O salário mínimo no Canadá varia de acordo com o estado, sendo reajustado de tempos em tempos. Conheça o seu poder de compra e as atualizações de 2022.
Para quem sonha em morar e trabalhar no Canadá, toda informação é importante. Por isso, hoje vamos falar mais sobre o salário mínimo no Canadá, sobre as atualizações no valor, o poder de compra no país, o custo de vida e outras curiosidades. Confira tudo!
A história do salário mínimo no Canadá
A definição do salário mínimo leva em conta o menor salário, por hora, que um empregador pode pagar para um funcionário, de acordo com a lei. No Canadá, isso independe se a pessoa vai trabalhar meio período ou em período integral. A história de um salário mínimo no país remonta ao início do século XX.
É que foi nesse período que, pela primeira vez, em Colúmbia Britânica e Manitoba, foi estabelecido um salário mínimo. O ano era 1918. Em 1920, foi a vez das províncias de Ontário, Saskatchewan, Quebec e Nova Escócia a implementarem um valor mínimo e logo se seguiram dois anos depois. A Prince Edward Island (PEI), foi a última província canadense a promulgar a legislação do salário mínimo, na década de 1960.
Atualmente, o Canadá e muitos países pelo mundo sofrem com um aumento considerável do custo de vida. A quebra na cadeia de produção e os fechamentos e bloqueios que ocorreram na pandemia fizeram o custo de vida disparar em vários países e no Canadá não é diferente.
Contudo, é importante salientar que o poder de compra dos canadenses continua elevado, especialmente quando comparado com o Brasil. É que a fórmula do poder de compra não considera tanto o valor do salário, mas o que uma pessoa consegue comprar com o dinheiro que recebe depois de trabalhar. Depois nós vamos trazer bons exemplos e demonstrar o poder de compra do salário mínimo no Canadá.
Trabalhar no Canadá: Mercado de Trabalho e Melhores Agências de Emprego.
Salário mínimo no Canadá: atualizações 2022
Com o aumento no Índice de Preços ao Consumidor, o salário mínimo no Canadá subiu e, atualmente, está em $ 15,55 por hora de trabalho. Importante dizer que o salário mínimo do Canadá federal se aplica aos cidadãos canadenses que trabalham nos setores que são regulados pelo governo do país, são eles: bancos, empresas estatais, correios, etc.).
Porém, se a pessoa trabalha em um setor que não é regulamentado pelo governo federal, é o salário mínimo provincial que importa e é ele que vai ser determinante. Cada província (estado) conta com um valor diferente, sendo que em Nunavut está o valor mais alto ($ 16 dólares canadenses por hora) e em Saskatchewan o mais baixo ($ 11,81 por hora).
Leia também: como imigrar para o Canadá como engenheiro.
Poder de compra de um salário mínimo no Canadá
Como dissemos antes, muitas vezes, não importa o valor do salário, mas sim o que um trabalhador consegue comprar com ele. Por isso, sempre que você pesquisar sobre morar em outro país, tenha em consideração o quanto de produtos e serviços o seu salário conseguirá pagar, pois o poder de compra é bem importante e faz toda a diferença.
Para calcular o poder de compra de um salário mínimo no Canadá, vamos apresentar uma fórmula simples e que você pode aplicar em outros contextos. Para o cálculo, levaremos em conta o valor do mínimo federal ($ D5,55 por hora) para uma jornada de 40 horas semanais. Vamos a ele:
No Canadá:
- $ 15,55 x 40 = $ 622 por semana | $ 2.488 por mês;
- 1 litro de leite custa $ 3,23
- Com um salário mínimo no Canadá uma pessoa compra: 770 litros de leite.
(Referência no mercado Metro em Toronto)
No Brasil:
- R$ 1.212 reais é o mínimo nacional;
- 1 litro de leite custa R$ 4,99
- Com um salário mínimo uma pessoa compra: 243 litros de leite.
(Referência no mercado Pão de Açúcar na cidade do Rio de Janeiro)
Em termos práticos, no Canadá o salário de um trabalhador tem um poder de compra 3 vezes maior do que no Brasil. Você pode pesquisar por outros produtos e fazer a mesma conta, ao invés de converter o valor da moeda diretamente.
Motorista de caminhão no Canadá: como imigrar para o país.
Custo de vida no Canadá
O Canadá tem um custo de vida elevado e, de acordo com o portal Expatistan, morar no país da América do Norte é mais caro do que em 84% de países no Mundo. Portanto, o planejamento da mudança de país deve ser feito com calma e tendo em conta que viver no Canadá não é nada barato.
Contudo, é um país com muitas oportunidades de emprego e que remunera bem os seus trabalhadores. Ou seja, é a tal coisa: ganha-se muito bem, mas gasta-se muito bem também. Sabendo disso, a melhor coisa a fazer é caprichar no planejamento da mudança para não ter problemas quando for morar no Canadá.
Não deixe de ler: Universidades mais baratas do Canadá para estudantes internacionais.
Moradia
É o ponto fraco de quem pretende viver no Canadá. Em cidades grandes como Toronto, você paga facilmente $ 2 mil dólares canadenses em um apartamento de 85 metros quadrados em uma região “normal”. No portal Expatistan você consegue encontrar mais informações sobre os valores e pode procurar nos sites das imobiliárias canadenses.
Leia mais: 10 melhores empregos no Canadá sem diploma.
Mercado
O aumento no custo de vida no Canadá está sendo sentido no supermercado. Os preços são altos, veja uma breve lista abaixo que estão no site do mercado Metro:
- 1kg de peito de frango: $ 16,51;
- 1 caixa de ovo (12): $ 3,89;
- 1kg de tomate: $ 6,59;
- 1kg de maçãs: $ 4,39;
- 1kg de batatas: $ 4,39;
- Coca-Cola (2 litros): $ 3.
Estudar e morar no Canadá: os melhores lugares do país para estudantes.
Lazer
Por ser um país onde faz muito frio durante vários meses do ano, as opções de lazer são limitadas a espaços cobertos e climatizados na maior parte do tempo. Por isso, é muito comum que os canadenses busquem locais abrigados para terem horas de lazer e diversão. Claro que nos meses de verão as opções mais baratas e ao ar livre são maioria.
Sair para jantar no Canadá não é barato e um casal gasta facilmente $ 100 dólares em uma refeição em um restaurante médio. Todavia, estamos falando de um país seguro e que nos meses onde as temperaturas são mais quentes você pode ter um lazer muito mais barato e acessível em parques e locais abertos.
Empresas que patrocinam visto no Canadá: veja a lista.
Conheça o salário médio de um canadense
De acordo com o site Average Salary Survey, o salário bruto médio de um canadense é de $ 94,003 por ano. Porém, o salário mais informado na pesquisa realizada pelo portal é de $ 68,420 por ano em mais de 5,7 mil questionários respondidos.
Mudanças no Express Entry: Canadá planeja grandes alterações no sistema.
Profissões que ganham um salário mínimo no Canadá
Muitos profissionais recebem um salário mínimo no Canadá. O blog CareerBeacon traz uma lista com as profissões que são menos bem pagas no Canadá, são elas (valor por hora no Canadá):
- Barman $ 17;
- Funcionário do hotel $ 16;
- Serviços de limpeza/empregada $ 16,61;
- Cozinheiro $ 15,50;
- Garçom $ 15;
- Lavador de louças $ 14;
- Trabalhador de preparação de alimentos $ 14;
- Preparador de fast food $ 14;
- Caixa $ 14;
- Atendente de posto de gasolina $ 14.
Valor por hora de trabalho
Por outro lado, existem profissionais com salários muito altos no Canadá ainda segundo o blog CareerBeacon. Confira quais são:
- Médico especialista $ 580.000;
- Médico de família $ 414.390;
- Juiz $ 376.000;
- Gerente sênior de produção e transporte de mercadorias $ 332.200;
- Advogado $ 272.550;
- Dentista $ 261.517;
- Gerente sênior em finanças e comunicações $ 199.992;
- Gerente de engenharia $ 169.998;
- Piloto de avião $ 152.942;
- Atuário $ 140.566.
*valor recebido por ano de trabalho no Canadá nas profissões mais bem pagas.
Morar e estudar no Canadá: veja como obter uma permissão de estudo no país.
Salários de um imigrante no Canadá
Os salários de um imigrante no Canadá dependem do nível de formação e da especialidade. Conforme vimos nas listas referidas, muitas profissões contam com bons salários no Canadá, porém outras são remuneradas com os valores mínimos. Por isso, o ideal é ter formação e atuar em uma profissão que remunere bem para conseguir ter uma renda compatível com o custo de vida no Canadá.
Validação de diploma no Canadá: como certificar sua formação estrangeira no país.
Jornada de trabalho no Canadá
Segundo o governo do Canadá, o horário padrão de trabalho no país, tanto para funcionário ou estagiário, são:
- 8 horas em um dia (qualquer período de 24 horas consecutivas);
- 40 horas por semana (o período entre a meia-noite de sábado e a meia-noite do sábado seguinte).
O governo canadense diz que um trabalhador tem direito a um dia inteiro de descanso por semana, que geralmente cai em um domingo. O profissional também tem direito a pausas e um período de descanso. Os regulamentos estabelecem isenções ou diferentes horas padrão de trabalho para certas classes de funcionários, são elas:
- motoristas na indústria de caminhões;
- funcionários em navios na indústria de navegação da Costa Leste e dos Grandes Lagos;
- funcionários de comércios de corrida na indústria ferroviária;
- vendedores de comissão na indústria de radiodifusão;
- vendedores pagos por comissão no setor bancário.
Estudante internacional no Canadá: tudo o que você precisa saber.
Direitos trabalhistas no Canadá
Os direitos trabalhistas no Canadá são fiscalizados pelo governo canadense e são abundantes. Um site do governo traz todos os direitos e leis que são aplicadas no país, inclusive contemplando os trabalhadores estrangeiros e como as empresas devem proceder com os profissionais.
Você viu? Canadá quer atrair mais de 1 milhão de imigrantes até 2024.
Principais impostos no Canadá
O Canadá conta com um sistema tributário progressivo (ou graduado) no Imposto de Renda que depende de quanto o trabalhador recebe por ano. Começa em 15% e pode chegar aos 33%. Por ser um país que apoia a qualidade de vida de todos os cidadãos, o Canadá conta com muitos impostos.
Cidades mais baratas para viver no Canadá
A lista com as 20 cidades mais baratas para viver no Canadá foram publicadas pelo portal Slice. O site traz informações que foram compiladas por pesquisas e a lista contempla as cidades com mais de 100 mil habitantes, confira:
- Sept-Îles, Quebec.
- Bécancour, Québec;
- Quesnel, British Columbia;
- Cornwall, Ontario;
- Timmins, Ontario;
- Saint-Georges, Quebec;
- Rimouski, Quebec;
- Sault Ste. Marie, Ontario;
- Rouyn-Noranda, Québec;
- Sainte-Marie, Quebec;
- Drummondville, Quebec;
- Wetaskiwin, Alberta;
- Val-d’Or, Quebec;
- Sarnia, Ontario;
- Prince George, British Columbia;
- Brockville, Ontario;
- Weyburn, Saskatchewan;
- Lévis, Quebec;
- Longueuil, Quebec;
- Saint-Jean-sur-Richelieu, Quebec.
Leia também: Países de primeiro mundo: quais são, principais diferenças e impactos econômicos.
*Aproveite para conferir mais vídeos sobre morar no Canadá no nosso canal do Youtube: