Melhores destinos europeus para caminhadas

melhores destinos europeus para caminhadas
Foto: Krivec Ales – Pexels.

Conheça a lista com os melhores destinos europeus para caminhadas e os países onde você pode se reconectar com a natureza.

Por toda a Europa você encontra locais maravilhosos para fazer um bom trekking. Com regiões litorâneas belíssimas e trilhas naturais, você entra em contato com a natureza e aproveita as oportunidades para fazer um turismo diferente. Uma empresa de energia elétrica do Reino Unido compilou os melhores destinos europeus para caminhadas.

Dessa maneira, se a sua ansiedade está grande e você não vê a hora de poder começar a fazer belas caminhadas nas suas próximas viagens, aproveite para descobrir quais os países europeus com as melhores trilhas para caminhadas e ecoturismo.


Melhores destinos europeus para caminhadas

Pensando em ajudar os praticantes de trekking no planejamento das próximas aventuras, o site de comparação de energia Save On Energy fez uma pesquisa. Ele conseguiu pesquisas e classificar os melhores países para caminhadas e criou uma ranking de acordo com vários fatores, são eles:

  • comprimento médio da trilha,
  • ganho de elevação médio e
  • classificação média.

Com esses dados, o portal conseguiu criar um ranking e destacar o país europeu com as melhores trilhas para caminhadas.

Como metodologia, o site Save On Energy utilizou outros portais de fitness e viagens para encontrar uma lista de trilhas para caminhadas na Europa. Foram coletados dados de cada caminhada para encontrar a avaliação média, o comprimento médio (metros), a altitude média (metros), o número de caminhadas e a quantidade de avaliações para cada caminhada. O Save On Energy então fez uma classificação média para as caminhadas de cada país em 100 pontos possíveis.

Essa média foi usada para definir qual país europeu teve as maiores subidas avaliadas. Qualquer país com menos de cinco caminhadas de acordo com AllTrails.com foram removido do estudo devido à imprecisão: Macedônia, Moldávia, Mônaco, Malta e Kosovo.

Os países para trekking com as melhores avaliações

Tendo em conta os fatores referidos anteriormente, o Save on Energy classificou os melhores destinos europeus para caminhadas da seguinte forma:

10 — Luxemburgo (81 pontos)

Entre os 10 países europeus com as melhores caminhadas está Luxemburgo. O país alcançou uma classificação média de 81 em 100 pontos avaliados. Luxemburgo possui uma das redes mais completas de percursos pedonais da Europa, com mais de 300 percursos para pedestres que podem ser selecionados. Destas muitas caminhadas, o comprimento médio é de 10.017 metros e a elevação que você pode esperar é de cerca de 273 metros.

9 — Bélgica e Dinamarca (81,3 pontos)

Em nono lugar está a Bélgica e a Dinamarca, com uma avaliação média idêntica de 81,3 pontos. As caminhadas de peregrinação, caminhadas de longa distância e trilhas para iniciantes são ótimas maneiras de explorar essas áreas na Europa. O comprimento médio da caminhada é ligeiramente maior na Dinamarca (13.433 metros) do que na Bélgica (12.196 metros), mas a elevação permanece semelhante com 196 e 261 metros, respectivamente.

Saiba mais: conheça as 10 cidades mais pet friendly da Europa.

8 — França e Portugal (83,3 pontos)

Outra posição com empate é França e Portugal no oitavo lugar com uma classificação de 83,3 em 100. Embora as caminhadas possam não estar necessariamente no topo da sua agenda quando você visitar esses países, você definitivamente deve considerar caminhar por algumas das trilhas.

Apesar do fato de que as elevações médias dos dois países são quase idênticas às descobertas acima de 460 metros, há uma diferença bastante grande entre o comprimento médio da caminhada. Os caminhantes iniciantes podem preferir os percursos mais curtos na França, que tem uma extensão média de 12.526 metros, enquanto os mais experientes podem preferir os percursos de Portugal com uma média de 15.127 metros.

Turismo rural em Portugal: como se hospedar nas casinhas do Hobbit.

7 — Noruega e Alemanha (83,7 pontos)

O sétimo lugar é um empate entre a Noruega e a Alemanha, pois ambos os países alcançaram uma classificação média de 83,7. Pessoas vêm de todo o mundo para experimentar as trilhas que cada uma dessas nações oferece, mas você encontrará a mais longa na Alemanha, com um comprimento médio de 14.048 metros, em oposição aos 8.682 metros da Noruega. A elevação média dos dois países é bastante semelhante, embora os resultados sejam ambos superiores a 400 metros.

6 — Suíça (84,6 pontos)

A Suíça é o sonho de qualquer praticante de trekking, com os famosos Alpes suíços e os lindos lagos azuis. O país europeu inclui rotas simples para viajantes individuais e famílias que procuram uma atividade divertida durante o dia, até trilhas difíceis que podem levá-lo até o topo das montanhas para as melhores vistas. Com um comprimento médio de caminhada de 17.338 metros e a maior elevação da lista de 833 metros, a Suíça tem uma avaliação média de 84,6 pontos.

5 — Espanha (84,9 pontos)

Existe uma rota de caminhada para todos na Espanha, desde o famoso Caminho de Santiago de Compostela até Vas Verdes. Encontrar uma boa caminhada neste país europeu não é difícil devido às paisagens diversificadas, aos caminhos bem sinalizados e ao clima agradável, com muitos concordando e dando-lhes uma nota média de 84,9. Um novato pode achar a altitude média (646 metros) e o comprimento de caminhada (16.356 metros) complicado, mas a paisagem que você verá ao longo do percurso vale a pena.

Novo parque nacional da Espanha vai criar até 8 mil novos empregos.

4 — Itália (86,1 pontos)

Embora as belezas da Itália sejam bem conhecidos, as pessoas dizem que só quando você se aventura nas montanhas escarpadas e viaja ao longo de suas praias é que você percebe o quão bonita é o país. Isso é especialmente verdadeiro quando se trata de feedback dos praticantes de trekking, já que as trilhas obtiveram uma classificação média de 86,1 em 100. A elevação é a mais elevada da classificação com a média de 675, enquanto o comprimento da caminhada é de 13.194 metros.

Veja também: curiosidades sobre viagem de avião que você provavelmente desconhece.

3 — Reino Unido (86,5 pontos)

As caminhadas pela costa no Reino Unido são muito bem cotadas e, devido à abundância da costa, é fácil perceber os motivos. O comprimento médio é comparável ao da Irlanda com 11.041 metros, mas a elevação média é menor, com 307 metros, o que significa que chegar ao ponto de chegada é mais acessível para aqueles que são novos nas caminhadas. A classificação média das caminhadas em todo o Reino Unido é de 86,5 em 100, o que significa que ocupa o terceiro lugar neste ranking.

Leia mais: guia com as melhores rotas do Reino Unido para ciclistas e amantes de caminhadas.

2 — Islândia (86,6 pontos)

A Islândia é famosa por suas paisagens deslumbrantes, ambiente intocado e vistas espetaculares para onde quer que você olhe. Com certeza são ingredientes para uma ótima trilha. Com muitas opções de caminhadas e trekking, você certamente encontrará uma boa com uma classificação média de 86,6 em 100.

As trilhas na Islândia tendem a ser um pouco mais longas do que na Irlanda, com o comprimento médio de caminhada de 18.976 metros. Embora isso possa parecer longo para iniciantes em caminhadas, as vantagens superam em muito a extensão com os benefícios da caminhada, incluindo aumento da saúde cardíaca e prevenção da depressão.

1 — Irlanda (87,3 pontos)

Se você quer se impressionar com paisagens extraordinárias e incidências de beleza natural, a Irlanda é o melhor lugar. A avaliação média está no topo da classificação com 87,3 de 100. O comprimento médio de caminhada é 11.402, com belas colinas verdes onduladas onde você a altitude média de 427 metros. A Irlanda foi classificado como o melhor lugar para fazer caminhadas na Europa.

Não deixe de ler: conheça a recém inaugurada ciclovia na Irlanda com 130 km.

Os países com as piores trilhas

Se existe um top 10 quando se trata de caminhadas, existem também os 10 piores. Os países com as caminhadas com as classificações mais baixas incluem Bulgária, Finlândia e Estônia, para citar alguns. As baixas classificações podem vir de fatores como a falta de paisagem, a dificuldade da caminhada ou apenas o tipo de caminhada que você faz nesses países.

A Bielorrússia tem a classificação mais baixa dos países europeus em termos de potencial para caminhadas, com uma média de 60,8 em 100. Liechtenstein também não é muito melhor, com uma classificação de 61,3 e uma elevação média de 2.910 metros.

Melhores destinos europeus para caminhadas — países da Europa com as trilhas mais longas

Se você é o tipo de pessoa que gosta de dedicar um fim de semana para completar um roteiro de caminhada, esses países são para você. Em Liechtenstein é o país número um para as caminhadas mais longas, com um comprimento médio de caminhada de 48.662 metros. Para colocar isso em contexto, isso é equivalente a 30,2 milhas, que é mais longo do que a Maratona de Londres. A Ucrânia e a Islândia também são ótimas opções, com o comprimento médio de caminhada de 23.682 e 18.976 metros, respectivamente.

Países europeus com as caminhadas mais curtas

Se você está procurando uma caminhada um pouco mais curta, a Lituânia é o lugar certo. A duração média das caminhadas neste país é de 4.568 metros, o que leva em média uma pessoa com menos de duas horas para ser concluída. A República Tcheca (6.357 metros) e a Bielo-Rússia (6.667 metros) também possuem trilhas bastante curtas que o manterão entretido por uma tarde.

Melhores países para caminhadas em subida

Enquanto muitas pessoas evitam caminhadas com inclinações intensas, outros vêem isso como uma forma de se desafiarem. Se você é assim, Liechtenstein deveria estar no topo da sua lista. Com caminhadas que têm uma altitude média de 2.910 metros, você com certeza fará um bom treino com essas caminhadas.

A Bósnia e Herzegovina também é uma boa escolha. Embora seja um país bastante pequeno, existem oportunidades para explorar desfiladeiros calcários profundos, sumidouros subterrâneos, bem como os picos mais altos com ganho médio de elevação de 1.029 metros.

Leia também: Portugal constrói a maior ponte suspensa do mundo.

Melhores destinos europeus para caminhadas — bons países para caminhadas planas

Se você está procurando uma caminhada que seja um pouco mais fácil, provavelmente vai querer uma trilha bem plana. Para isso, você precisa olhar para a Lituânia, já que o ganho médio de elevação das caminhadas em todo o país é de apenas 104 metros.

A Holanda também não é uma escolha ruim. Por ser o país mais plano da Europa , os percursos pedestres elevam-se em média 122 metros, o que é ótimo para quem quer conhecer o interior, sem fazer um treino extremo. Embora o país não tenha se classificado entre os países europeus com as melhores caminhadas, ainda é uma boa escolha para os amantes de caminhadas e trekking na Europa.

*Conheça também o nosso canal do Youtube, com vários vídeos novos por semana.

Cláudio Abdo

Cláudio é brasileiro e mora em Portugal desde 2014. Mestre em Ciências da Comunicação e Doutor em Estudos de Comunicação, é apaixonado por rock and roll e conheceu o beatle Paul McCartney pessoalmente. Sempre com uma boa história na ponta da língua, escrever é uma de suas paixões. Cláudio é autor do livro “Morar fora: sentimentos de quem decidiu partir”.

blank

2 thoughts on “Melhores destinos europeus para caminhadas

  • blank
    15 de julho de 2021 em 8:41 am
    Permalink

    Verdade Sabrina!!! Muitas opções de trilhas! Beijos, Amanda e Claudinho

  • blank
    14 de julho de 2021 em 4:41 pm
    Permalink

    A que legal, estou no país certo😁 Irlanda♥️

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *