Você está na dúvida se escolheu a carreira certa? Veja essas dicas para fazer uma autoavaliação e quem sabe, ajustar a sua rota.
Num mundo de muitas possibilidades profissionais, ficar preso numa carreira que não combina com você, pode trazer muitas frustrações. Acredite, muitos profissionais se questionam sobre isso, você não é o único, principalmente se estão diante de um período de muita insatisfação ou de falta de perspetivas. Mas será que existe uma fórmula que indique como saber se você escolheu a carreira certa?
Como saber se você escolheu a carreira certa?
O mercado de trabalho é sempre desafiador e competitivo, a pressão por resultados, a necessidade de adaptação a novos cenários econômicos fazem com que estejamos sempre atentos para uma sobrevivência profissional.
Neste sentindo é natural surgir inseguranças e medo. Chegamos a fazer questionamentos do tipo: “Será que fiz a escolha certa?”, “Porque não me sinto realizado com o que faço?”.
Caso tenha trabalhado por alguns anos na mesma empresa, essa sensação pode ser maior ainda. Pensamos se não perdemos tempo demais sem conhecer outras possibilidades profissionais pelo mundo.
A boa notícia é que para você saber se escolheu a carreira certa, não existe regra definida. Então acalme o seu coração, pois isso não é exclusividade sua, muitas pessoas estão vivendo o mesmo dilema que você.
Vagas para Trabalho Remoto: conheça as 20 cidades com mais oportunidades no mundo.
Aqui você também pode encontrar uma visão geral dos empregos de TI com maior demanda: IT Jobs (Empregos em TI).
Siga esses pontos e faça uma autoavaliação
Agora que você está se questionando, vamos trazer alguns pontos importantes de como saber se você escolheu a carreira certa, e se descobrir que não foi a melhor escolha, pode ajustar a rota na sua carreira e agir em direção a uma nova escolha.
1ª Faça uma autoavaliação do quanto esse trabalho é significativo para você
Atualmente muitos profissionais apresentam algum esgotamento físico ou mental. E para a maioria deles essa fadiga deve-se principalmente a falta de sentido que não encontram naquilo que fazem.
Como encarar o desafio de construir uma nova profissão.
2ª Mudanças de carreira acontecem e são necessárias
Pode ser que você se sinta inseguro, com medo de fazer escolhas, a verdade é que todo mundo quer fazer a “escolha certa” e, isso não existe. O que existe é “escolhas cuidadas”, aquelas que você mapeia os riscos e que a escolhe. Elas não são definitivas, todos os dias você precisará escolher, então encontre algo que combine com o estilo de vida que você quer ter.
3ª Não se limite pela idade
A idade não é um fator de risco para uma avaliação de escolha de carreira. A cada fase da nossa vida tempo infinitas possibilidades, na maioria das vezes os mais experientes já possuem uma boa bagagem profissional, essa bagagem ajuda a encontrar um caminho mais adequado para você, independente da idade.
Confira dicas para te ajudar a trabalhar como freelancer.
4ª Identificar o que está errado é o primeiro passo
Se você já identificou uma insatisfação e que os seus problemas são recorrentes e você não consegue parar de reclamar desses motivos. Este é um alerta para você rever a sua escolha de carreira. Com este cenário de tantas incertezas, colocar a nossa carreira em a prova todos os dias quase virou uma rotina.
Aprenda como usar as redes sociais para alavancar a sua carreira em 5 passos.
Como saber qual é a profissão ideal para mim?
Se você está na dúvida para saber qual a profissão ideal para você, saiba que você não está sozinho e que isso acontece com a maioria das pessoas. Em geral, uma decisão muito importante que temos que fazer, e isso pode gerar incertezas, angústia e dificuldades de fazer a escolha de uma carreira.
Lidar com essa pressão para escolher uma carreira nem sempre é exclusividade dos mais jovens que estão no ensino médio, os profissionais que estão atuando no mercado de trabalho e querem fazer uma transição de carreira também sentem essa insegurança.
Antes de qualquer coisa, é importante lembrar que escolher uma profissão não é a única escolha que você vai precisar fazer ao longo da sua jornada profissional. Irão existir muitas outras escolhas e você terá que lidar com elas, e tomar uma decisão.
Tomar uma decisão de carreira pode parecer desafiador para alguns profissionais experientes, por isso precisamos desmitificar o “preciso fazer a escolha certa”. Ao invés disso, precisará aprender a fazer escolhas cuidadas, embasadas nos seus talentos, habilidades e preferências de estilo de vida que você quer ter.
Para isso precisará investir em autoconhecimento profissional é a chave para escolher qual a carreira seguir.
Quais são os requisitos para a escolha de uma carreira?
Nós vivemos no piloto automático e muitas vezes não temos o hábito de perceber as nossas emoções e pensamentos sobre o que somos e queremos. Quando falamos de uma escolha profissional é preciso avaliar alguns contextos:
- Mesmo que a sua família possa ter apoiado a sua escolha, nem sempre o apoio será de forma imparcial, pois eles têm as próprias referências de sucesso.
- O nosso sistema educacional tem muitas falhas, durante o ensino médio, as escolas ensinam muitas fórmulas e teoremas, mas não falam sobre autoconhecimento profissional.
- As universidades garantem a técnica o conhecimento específico, mas não te preparam para a realidade do mercado de trabalho.
Escolher uma profissão é um desafio porque nem sempre avaliamos o nosso contexto e isso traz grandes influências sobre tomar uma decisão de carreira. E isso acontece numa fase de muita pressão para prestar o vestibular ou quando precisamos reavaliar a nossa carreira.
Trabalho remoto na Irlanda: você aceitaria ganhar menos para trabalhar de casa?
Como escolher a carreira certa ou ideal?
A escolha de uma profissão não precisa ser para vida toda, até porque muita coisa pode mudar no caminho. O contexto social, a tecnologia, o mercado e o segmento que você escolheu trabalhar. Então é possível que você erre e tenha que replanejar a rota, e dessa vez fazendo uma escolha cuidada e com muita consciência.
O autoconhecimento profissional se torna muito mais fácil quando você entende isso. Então podemos focar nos três pilares mais importantes para você identificar olhando para dentro.
- As suas Habilidades: São os seus talentos, traços de personalidade que você se destaca.
- Os seus Interesses: São os assuntos que você mais gosta de estudar, conversar, explorar.
- As suas preferências: É o estilo de vida que você busca para sua vida (o que é a sua medida de sucesso)
É importante fazer uma lista pensando nesses três tópicos, lembrando que não existe resposta certa ou errada. Comece se aplicando essa lista e não precisa ter todas as respostas.
Um profissional psicólogo pode te orientar melhor através de um trabalho de orientação vocacional, talvez você tenha mais facilidade em descobrir os seus interesses, habilidades e preferências com uma ajuda de um especialista.
Empregos remotos e híbridos estão atraindo 7 vezes mais candidatos do que cargos presenciais.
O que fazer quando não se sabe que curso seguir?
É muito comum ouvir isso de algum amigo durante o período de vestibular, e já vimos os principais motivos para isso acontecer.
Tomar uma decisão sobre carreira pode ser amedrontador para algumas pessoas, e sempre gera ansiedade e segurança. A pressão da família, o medo de escolher errado, medo de não gostar do curso, quem aí não passou por isso?
Existem algumas recomendações para passar por essa fase de uma maneira mais confortável e minimizar o impacto da ansiedade.
- Avalie com mais cautela o seu autoconhecimento profissional, peça ajuda se for preciso;
- Converse com a família;
- Explore mais as opções do curso e da grade curricular da sua preferência;
- Busque por pessoas que se formaram naquele curso (Como elas estão atuando no mercado de trabalho);
- Busque mais informações sobre as Universidades;
- Avalie o seu momento e trace a suas prioridades.
O estresse da escolha profissional é normal, tenha em mente que é uma das muitas decisões que você vai ter ao longo da sua jornada, porém sempre poderá mudar de ideia se não tiver se sentindo feliz com o que escolheu.
10 empregos remotos nos Estados Unidos com mais oportunidades.
Carreira certa: devo escolher entre o melhor salário ou a minha paixão?
“Ser feliz na carreira ou ganhar bem?” Essa pergunta já passou pela sua cabeça? Com certeza muitas pessoas já viveram esse dilema, mas quem disse que nós precisamos escolher entre uma coisa ou outra.
É analisando o mercado que você vai identificar as oportunidades e fazer uma análise criteriosa para escolher qual a profissão seguir. Fazer uma escolha cuidada vai exigir uma investigação mais aprofundada, Então reflita sobre essas questões:
- Quais as oportunidades de trabalho disponíveis para uma pessoa com o seu perfil?
- Diante dessas oportunidades, quais as que você considera diante de tudo que você sabe sobre você e essa oportunidade?
- Como você pode fazer dinheiro com as suas habilidades e competências nesse segmento?
Você pode explorar e fazer uma lista com as possibilidades, e então avaliar com o que você poderia trabalhar. O nosso mercado de trabalho está muito diversificado e cada vez mais as profissões estão mais fluídas, não deixe de considerar nada.
Claro que não você não vai trabalhar com tudo que listou, mas pode através dessa lista iniciar uma estratégia de eliminação considerando o que faz mais sentido para você.
Faça uma avaliação criteriosa para entender aquelas que mais se aproximam do que você imagina ter como estilo de vida e com os objetivos que você almeja.
Como o Medo de Errar pode prejudicar os seus resultados na Carreira.
Você escolheu a carreira certa?
Para saber se você escolheu a carreira certa, é preciso um bom trabalho de autoconhecimento, identificar os seus interesses, suas habilidades e suas preferências. Este é o caminho mais seguro para assumir uma nova escolha de carreira. Afinal, se você tem a oportunidade de construir uma trajetória mais alinhado com você, não perca essa oportunidade.
Uma nova escolha profissional, exige autoavaliação e capacitação, muitas vezes desenvolvimento de novas habilidades completamente diferentes. Então se acredita que não fez uma boa escolha, é hora de encarar o desafio. Mas não precisa fazer isso sozinho.
Vai fazer uma transição de carreira? Cuidado com a autossabotagem.
Confiar no processo de escolha a longo prazo
Escolher a carreira certa para você é antes de tudo considerar o que é importante para você. Todas as escolhas e tomada de decisão profissionais precisam envolver a razão e emoção, considerando uma perspectiva do mercado de trabalho.
Os dilemas de carreira sempre são um desafio, independente do seu momento profissional, por mais experiência que possa ter, ainda assim a resposta não é fácil.
É importante colocar um prazo de virada para você analisar melhor as oportunidades e pesquisar sobre o mercado e conectar com as suas preferências pessoais, mas saiba que naquela data vai precisar tomar uma decisão profissional.
Pense na sua carreira a longo prazo, nós temos uma tendência ao imediatismo, mas considerando uma carreira promissora serão necessários muitos ajustes e pequenos passos a cada etapa.
Não desconsidere o tempo de formação de vivências profissionais e o seu desempenho em cada etapa, o retorno financeiro pode demorar um pouco, mais a satisfação da jornada deve ser vivida diariamente.
Reconheça as suas forças e fraquezas para impulsionar sua carreira.
Conclusões
Por mais que a gente queira, nunca teremos a “certeza” de que estamos fazendo a escolha certa, entretanto podemos ficar em paz com a nossa escolha cuidada. Foi a melhor decisão que você pode tomar se conhecendo e dando o seu melhor.
Se você chegou a esse ponto do texto, e ainda assim sente dificuldade, procure um profissional qualificado como um psicólogo que pode te ajudar no processo através de uma orientação profissional com ferramentas e técnicas adequadas.Tenho certeza que você vai se dedicar e só precisa de uma orientação.
*Sou Vanessa Ferreira, psicóloga, treinadora comportamental e Coach de Carreira. Com formação Coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. A minha missão é te ajudar a escolher, decidir e realizar uma mudança de carreira de forma estratégica.
*Veja dicas para encontrar uma profissão home office e aproveite para se inscrever no canal do Vagas Pelo Mundo: