Ser motorista de caminhão na Europa pode ser uma profissão lucrativa, pois o continente enfrenta escassez de mão de obra. Saiba mais!
A falta de motorista de caminhão na Europa não é de hoje, porém, a cada ano a situação se agrava. Muitos profissionais indo para a aposentadoria (reforma) e a baixa quantidade de novos motoristas no mercado estão fazendo do ofício uma oportunidade para ganhar bem, mas claro, trabalhando muito.
E com a falta de profissionais, sobram oportunidades de trabalho. De Portugal até o Reino Unido, da Espanha até a Alemanha: quase todos os países da Europa estão sentindo dificuldade em conseguir contratar motorista de caminhão. Não é sem motivo que muitas empresas investem em feiras internacionais para tentar trazer profissionais para o continente.
Motorista de caminhão na Europa
Descarte salarial, jornada de trabalho pouco atrativa e má imagem profissional: há escassez de trabalhadores no setor. A União Europeia já tomou medidas, mas ainda não são suficientes. As fotos do desabastecimento no Reino Unido rodaram o mundo e lembraram o primeiro bloqueio causado pelo COVID em março de 2020. As prateleiras dos supermercados ficaram vazias e alguns produtos simplesmente não estavam disponíveis. O problema neste caso: a entrega posterior da mercadoria realmente não está mais garantida.
Foi uma situação previsível e que o BREXIT acelerou. Contudo, engana-se quem pensa que a realidade é somente do Reino Unido, pois a União Europeia também está enfrentando desabastecimento por falta de motoristas de caminhão.
Muitos profissionais desapareceram no últimos anos e pode resultar em um colapso no abastecimento nos próximos dois a cinco anos. Representantes do setor de motoristas na Alemanha, por exemplo, não estão nada otimistas.
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Vale a pena ser motorista de caminhão na Europa
Vale a pena! O salário é bem acima da média e, para você ter uma ideia, em Portugal um motorista de caminhão internacional pode chegar a receber € 3.000 euros por mês. O montante vai variar pela quantidade de horas trabalhadas e a experiência do profissional, mas, em termos gerais, é um valor bem acima da média do país, que tem um salário mínimo de € 705 euros.
Porém, vale ressaltar que a vida de um motorista de caminhão na Europa não é fácil. Claro, sejamos justos em dizer que, se comparado com o Brasil, é mais tranquilo. Porém, não deixa de ser um trabalho que exige fisicamente e que conta com dificuldades como, por exemplo, bons locais de descanso, assaltos e leis extremamente rígidas de acesso a algumas áreas e cidades.
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Países com falta de motoristas de caminhão
Especificamente na Alemanha, atualmente há uma carência de 60 a 80 mil motoristas de caminhão. No Reino Unido o número pode ser ainda maior e chegar (ou ultrapassar) os 100 mil. E a diferença na Alemanha aumenta em 15 mil profissionais todos os anos, pois cerca de 30 mil se aposentam. Mas o número de jovens profissionais que ingressam no mercado é de apenas 15 mil. Não é diferente nos outros países europeus e o caminhoneiro europeu médio tem mais de 50 anos, geralmente mais de 55 anos de idade.
Os motivos são variados e bem conhecidos no setor. Descarte salarial, local de trabalho desconfortável, jornada de trabalho incompatível com uma vida social plena, a imagem geralmente ruim da profissão de motorista: tudo isso garante que não só muitas pessoas abandonem seus empregos, mas também que os jovens não queiram para pegá-lo em primeiro lugar.
Sem contar nos altos custos de treinamento: se você levar em consideração os custos operacionais e também os custos da escola de direção, uma carteira de motorista de caminhão na Europa pode custar mais de € 10 mil euros.
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Pacote de mobilidade da União Europeia
O pacote de mobilidade da União Europeia, aprovado em 2020, deu os primeiros passos para melhorar as condições de trabalho de quem é motorista de caminhão na Europa. Os pontos mais importantes contemplados pelo pacote de mobilidade são:
- Os caminhoneiros não podem mais passar o período de descanso semanal, que deve durar no mínimo 45 horas, no veículo. Em vez disso, o ideal é que eles fiquem em casa nos dias de folga – e, se isso não for possível, durmam no hotel. O empregador deve pagar os custos;
- O tempo máximo de condução pode ser ligeiramente excedido para chegar a casa em caso de imprevistos, como um engarrafamento ou chuva forte, antes do início do período de descanso semanal obrigatório. Os motoristas devem ter a oportunidade de retornar ao seu local de residência pelo menos a cada três semanas.
Com isso, existe a possibilidade de que o novo regulamento acabe com os motoristas nômades. Contudo, pode levar algum tempo até que esse modelo realmente entre em vigor e as obrigações burocráticas também são bastante altas para as empresas.
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Representantes dos caminhoneiros acreditam que o pacote de mobilidade da União Europeia está longe de ser suficiente para controlar a escassez de trabalhadores qualificados. Na verdade, tudo deve ser feito para tornar o trabalho mais fácil para os motoristas em potencial, porém é necessário trabalhar em conjunto com países terceiros. A Europa sozinha não vai conseguir resolver o problema.
Uma medida concreta é, por exemplo, tornar os caminhões mais autossuficientes. Atualmente, os pesos e comprimentos dos veículos são estipulados em cada país da Europa e isso atrapalha e cerceia a liberdade de movimentação no continente.
Medidas importantes também devem ser implantadas para tornar o caminhão mais atraente como local de trabalho, mais confortável e seguro. Essa também é uma forma de tornar o trabalho mais interessante para as mulheres: a proporção de mulheres na profissão de motorista é de 2%.
Além da pouca compatibilidade entre vida familiar e trabalho, há outro motivo sério que afasta as mulheres do volante do caminhão: o medo. Muitos motoristas de alto desempenho dizem que não passam a noite fora de casa sem saber onde estacionar o caminhão à noite.
Sem contar no acesso a instalações sanitárias e se o estacionamento é seguro e iluminado. Um ponto que a União Europeia já abordou com o seu pacote de mobilidade, embora apenas da forma mais econômica: a Comissão da UE tem uma lista de áreas de estacionamento seguras que são, por exemplo, suficientemente iluminadas, com instalações sanitárias sensíveis ao gênero. Contudo, a falta geral de vagas de estacionamento está longe de ser sanada.
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Comprimento dos caminhões e a demora de Bruxelas
Não houve qualquer avanço de Bruxelas sobre o assunto de caminhões mais longos. Os chamados caminhões longos podem ter um comprimento de até 25,25 metros. Todavia, até agora não houve uma abordagem europeia. Caminhões longos nem mesmo são permitidos em todos os estados federais da Alemanha, por exemplo. E onde são permitidos, os caminhões longos só podem circular em rotas muito específicas porque apenas algumas redes rodoviárias são acessíveis para os caminhões gigantes.
Como resultado, menos motoristas seriam necessários, já que mais podem ser transportados com os caminhões gigantes. Levará algum tempo até que tudo isso seja implementado. Isso porque a vontade política de fazer dos caminhões gigantes uma parte padrão do tráfego rodoviário não é particularmente pronunciada na Europa.
Motorista de caminhão: Governo britânico busca soluções
Em um comunicado publicado pelo governo do Reino Unido, lê-se que até 50 mil outros testes de direção de veículos pesados serão disponibilizados a cada ano. A medida do governo pretende agilizar o processo de teste e combater a escassez de caminhoneiros nos países britânicos.
Os testes de direção de veículos pesados serão revisados no Reino Unido, o que significa que os motoristas precisarão fazer apenas 1 teste para dirigir um caminhão rígido e articulado, em vez de fazer 2 testes separados (com intervalos de 3 semanas). Isso tornará cerca de 20 mil exames de direção em veículos pesados disponíveis a cada ano e significa que os motoristas podem obter sua licença e entrar no setor mais rapidamente.
Os testes também serão mais curtos removendo o elemento de ‘exercício de reversão’ – e para veículos com reboques, o exercício de ‘desacoplamento e recolocação’ – e testando-o separadamente por um terceiro. Esta parte do teste é realizada fora da estrada em uma área de manobra e leva um tempo significativo. Testar essas manobras separadamente liberará tempo do examinador, o que significa que eles podem realizar outro teste completo todos os dias.
Os motoristas de automóveis não precisarão mais fazer outro teste para rebocar um trailer ou caravana, permitindo que cerca de 30 mil mais testes de direção de veículos pesados sejam realizados a cada ano. Esta nova legislação está alterando os regulamentos da União Europeia anteriores que o Reino Unido não é mais obrigado a usar.
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BREXIT e escassez de motorista de caminhão: desabastecimento
O Secretário de Transporte do Reino Unido, Grant Shapps, disse que os motoristas de veículos pesados estão ajudando a manter o país funcionando e têm estado durante a pandemia. A falta de motoristas é um problema global, mas o governo está agindo para ajudar os líderes da indústria a atrair motoristas e construir um setor mais resiliente.
A falta de motoristas é um problema generalizado que afeta países em toda a Europa e também nos Estados Unidos, causado por uma série de fatores, incluindo o envelhecimento da força de trabalho. O aumento no número de testes de motoristas e a quantidade disponibilizada ajudará os líderes da indústria a construir um setor mais forte no Reino Unido que poderá atrair motoristas de outros países.
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Motorista de caminhão na Europa: Como ser contratado
Para ser contratado, um motorista de caminhão na Europa precisa cumprir alguns requisitos. Importante dizer que cada país europeu, mesmo com a União Europeia, conta com leis e exigências específicas, por isso, o ideal é ter atenção ao seguinte:
- Ter uma carta de condução (carteira de habilitação) para o tipo de caminhão que vai conduzir no país de interesse;
- Passaporte;
- Conseguir comprovar experiência;
- Dominar outro idioma além do falado no país de destino.
Inicialmente, um motorista de caminhão deve procurar por empresas que estão contratando profissionais e, após isso, fazer o contato e solicitar a documentação que é exigida para poder exercer a profissão no país onde está se candidatando.
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Motorista de caminhão na europa: Principais agências
Se você buscar por motorista de caminhão na Europa no Google, vai perceber que a maioria das oportunidades de trabalho são anunciadas em sites de emprego. Por isso, o ideal é tentar contactar diretamente a empresa que você tem interesse e verificar a disponibilidade de trabalho no país de destino onde pretende atuar.
Você sempre pode fazer buscas de emprego na Europa através do LinkedIn, por exemplo. Grande empresas geralmente colocam anúncios na rede social profissional e, por ali, você pode conseguir encontrar boas oportunidades para atuar como motorista de caminhão na Europa.
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Documentação para ser motorista de caminhão na Europa
Como referido antes, cada país da Europa conta com uma regulamentação específica e exige documentos diferentes para ser motorista de caminhão. Para ajudar, vamos trazer o exemplo de Portugal e o que é exigido de um profissional de transporte no país europeu.
Um motorista de caminhão em Portugal precisa obter uma qualificação para transportar mercadorias e passageiros. É necessário uma carta de condução, carta de qualificação de motorista (CQM) e o certificado de aptidão de motorista (CAM). Para obter o CAM, o profissional precisa passar por uma formação inicial obrigatória. Confira tudo sobre a documentação para dirigir em Portugal.
Passaporte
O passaporte é o principal documento do imigrante. Por isso, ele será sempre requisitado quando você for fazer uma viagem internacional. Contudo, depois de chegar no seu país de destino e já estar com todos os documentos para trabalhar como motorista de caminhão, o passaporte passa a ser secundário, pois as autoridades sempre irão verificar, primeiro, as suas autorizações para conduzir no país.
Validação da CNH
Aqui está um ponto muito importante. Todas as pessoas que vão residir em outro país e que pretendem trabalhar como motorista de caminhão na Europa precisam alterar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para o documento que autoriza a condução no seu país de destino. Tenha sempre atenção aos prazos, pois cada país conta com regras distintas.
