento de 0,9% em comparação com fevereiro. Na comparação anual, o rendimento médio semanal aumentou 4,3% em março, enquanto o Índice de Preços ao Consumidor aumentou 6,7% no mesmo período. O aumento ano a ano de março (+4,3%) foi mais do que o dobro do aumento ano a ano observado em fevereiro (+2,1%) e janeiro (+2,1%).

Em geral, as mudanças nos rendimentos médios semanais podem ser resultado de uma série de fatores, incluindo o crescimento salarial e pagamentos especiais, como bônus, mudanças na composição do emprego e horas médias trabalhadas por semana.

De todos os setores, os serviços públicos registraram o maior aumento ano a ano nos ganhos médios semanais em março (+11,7% para $ 2.011), seguidos por finanças e seguros (+12,1% para $ 1.625) e serviços profissionais, científicos e técnicos (+8,0 % para $ 1.633).

O setor das artes, entretenimento e recreação ( -4,2 % para $ 693) foi o único em março a relatar uma queda ano a ano nos ganhos médios semanais, provavelmente devido, em parte, a mudanças de composição no emprego resultantes de salários mais baixos funcionários que retornam ao trabalho após a remoção da maioria dos limites de capacidade e dos requisitos de comprovação de vacinação na maioria das províncias.

*Veja também mais vídeos no nosso canal do Youtube:

Cláudio Abdo

Cláudio é brasileiro e mora em Portugal desde 2014. Mestre em Ciências da Comunicação e Doutor em Estudos de Comunicação, é apaixonado por rock and roll e conheceu o beatle Paul McCartney pessoalmente. Sempre com uma boa história na ponta da língua, escrever é uma de suas paixões. Cláudio é autor do livro “Morar fora: sentimentos de quem decidiu partir”.

blank

One thought on “Vagas de trabalho no Canadá: país registra mais de 1 milhão de empregos

  • blank
    13 de junho de 2022 em 1:24 pm
    Permalink

    Boa tarde gostaria muito de ir trabalhar pra fora do país como faço isso …vcs poderiam me ajudar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *