Morar no Canadá é o sonho de muitos profissionais e estudantes, por isso aproveite para conhecer os melhores lugares do país!
*Texto de Cláudio Abdo e Monika Victor.
Considerado um pedaço da Europa na América, o Canadá é, sem dúvidas, um dos melhores lugares para se morar com a família. Além de paisagens belíssimas, o país possui um povo muito acolhedor e uma gastronomia incrível com influências francesas.
O mercado de trabalho é promissor, sendo o local ideal também para quem deseja uma experiência acadêmica enriquecedora. Então, fique por dentro das oportunidades, das bolsas de estudo e de várias dicas de intercâmbio. Veja aqui!
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Aluguel de carros: Alugue um carro e se sinta livre no Canadá. Conte com a Rentalcars, para encontrar o melhor preço.
Passagens aéreas: preços e condições para voar com tranquilidade para o Canadá é na Passagens Promo.
Hospedagem: desfrute da liberdade de uma estadia prolongada com a Booking
Chip internacional: a melhor conexão 4G Ilimitada para Canadá está na America Chip
Transferências de Dinheiro: com a Wise você transfere para 80 países com segurança e praticidade.
Seguro viagem: os melhores planos de seguro viagem você encontra na Seguros Promo.
Morar no Canadá: principais vantagens
Muitos brasileiros possuem o sonho de emigrar, em busca de escrever uma nova história, com mais segurança e melhor qualidade de vida. O Canadá é o país que oferece ambos os requisitos aos imigrantes!
O Canadá oferece um estilo de vida diferente do estilo de vida do Brasil, no entanto, é um país bastante receptivo, especialmente quando estrangeiros vão estudar no país. Além disso, existem algumas vantagens em morar no Canadá, como: segurança, transporte de qualidade, oportunidades de emprego e boa educação. Confira mais:
Segurança
Segundo uma pesquisa realizada pelo Índice Global da Paz 2022, o Canadá é o 12º país mais tranquilo para morar e fora de conflitos do mundo. Na pesquisa, foram avaliados 163 países e 23 quesitos foram analisados, de forma quantitativa e qualitativa, no intuito de medir: grau de militarização, conflitos e nível de segurança. Para você ter uma noção, o Brasil ficou em 130º lugar.
Morar no Canadá é viver em um dos países mais seguros do mundo e viver com índices de violência baixíssimos. Por este motivo, o Canadá é um dos países mais procurados para imigração.
Transporte
O Canadá também é conhecido por ter um transporte público bastante eficaz e pontual. Além da organização no trânsito, existem regras que são respeitadas pelos passageiros. São elas:
- Respeito às filas para entrar nos transportes públicos.
- Respeito ao deixar primeiro desembarcarem os passageiros que já estão no transporte público, embarcando somente depois disso.
Custo de vida no Canadá
O Canadá é um país que oferece um custo de vida bem vantajoso, se comparado ao Brasil (relação salário X poder de compra) e a outros países, como Estados Unidos e Inglaterra.
No caso de um intercâmbio, lembro-me de ter cotado o Canadá, antes de escolher realizar um curso de férias na Inglaterra, e a diferença de valores era considerável naquela época, já que a libra tinha e ainda tem valor mais alto que o valor do dólar canadense. O que pesou mesmo na decisão pelo país dos Beatles foi a paixão pela cultura. No entanto, considerei o Canadá como segunda opção para o intercâmbio.
Vamos abordar mais sobre custo de vida no Canadá aqui, então, continue conferindo o artigo!
Educação
Alguns números mostram que o Canadá é uma referência mundial em educação, com 95% da população canadense alfabetizada e 50% com ensino superior.
Por este motivo, realizar um intercâmbio no Canadá pode ser uma ótima experiência, para quem quer ter a experiência de como é morar no país e de como é estudar em instituições renomadas, como: Universidade de Toronto, Universidade da Colúmbia Britânica e Universidade McMaster, que fazem parte do ranking das 100 melhores universidades do mundo.
Liberdade
Um dos países mais inclusivos do mundo é o Canadá! Você não precisa temer, seja qual for o seu estilo de vida, orientação sexual ou religiosa.
Cidades do Canadá: Melhores Lugares para Imigrantes, Turismo e Economia.
Custo de vida das principais cidades do Canadá
O custo de vida no Canadá dependerá muito do seu estilo de vida, mas é bom, quando comparado com outros países, como Inglaterra e Estados Unidos.
Para ter ideia do custo de vida em diferentes cidades canadenses, seguem os três principais custos para quem possui a intenção de morar no Canadá, que são: moradia, alimentação e transporte. A avaliação está sendo realizada no dia 04 de dezembro de 2022, ao valor de R$ 3,88 para cada dólar canadense.
Toronto
Toronto é a cidade na qual está localizada a Universidade de Toronto e os valores são referentes a um mês. Morar em Toronto é ter muitas atrações, várias coisas para fazer e uma ótimas oportunidades para aprender inglês:
- Aluguel de um apartamento de 85m2 – CAD $2000.
- Água, luz e gás – CAD $151.
- Alimentação – almoço individual, com bebidas, em restaurante – CAD $19.
- Transporte público mensal – CAD $141 – por trajeto CAD $3,25.
Montreal
Montreal é uma das cidades preferidas pelos estudantes do Canadá que querem aprender francês. Além disso, o custo de vida é interessante, quando comparamos ao de Toronto.
- Aluguel de um apartamento de 85m2 – CAD $1252.
- Água, luz e gás – CAD $131.
- Alimentação – almoço individual, em restaurante, com bebidas inclusas – CAD $18.
- Transporte público mensal – CAD $90 – por trajeto CAD $4.
Vancouver
Vancouver é uma das cidades com maior custo de vida no Canadá, fica bem próxima dos Estados Unidos e é uma ótima cidade para morar no país do extremo norte da América.
- Aluguel de um apartamento de 85m2 – CAD $2270.
- Água, luz e gás – CAD $127.
- Alimentação – almoço individual, em restaurante, com bebidas inclusas – CAD $24.
- Transporte público mensal – CAD $106 – por trajeto CAD $3.
Edmonton
Essa é a cidade onde se localiza a Universidade de Alberta.
- Aluguel de um apartamento de 85m2 – CAD $1305.
- Água, luz e gás – CAD $256.
- Alimentação – almoço individual, em restaurante, com bebidas inclusas – CAD $22.
- Transporte público mensal – CAD $95 – por trajeto CAD $3.
Hamilton
Cidade onde se localiza a Universidade McMaster.
- Aluguel de um apartamento de 85m2 – CAD $1472.
- Água, luz e gás – CAD $252.
- Alimentação – almoço individual, em restaurante, com bebidas inclusas – CAD $18.
- Transporte público mensal – CAD $95 – por trajeto CAD $3.
Sonho de estudar no Canadá: país no topo da lista dos principais para estudar fora.
Saiba o que é preciso para morar no Canadá
O Canadá é o segundo maior país do mundo em extensão territorial. No entanto, possui apenas 38 milhões de habitantes. Por este motivo, o país incentiva a imigração, para constituir uma parte importante da economia do país, ou seja, o Canadá necessita de trabalhadores em alguns setores da economia e estrangeiros são bem-vindos para realizar tais trabalhos.
Para morar no Canadá, é preciso, primeiramente, ter um bom planejamento. Uma autorização é necessária para entrar legalmente no Canadá, através de um visto (visitor visa) ou através da autorização eletrônica de viagem (eTA), no entanto, não se deve confundir com a autorização para moradia no país.
Para residir legalmente no Canadá, é essencial uma permissão de residência e o processo para requisição de permissão é iniciado ainda aqui, no Brasil. O Canadá oferece alguns programas de imigração e os mais comuns são:
- Adquirir residência permanente, através do Express Entry;
- Estudar em alguma instituição de ensino (Visto de estudo);
- Receber um convite para trabalhar em alguma empresa Canadense.
O Express Entry (EE) é a forma que a maior parte dos imigrantes obtém a residência permanente no Canadá. É um sistema de pontos utilizado pelo Governo para selecionar imigrantes que se candidatam através de alguns programas. São eles:
Trabalhador Federal Especializado (FSW)
Este programa de imigração é dedicado aos trabalhadores estrangeiros que possuem, ao menos, um ano de experiência de trabalho remunerado qualificado no exterior, em posições NOC (National Occupational Classification), Classificação Nacional de Ocupação, 0, A ou B, com experiência de 10 anos na data da aplicação.
Lista de NOC:
- Habilidade nível A: posições profissionais que requerem diploma universitário;
- Habilidade nível B: empregos técnicos ou especializados que demandam um diploma universitário ou treinamento para aprendizado;
- Habilidade nível C: cargos intermediários que pedem um diploma de ensino médio ou treinamento no trabalho;
- Habilidade nível D: trabalhos manuais que, geralmente, envolvem treinamento no local de trabalho;
- Habilidade tipo 0 (zero): cargos de gestão.
Comércio Federal Especializado (FST)
Este programa de imigração é dedicado aos trabalhadores estrangeiros que possuem, ao menos, dois anos de experiência de trabalho internacional, técnico e especializado, que seja elencado como “ofícios competentes”, pelo período de 5 anos anteriores ao seu registro.
Classe de Experiência Canadense (CEC)
Este programa de imigração é dedicado aos trabalhadores estrangeiros que possuem, ao menos, um ano de experiência de trabalho qualificado no Canadá (em funções NOC´S 0, A ou B), pelo período de 3 anos anteriores à aplicação, tanto pelo período integral (1.560 horas), ou o correspondente em horas, pelo período parcial, mas sempre com status de trabalhador.
Documentos
Confira alguns dos documentos necessários para morar no Canadá:
- Passaporte original, válido por um período de, pelo menos, 06 meses;
- Cópia da última declaração de IR (Imposto de renda);
- Foto 3×4 digitalizada;
- Cópia do RG;
- 3 últimos extratos bancários;
- 3 últimos extratos de investimentos;
- Formulários;
- Declaração escolar;
- Carta de aceitação da escola;
- Documentos que comprovem o pagamento do curso;
- Cópia do contrato social;
- Pró labore, ou DECORE, dos últimos três meses, se empregado;
- Cópias dos holerites dos últimos 3 meses;
- Cópia da carteira profissional, se empregado.
Familiarização com a língua local
No Canadá, os idiomas falados são o inglês e o francês. No entanto, o Inglês é o mais comumente utilizado. A vantagem de ter duas línguas no país é que, no caso de um intercâmbio, você tem a opção de escolher qual língua deseja aprender, para poder, então, decidir em qual região do Canadá irá estudar.
Trabalhar no Canadá: Mercado de Trabalho e Melhores Agências de Emprego.
Visto de entrada
Quem possui a intenção de visitar o Canadá precisa estar ciente das duas modalidades de visto canadense: o eTA, que é uma autorização eletrônica de viagem, e o visto de turismo convencional (TRV).
Importante saber que não há garantia de aceitação em nenhuma das duas aplicações e, mesmo abrangendo todos os requisitos, o visto pode ser negado. A entrada de um turista dependerá da aprovação de um oficial de imigração, quando chegar ao país.
O tempo de permanência para o visto de turismo no Canadá é de 24 semanas, ou 6 meses.
São necessários alguns passos para solicitar o visto de turismo no Canadá:
- Separação de documentos;
- Traduções (exigem apresentação em um dos idiomas oficiais do país);
- Pagamento das taxas consulares;
- Protocolo, quando o processo é avaliado por um dos oficiais;
- Biometria – foto e impressão digital fazem parte do processo;
- Consulado – aguardar resposta.
O prazo para o processamento do visto canadense de turismo, atualmente, é de 132 dias úteis. Este prazo pode ser superior ou inferior, mas a sugestão é solicitá-lo antecipadamente à viagem.
Dicas de como conseguir uma bolsa de estudos no Canadá
Para conseguir uma bolsa de estudos no Canadá, é necessário verificar se a Universidade que você deseja a bolsa de estudos possui algum programa de bolsas. Se sim, você deve prestar atenção às datas de abertura para aplicação e à documentação necessária.
É fundamental ter bom relacionamento com colegas e ex-professores, para cartas de recomendações, caso necessite de uma para solicitação de uma bolsa de estudos.
Existem ótimos programas de bolsas de estudo para alunos estrangeiros que falem inglês (ou francês) e que tenham um ótimo desempenho acadêmico.
Áreas de estudo com melhores oportunidades no Canadá
Para entender as áreas de estudo com melhores oportunidades, no Canadá, primeiro devemos saber quais são as áreas que necessitam de mais profissionais. No site de imigração do Canadá há essa informação..
Gerentes de vendas, desenvolvedores de Software, enfermeiros, engenheiros e contadores são algumas das profissões mais buscadas pelo governo canadense. Logo, as áreas de estudo relacionadas a estas profissões são as áreas que você deve pensar em ingressar ou em especializar-se.
Se você deseja trabalhar no Canadá, comece pesquisando as áreas e quais as qualificações que você precisa para conseguir uma vaga (cursos, diplomas e proficiência em inglês).
Áreas ligadas à tecnologia
Algumas áreas de estudo que estão ligadas à tecnologia e que podem ser muito interessantes para o seu currículo, em 2023, são:
- Design em Futuros Digitais;
- Ciências da Computação;
- Desenvolvimento de Jogos;
- Tecnologia da Informação.
Principais empregos de TI no Canadá e como se candidatar.
Áreas de departamento pessoal
Abaixo, seguem algumas áreas de estudo que estão ligadas aos recursos humanos e que você deveria conhecer opções de Mestrado:
- Gestão de Talentos;
- Recursos Humanos;
- Gestão de Projetos de Recursos Humanos;
- Recursos Humanos Internacionais.
Área administrativa/financeira
Algumas áreas de estudo referentes às áreas administrativas e financeiras:
- Ciências Financeiras;
- Administração de Empresas;
- Negócios.
Valores médios de um intercâmbio para o Canadá
Motivos para realizar um intercâmbio no Canadá não faltam! O país oferece excelente infraestrutura de ensino, multiculturalidade, segurança, qualidade de vida e atrativo preço dos cursos!
Se você está pensando em realizar um intercâmbio, no Canadá, em 2023, estes serão os valores médios para realizar o seu sonho:
- Curso de Inglês Geral ou Negócios de 2 semanas – R$ 11.000;
- Curso de Inglês Geral ou Negócios de 1 mês – R$ 16.000;
- Curso de Inglês Geral ou Negócios de 3 meses – R$ 38.900;
- Curso de Inglês Geral ou Negócios de 6 meses – R$ 47.400.
E, agora, vamos entender melhor estes valores, a partir de cada parte dos custos do intercâmbio de um mês:
- Curso de 4 semanas – R$ 2.100,00;
- Estadia de 4 semanas – R$ 3.000,00;
- Passagem aérea – R$ 3.500,00;
- Seguro viagem – R$ 600,00;
- Visto – R$ 800,00;
- Quanto levar – R$ 6.000,00.
Estes são valores médios do mercado, mas é importante que você pesquise bastante antes de realizar um investimento desses. Portanto, pesquise as opções de cidades no Canadá, as melhores escolas, quais as melhores empresas de intercâmbio para o Canadá. Além disso, faça um bom planejamento financeiro e de documentos, com tempo e organização.
Como validar o diploma brasileiro no Canadá
Para validar o seu diploma brasileiro, no país canadense, é necessário, primeiramente, dispor de uma credencial de avaliação (ECA).
Mas o que é a ECA?
ECA (Educational Credential Assessment) é uma credencial de avaliação educacional, exigida pelo governo canadense, para constatar se o grau, diploma ou certificado estrangeiro equivale a um canadense.
Para solicitar, de forma simples, a ECA, a organização mais utilizada pelos brasileiros é a World Education Services (WES). Depois de concluída esta etapa, é necessário, ainda, enviar alguns documentos, que necessitam de tradução juramentada:
- Diploma;
- Histórico acadêmico;
- Cópia autenticada do diploma e do certificado;
- Formulário de aplicação, que está no WES.
Além dos documentos já citados, a Instituição de ensino em que você estudou precisa separar um envelope selado, assinado e carimbado, contendo o histórico acadêmico, o diploma e, se possível, uma descrição de cada disciplina do curso.
Após o envio pelo correio, o WES retorna em, aproximadamente, 10 dias úteis.
Aproveite para ler também: os 10 Melhores Países Para Morar: Lugares Baratos e Documentação [Guia].
Estudar e morar no Canadá
Com diversas universidades reconhecidas internacionalmente, cursos econômicos e um sistema educacional avançado, não é surpresa que o Canadá continue a ser classificado como um dos principais países para quem busca uma melhor qualidade de vida. Se você é um estudante internacional, estudar e morar no Canadá pode garantir que você tenha uma qualificação reconhecida internacionalmente por instituições renomadas.
O portal Canadian Visa detalhou algumas das melhores cidades onde estão universidades reconhecidas e que podem ser o seu próximo destino. Aproveite para dar uma olhada nas melhores universidades do Canadá, de acordo com os dados mostrados no QS World University Rankings 2022, e descobrir o que torna essas cidades canadenses ideais para estudantes.
Na tabela abaixo você encontra as seis melhores universidades do Canadá, juntamente com a localização da cidade:
Agora que você tem uma ideia das seis melhores universidades do Canadá, veja quais são as cidades preferidas pelos estudantes no Canadá.
Imigrar e morar no Canadá: ministro quer rapidez para a permanência de residentes temporários.
Cidades preferidas dos estudantes no Canadá
De acordo com o QS World University Rankings 2022, a tabela abaixo representa as principais cidades do Canadá que são mais comumente preferidas pelos estudantes:
Em comparação com as cidades com universidades mais reconhecidas do Canadá, podemos ver na tabela acima que Edmonton e Hamilton estão faltando na lista de cidades preferidas pelos estudantes. No entanto, destacaremos essas duas cidades independentemente, pois nelas estão as melhores universidades do Canadá.
Importante dizer que há uma infinidade de fatores a serem considerados antes de escolher uma cidade para estudar e morar no Canadá. Fatores como oportunidades de emprego após a conclusão dos estudos, custo de vida, segurança, estilo de vida e cultura são aspectos fundamentais a serem considerados antes que possa ser classificado como um dos melhores lugares para viver e trabalhar no Canadá. Veja abaixo detalhes de cada cidade e entenda o que faz delas tão excepcionais para estudantes internacionais e locais do Canadá.
Empresas que patrocinam visto no Canadá: veja a lista.
Montreal
Montreal está no topo quando se trata de educação, tornando-se a cidade mais preferida pelos estudantes. Com uma cidade amigável para estudantes que acomoda estudantes internacionais e locais, é um excelente local para estudar e morar no Canadá. Em Montreal você encontra o que há de melhor em pesquisas de inteligência artificial (IA) e você conta com multinacionais como a Microsoft e o Google investindo na cidade.
Além disso, você também pode esperar mensalidades e taxas universitárias mais acessíveis com educação de qualidade e uma abundância de oportunidades de emprego após terminar seus estudos. Só para citar alguns, empregos como enfermeiros, educadores, engenheiros, trabalhadores da construção civil e programadores estão atualmente em alta demanda em Montreal.
Vagas de trabalho no Canadá: país registra mais de 1 milhão de empregos.
Toronto
De acordo com CanadianVisa.org, Toronto é classificada como um dos melhores lugares para se viver no Canadá e uma das principais cidades multiculturais para estudantes internacionais – tanto que a cidade hospeda muitos festivais internacionais que incluem estrangeiros. A cidade conta com muitas profissões com alta demanda, como professores, enfermeiras registradas, motoristas de transporte e muito mais para os alunos esperarem depois de seus estudos.
Sem contar que a Universidade de Toronto oferece uma variedade de mais de 700 cursos para você escolher. Com um forte sistema de apoio para estudantes locais e internacionais, você pode esperar uma variedade de programas de bolsas que reconhecem o desempenho excepcional dos alunos. Isso faz de Toronto um dos melhores lugares para se viver no Canadá.
Vancouver
Cercada por paisagens deslumbrantes e cumes de montanhas, Vancouver também abrange uma infinidade de culturas e etnias, o que é ideal para estudantes internacionais que desejam morar e trabalhar no Canadá. Você pode esperar uma cidade diversificada e ecologicamente correta que está crescendo com inovação e oportunidades de pós-graduação para estudantes.
Se você tem experiência em tecnologia e gosta de TI e programação, esta cidade pode ser ideal para você. A Universidade da Colúmbia Britânica é reconhecida por seus programas premiados com atividades voltadas para os alunos para que os alunos aprendam se divertindo.
Morar e estudar no Canadá: veja como obter uma permissão de estudo no país.
Ottawa
Classificada como uma das melhores cidades para estudantes do mundo do ponto de vista estudantil de acordo com o QS World University Rankings 2022, Ottawa possui educação superior com baixas taxas de matrícula. Para um baixo custo de vida, você pode esperar uma alta qualidade de vida em uma cidade com uma economia próspera.
Suponha que você é um estudante que deseja estudar na prestigiosa Universidade de Ottawa, você estaria desfrutando de pesquisas e avanços de renome nas ciências, estudos sociais, ciências da saúde e no setor de humanidades. Apenas para citar alguns empregos atuais em Ottawa: desenvolvedores web, gerentes de recursos humanos (RH), veterinários, consultores financeiros, soldadores, farmacêuticos e assistentes administrativos.
Imigrar para o Canadá: novos valores das taxas para residência.
Quebec
Esta cidade francesa é a capital da província de Quebec, então se você gosta de estar imerso em um estilo de vida ativo Quebec é a cidade ideal para você. Deleite-se com as ruas de paralelepípedos e a arquitetura da cidade enquanto explora atividades como trekking, ciclismo, remo, acampamento de canoa, escalada no gelo, esqui, caiaque no mar e camping.
A Universidade de Quebec possui um setor de pesquisa e desenvolvimento científico dedicado com uma experiência de estudo vibrante para os alunos, enquanto têm a oportunidade de aprender francês. Entre algumas ocupações, as atuais oportunidades de trabalho em demanda de Quebec são negócios, profissionais de saúde, vendas e serviços e cargos gerenciais.
Validação de diploma no Canadá: como certificar sua formação estrangeira no país.
*Veja mais dicas para morar fora no nosso canal do Youtube:
2 Comentários
Estou interesada
Fica difícil escolher entre a multiculturalidade de Montreal, a paz e bucolismo de Québéc e a vida animada de Toronto, hein?
Obrigado pelo conteúdo, muito bom reviver um pouco do Canadá através destas belas palavras e imagens.