Visto e vacinas
O visto para trabalhar na Europa deve ser solicitado ainda estando no seu país de origem. Por exemplo: se você está no Brasil e quer trabalhar na Alemanha, você deve fazer todo o processo de visto no consulado da Alemanha mais próximo da sua residência, ainda no seu país de origem. Geralmente, as empresas auxiliam os profissionais, justamente pela dificuldade em encontrar mão de obra no país onde estão instaladas.
A carteira internacional de vacinação é exigida em muitos países e nela você deve apresentar o comprovante de algumas vacinas, como tétano e febre amarela. Por isso, uma sugestão é consultar quais vacinas são exigidas nos portais oficiais e solicitar mais informações caso a informação não esteja acessível.
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Comprovação de experiência
Comprovar a experiência nem sempre é fácil. Uma dica é mostrar sua carteira de trabalho, mas também pedir para os seus ex-contratantes que façam cartas de recomendação. Em grande parte dos países europeus, a palavra vale. O que isso quer dizer? Quer dizer que, se você apresentar cartas de recomendação e contatos de pessoas que trabalharam com você (ex-patrões, por exemplo), as empresas entendem isso como comprovação de experiência.
Também vale ressaltar que grande parte das empresas realiza testes de condução, bem como, colocam os motoristas recém-contratados para trabalharem de maneira mais próxima. Se você pretende ser um motorista internacional, tenha paciência, pois pode ser que, no começo, o seu trabalho se resuma ao país sede da empresa que lhe contratou.
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Salários de um motorista de caminhão na Europa
Os salários variam muito, porém, um motorista de caminhão internacional na Europa inicia recebendo entre € 1.000 e € 1.500 euros no mínimo, podendo chegar aos € 2.500, € 3.000, ou mais, dependendo do país, da empresa e da experiência. O portal Jobted traz mais informações sobre Portugal, mas você pode pesquisar em outros países europeus.
Carga horária de um motorista de caminhão na Europa
O período de trabalho semanal para um motorista de caminhão na Europa não pode exceder 56 horas. Um caminhoneiro na Europa, contratado por uma empresa, não pode conduzir mais de nove horas por dia, porém, a empresa pode prolongar o tempo diário de condução até um máximo de 10 horas, mas não mais do que duas vezes por semana.
O tempo de condução total acumulado por cada período de duas semanas não pode exceder 90 horas. Contudo, existem diferenças entre motoristas de carga e de passageiros e todas as informações estão disponíveis em um portal dedicado da União Europeia para os profissionais do transporte.
Principais cargas transportadas em caminhões na Europa
Ainda que o transporte por trens (ferroviário) seja bastante utilizado na Europa, um motorista de caminhão internacional transporta de tudo. De peças automotivas a louças, de eletrônicos a pneus. Porém, é interessante perceber que, embora a maioria dos grãos seja transportada por trens, os caminhões transportam grande parte das mercadorias perecíveis na Europa.
Direitos Trabalhistas dos caminhoneiros na Europa
Um motorista de caminhão na Europa conta com direitos trabalhistas. No portal da União Europeia dedicado aos profissionais de transporte, todas as obrigações e direitos estão especificados. A utilização de um tacógrafo é obrigatória e no aparelho são registrados os tempos de condução, as pausas, os repousos, a velocidade do veículo e a distância percorrida.
Sem contar que outros trabalhos ou tarefas desempenhados pelo condutor (por exemplo, carga e descarga de mercadorias) também estão contidas no aparelho. Por isso, o tacógrafo é um aliado que ajuda a conservar os direitos trabalhistas dos caminhoneiros e a empresa precisa, obrigatoriamente, conservar os registros do tacógrafo durante um ano. As informações podem ser fornecidas através de cópias ao motorista ou às autoridades locais, mediante pedido.
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Currículo para um motorista de caminhão na Europa
Nem sempre é uma tarefa simples elaborar um currículo para trabalhar como motorista de caminhão na Europa. Por isso, a dica que damos é: utilize o Europass. O portal Europass é da União Europeia e foi criado com o intuito de padronizar os currículos pelo continente. Desse modo, aproveite a plataforma para criar o seu currículo para motorista de caminhão na Europa de maneira gratuita e que siga o padrão europeu.
*Ouça também o Podcast Partiu Morar Fora:
*Conheça também o nosso canal do Youtube e como são estradas em Portugal:
29 Comentários
Tenho carteira categoria E trabalho com carreta a 9 anos
(15) 991356970
Olá , Me chamo Erick tenho 39 anos e sou motorista de caminhão,gostaria de uma oportunidade para trabalhar em Portugal.
Tenho interesse
boa tarde me chamo Marcus vinicius machado sou motorista de ônibus intermunicipal à 14 ano muito me interessa uma oportunidade em crescer em conhecimento em outro país espero uma opotunidade moro em São Paulo 5511962958213
Quero trabalhar com transporte no exterior minha habilitação é categoria A/D tenho Curso de Transporte Coletivo de Passageiros e Transporte de Emergência (Ambulância) sou Policial Militar a 17 anos em São Paulo
Tenho interesse em ser motorista de caminhão meio/pesado na EUROPA ( ESPANHA/PORTUGAL), a minha carteira é categoria “AD”.
CONTATO – 55+ (81) 9-3300-3766
JOSÉ ANDRÉ.
11 972673968 motorista carreteiro
Tenho interesse em trabalhar na Europa,sou caminhoneiro categoria E,se alguma empresa na área de transportes interessar em ajudar e contratar,estou a disposição.
Tenho experiência c/carreta,bitrem,curso mopp,transporte de divisível, transporte de passageiros
31-99231-7876
Tenho interesse em trabalhar na Europa,sou caminhoneiro categoria E,se alguma empresa na área de transportes interessar em ajudar e contratar,estou a disposição
Tenho interesse trabalhar motorista carreteiro .
Experiência de 25 anos
Tenho muita vontade de trabalhar de motorista de caminhão na Europa, tenho CNH AE, curso MOPP, CARGAS INDIVISÍVEIS, TRANSPOTE DE PASSAGEIROS E EAR, experiência de mais de 15 anos com todo tipo de carreta e bitrem !!
Celular 41 99608-6464
Email [email protected]
Eu sou motorista de camiões de longo curso em Moçambique, tenho a minha licença de condução PGD C+E
E conduzo qualquer tipo de camião
Tenho experiência como carreteiro a mais de 15anos ! Na CNH tenho vários cursos , carga indivisível , Mopp , transportes de passageiros, direção econômica e defensiva ! Tenho 59 anos muita saúde e quero uma oportunidade de trabalhar na Europa !!! á[email protected] tel 55-(19)981451103 moro em Sumaré sp obrigado!!!
Tenho vontade de ir para Europa
Bom dia
Sou motoristas de ônibus e caminhão
Estou interessado e tenho mais de 12 experiência
Tenho 41 anos de idade.
oi tenho interesse tenho 40anos 20 de proficao solteiro nao tenho minha CNH é AE
Olá sou motorista de caminhão e ônibus tenho 40 anos e disposto a encarar este desafio só preciso de uma oportunidade
Sou motorista de caminhão e de ônibus e de carro de pequeno.. interessados 05581996615849 moro no Brasil…
Sou motorista de caminhão e de ônibus carro de pequeno.. interessados fone Brasil 05581996615849
Tenho categoria A/E tenho curso de mopp,tenho interesse. Telefone 98 983560403
Tenho otima experiencia e cursos para carga perigosa
Eu gostaria de uma oportunidade tenho experiência com caminhão pesado e categoria E.
Tenho experiência como motorista de carreta cegonha carga líquida
Tenho experiência como motorista de ônibus e caminhão 🚚
Tenho interesse em trabalhar como motorista, tenho experiência de quase vinte anos na profissão.
Tenho interesse
Me da oportunidad eu vou
Tenho mais 20 anos experiência com carreta, bitrem, Rodotrem e gostaria de participar da seleção, motorista na Europa, sou sosinho e espero ser selecionado.
Eu sou motorista de carretas no Brasil e tenho todos os cursos nessa área